TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Radiação?

Por:   •  1/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

1- O que é radiação? Qual a diferença entre radiações ionizantes e radiações não ionizantes? A radiação é a propagação de energia de um ponto a outro, seja no vácuo ou em qualquer meio material, podendo ser classificada como energia em trânsito, e podendo ocorrer através de uma onda eletromagnética ou partícula. Quando a energia de um fotão é suficiente para quebrar ligações químicas, diz-se que estamos perante radiação ionizante; quando a energia não é suficiente, a radiação diz não-ionizante.

2- O que são isótopos? Qual a diferença entre isótopos estáveis e radioativos?

Isótopos são dois ou mais tipos de átomos que têm o mesmo número atômico e posição na tabela periódica, e que diferem em números de núcleos devido a diferentes números de nêutrons em seus núcleos. Isótopos estáveis são aqueles que ocorrem de forma comum na natureza, em contraste com os isótopos radioativos, que são instáveis e dessa forma transformam-se ao longo do tempo em elementos mais estáveis, no processo conhecido como decaimento radioativo.

3- Quais as formas de um isótopo radioativo liberar energia? Os átomos dos isótopos radioativos são muitos instáveis: seus núcleos liberam radiações e partículas eletromagnéticas de alta energia, convertendo-se em novos elementos. Esse fenômeno ocorre naturalmente e é denominado decaimento radioativo ou reação de transmutação ou, ainda, reação de desintegração radioativa.

4- O que causa a instabilidade nuclear? O núcleo de um átomo é instável quando ele apresenta um número de prótons maior ou igual a 84. Porém, existem algumas exceções, pois há átomos que apresentam um número de prótons menor que 84 e mesmo assim são instáveis, como: Césio (Cs): apresenta 55 prótons em seu núcleo.

5- O que são raios X? Quais suas principais aplicações? Os raios X são um tipo de radiação de alta energia, com capacidade de penetrar em organismos vivos e atravessar tecidos de menor densidade. Ele é absorvido pelas partes mais densas do corpo, como os ossos e os dentes. Em razão dessa característica, o principal uso dos raios X é em radiografias para diagnóstico médico.

6- Qual a diferença entre as radiações alfa, beta e gama? Dê um exemplo onde cada uma pode ser aplicada: Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).

7- Imagine que lhe sejam dadas três rochas radioativas – uma emissora alfa, outra emissora beta e uma terceira que emite radiação gama. Você pode atirar para longe uma delas, mas das duas restantes, uma você deve manter em sua mão e a outra no seu bolso. Que escolha você poderia fazer a fim de diminuir sua exposição à radiação?

Existem 3 tipos de radiação as:

Radiações alfa que são partículas carregadas com dois prótons e dois nêutrons; Radiações Beta que são partículas de emissão com cargas negativas iguais a um elétron; A Radiação Gama, são ondas eletromagnéticas possuem carga e massa nula e portanto possuem uma penetração maior da radiação.

Apesar de ser radiação a partícula alfa é barrada facilmente por uma folha de papel, as partículas Beta conseguem atravessas uma lâmina de chumbo de até 2 [mm]. Já as partículas gama, conseguem atravessas 15 cm de aço. Portanto jogaria fora a pedra com raios gama.

8- Quais os tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com