TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Técnico em Agroindústria

Por:   •  28/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

SERVIÇO NACIONAL DE APREDIZAGEM INDSUTRIAL (SENAI)

MATERIA: TECNICAS E FUNDAMENTOS DA QUALIDADE

PROFESSORA: TALITA

ALUNA: THALINE PONTES VIEIRA

CURSO: GEATÃO DA QUALIDADE DE CONTROLE

TEMA:

NORMAS E PROCEDIMENTOS DE QUALIDADE NA FABRICAÇAÕ DE UM PRODUTO

INTRODUÇÃO

Durante nossa trajetória ao nos aprofundarmos nesse conteúdo, falaremos um pouco sobre um alimento muito conhecido pelos brasileiros.

Pamonha é um doce brasileiro, de origem indígena (ou africana, conforme alguns historiadores), comum nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. É um daqueles casos típicos de comidas “ame-a ou deixe-a”. Há quem suspire e há quem não consegue nem ouvir falar o nome.

DESENVOLVIMENTO

Pamonha é um quitute brasileiro, comum nos estados do Nordeste e ainda em GoiásMato GrossoMinas GeraisParanáSão Paulo e Tocantins. Provavelmente descende da culinária indígena

O nome "pamonha" vem da palavra tupi pa-muñã, que significa "pegajoso".

No livro O dialeto caipira, de Amadeu Amaral, há referência tanto à pamonha como ao curau.

Popularmente, no Brasil, chama-se de "pamonha" alguém que é preguiçoso, lento ou palerma.

A forma de preparo genérica da pamonha, comum a várias receitas, é a seguinte: o milho verde é ralado e, à massa resultante, são misturados leite (ou leite de coco), sal (ou açúcar), manteigacanela e erva-doce. Esta massa é colocada em tubos feitos com a própria casca do milho (ou com folha de bananeira), atados nas extremidades. As pamonhas são submetidas a cozimento até que sua massa alcance uma consistência firme e macia.

No Centro-Oeste brasileiro, há a pamonha salgada, chamada pamonha de sal, com recheio de carnes ou embutidos como linguiças, e a pamonha de doce, que leva queijo tipo minas como recheio.

No Nordeste brasileiro, a pamonha é preparada com leite de coco. Em outras regiões, pode ser um bolo de milho que depois de pronto é embrulhado em folhas de bananeira, e ao ser servido, é dissolvido em água e açúcar, recebendo o nome de garapa de pamonha.

Como ela é produzida?

Atualmente, a pamonha é produzida informalmente nos domicílios, vendida à temperatura ambiente nas ruas e deve ser consumida no mesmo dia em que é preparada. Em relação à matéria-prima, três híbridos de milho verde serão avaliados para identificar o mais produtivo.

Um de seus principais ingredientes são: milho verde.

MILHO VERDE

O milho (Zea mays) é um dos cereais, mas plantados em todo o mundo devido a sua versatilidade para a alimentação humana, animal e também ser um ingrediente de base para diversas indústrias de alimentos.

Milho “verde” é a denominação popular do milho que tem seus grãos na fase leitosa e que podem ser consumidos “in natura”, após cozimento ou para preparo de especialidades como o curau, pamonha e bolos. É uma excelente opção para o pequeno e médio produtor rural, pois pode ser cultivado em pequenas áreas e, se for irrigado, produzido o ano todo.

Para o plantio do milho para milho verde, o primeiro passo é saber escolher a semente adequada para esta finalidade. É muito importante lembrar que o milho destinado à produção de grãos, muitas vezes, não se adequa à produção de milho verde.

ESPAÇAMETO PARA PLANTIO

O espaçamento para plantio é variável e vai depender da densidade de semeadura. No geral, para milho verde, o espaçamento entre linhas varia de 70 a 100 cm. É considerado um espaçamento maior do que o milho para produção de grãos, permitindo que os colhedores consigam entrar nas linhas para fazer a colheita, que é manual. A densidade de plantio diz respeito ao número total de plantas por hectare. Segundo dados da Embrapa, para o milho verde, ela pode variar de 40 a 55 mil plantas, há, porém, deve ser observado a recomendação da empresa que se adquire a semente de milho. Outra informação importante é que quanto mais se aumenta a densidade de semeadura, menor o número de espigas por planta e menor o tamanho das espigas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com