TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento das Plantas

Por:   •  6/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  1.134 Visualizações

Página 1 de 4

MOVIMENTO DAS PLANTAS

Na concepção de muitos, as plantas são seres presos ao solo que ficam imóveis, apenas se movimentando com a influência de uma corrente de ar, por exemplo. No entanto, vale lembrar que os vegetais são seres vivos e embora estejam fixos ao solo, não são imóveis e executam movimentos devido aos estímulos externos, os chamados movimentos vegetais.

Estes estímulos podem ser de luz, água, gravidade, etc. Estes movimentos podem ser do tipo crescimento e curvatura e do tipo locomoção e essas respostas podem ser classificadas em tropismos, nastismos e tactismos.

[pic 1]

  • TROPISMO: se refere a mudanças da direção do crescimento da planta, de acordo com estímulos que podem ser a luz (fototropismo), a gravidade (geotropismo), o contato com um suporte (tigmotropismo) e orientado para água (hidrotropismo). Quando ela cresce no sentido do estímulo, dizemos que o tropismo é positivo e, quando se trata de um sentido inverso, consideramos como sendo um tropismo negativo. O tropismo é controlado pelas auxinas: hormônios vegetais.

[pic 2]

  • FOTOTROPISMO:

[pic 3]

[pic 4]

  • TIGMOTROPISMO:

[pic 5]

[pic 6]

  • GEOTROPISMO:

[pic 7][pic 8]

  • HIDROTROPISMO:

[pic 9]

  • NASTIA OU NASTISMO:

O nastismo também é um movimento realizado pelos vegetais em resposta a estímulos externos, mas difere do tropismo e tactismo por ser um movimento em que a direção do estímulo não influencia na direção do movimento e sua ação, sendo a intensidade do estímulo mais relevante e não envolve o crescimento. No nastismo, o estímulo provoca a abertura ou fechamento de um órgão independente da direção do estímulo, sendo a sua intensidade mais importante.

Um exemplo clássico da nastia é o que ocorre quando tocamos uma planta conhecida popularmente como sensitiva, ou dormideira (Mimosa pudica), e seus folíolos se fecham a partir de um estímulo que provoca impulsos elétricos (semelhante ao das células nervosas dos animais, porém de velocidade inferior) que promovem a perda de água em órgãos denominados pulvinos (pequenos órgãos situados na base dos folíolos e da folha), e esse impulso provoca a saída de íons potássio das células do pulvino; consequentemente, tais células perdem água por osmose desencadeando nesta resposta. Este mecanismo é semelhante ao que acontece com algumas espécies de plantas carnívoras, ao entrarem em contato com uma possível presa, podemos citar também a flor da planta onze-horas, que abre suas flores no período mais quente do dia, quando a luz é mais intensa.

[pic 10]

O nastismo pode ser:

  • FOTONASTISMO: Quando o agente externo é a luz (claro/escuro), entretanto, a direção em que a luz está sendo aplicada não interfere na direção da reação. A reação está sempre voltada para a base da flor. Ex: dama da noite, que são flores que abre durante a noite e se fecham durante o dia. 
  • NICTINASTIA: refere-se as folhas que mudam de posição entre o dia e a noite. Geralmente apresentam-se “abertas” durante o dia e “fechadas” a noite. Quando luz- folhas na horizontal.

Quando escuro- folhas na vertical

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

  • TERMONASTIA: Quando o estímulo é o calor.

[pic 14]

  • SEISMONASTIAa: Movimento verificado nos folíolos das folhas de plantas do tipo sensitiva ou mimosa, que, ao sofrerem um abalo com a mão de uma pessoa ou com o vento, fecham seus folíolos. Este movimento é explicado pela diferença de turgescência entre as células de parênquima aquoso que estas folhas apresentam.

No caso da sensitiva e da Dionaea, temos uma sismonastia – o estimulo é um abalo ou toque

[pic 15]Dormideira

[pic 16]

O fechamento dos folíolos da mimosa é um exemplo de nastia.

[pic 17][pic 18]

  • TIGMONASTIMOS: Movimentos que ocorrem em plantas insetívoras ou mais comumente plantas carnívoras, que, em contato com um inseto, fecham suas folhas com tentáculos ou com pelos urticantes, e logo em seguida liberam secreções digestivas que atacam o inseto. O mecanismo, apesar de mais rápido, é idêntico ao da sensitiva, dependendo de um impulso elétrico que provoque a perda de água de certas células da folha.

[pic 19]

[pic 20]

Papa moscas

Movimentos de Locomoção ou Deslocamento

  • TACTISMO: Movimento realizado pelos vegetais, em direção ao estímulo  mas sem crescimento. O movimentos de deslocamento de células  que são orientados em relação à fonte de estímulo, podendo ser positivos ou negativos. 
  • Quimiotactismo  São os movimentos que ocorrem em conseqüência de substâncias químicas.  Exemplo: os anterozóides se deslocam por meio de substâncias químicas ao encontro do órgão feminino. 
  • Aerotactismo São movimentos induzidos pelo oxigênio. como ocorre de modo positivo com bactérias aeróbicas.
  •  Fototactismo É o deslocamento da planta de acordo com a luminosidade. Exemplo: os cloroplastos nas células vegetais.

REFERENCIAS

http://slideplayer.com.br/slide/389046/

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAoFkAE/tropismos-movimentos-nasticos

http://www.gepe.ufpr.br/pdfs/aulas/7%20MOVIMENTOS%20VEGETAIS.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (813.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com