TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomateiro

Por:   •  8/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 8

 

1.INTRODUÇÃO

        A cultura do tomateiro (Solanum lycopersicumSolanaceae) encontra-se bastante desenvolvida no Brasil e seu fruto está entre as hortaliças mais consumidas no mundo, estando globalmente enraizado no hábito alimentar. O tomate pode ser utilizado tanto para o consumo direto como legume de mesa, ou então aproveitado na indústria para o preparo de massas, sucos ou conservas. Este trabalho foi proposto no começo do ano letivo da Faculdade Anhanguera de Rondonópolis MT, referente ao curso de Agronomia, lecionado pela Professora Marcia Britto, com o intuito de fornecer conhecimento na área da cultura do tomate, assim fazendo um plantio visando estimular a aprendizagem e colocar em prática os conteúdos estudados na matéria de Fisiologia Vegetal.  

1.1 OBJETIVO GERAL

        Obter resultado e conhecimento da cultura.

2. CARACTERIZAÇÃO

2.1.Aspectos Gerais

O tomate pertence à família Solanaceae e o seu nome científico é Solanum lycopersicum. De sua família, fazem também parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não comestíveis. 

Originário do Peru – Equador estendeu-se posteriormente à América Central e Meridional e foi introduzido na Europa no século XVI. O seu nome deriva dos termos astecas “tomalt”. Inicialmente era usado como planta ornamental, mas em meados do século XVIII já era cultivado para fins alimentares, principalmente na Itália.

Das culturas hortícolas, é a que tem maior importância econômica e a mais divulgada em todo território nacional. É produzido sem grandes dificuldades desde que sejam devidamente selecionadas as variedades mais adequadas a cada situação e tidos os cuidados necessários para controle do ambiente, nomeadamente em cultura protegida.

O tomateiro é uma planta fanerógama, angiosperma e dicotiledônea. Trata-se de um fruto, uma vez que é o produto do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor, formando o pericarpo e as sementes, respectivamente, após a fecundação. Popularmente, no entanto, não há consenso entre sua classificação como fruta ou legume. O tomate é rico em licopeno e contém vitamina A e C.

3. TIPOS DE TOMATES

  • Tomate-caqui
  • Tomate Carmem
  • Tomate Débora
  • Tomate-italiano ou tomate rasteiro
  • Tomate-holandês
  • Tomate-cereja ou tomate-cherry
  • Tomate-chucha
  • Tomate "Sweet Grape"
  • Tomate-san-marzano
  • Tomate-ligúria
  • Tomate-raf
  • Tomate-kumato

Os tomates podem ser divididos em diversos grupos, de acordo seu formato, os tomates também podem ter variações em sua coloração. Apesar de ser bem mais comum encontra-lo na coloração vermelha, atualmente, novos tipos de tomate podem ser encontrados na cor rosada, amarela e laranja. Os dois últimos são mais difíceis de serem encontrados no Brasil.

3.1 CAQUI

É ideal para o consumo ao natural, em saladas ou sanduiches. No entanto o caqui ou caquizão, como é conhecido, tem um sabor mais forte e a coloração bem avermelhada. Os frutos tem consistência mole e são graúdos: alguns chegam a pesar ate 500g.

3.2CARMEM

Facilmente encontrado nos supermercados (a variação representa 75% dos tomates ofertados em todo país). O Carmem é muito em saladas, também conhecido como Longa vida, por conta dos genes que fazem com que os frutos durem por mais tempo. Uma desvantagem: esses mesmos genes interferem no sabor, no aroma e ate na pigmentação, deixando a coloração vermelho-amarelada e a qualidade gustativa, inferior. Os frutos são firmes, redondo-achatados e pesam de 150g a 250g.

3.3.CEREJA

Além do tamanho, o diferencial do cereja está no sabor, bem adocicado. Pequenino, leve e pesa em média 12g, muito utilizado em saladas, aperitivos, consumido ao natural. Por conta da quantidade de açúcar, pode ser degustado sem nenhum tipo de tempero, não possui rachaduras e tem um aspecto bonito, motivo pelo qual é muito apreciado para a decoração de pratos.

3.4.DÉBORA

Um dos representantes mais comuns do grupo denominado Santa Cruz, Débora é muito usado para fazer molhos caseiros ou tomate seco. As principais características são a consistência firme e longo tempo que demora para estragar. Com isso classificado Longa Vida Estrutural, peso varia entre 120g a 200g.

3.5.SWEET GRAPE

Uma variação do tomate cereja, o sweet grape vem conquistando os paladares brasileiros. Introduzido recentemente no mercado nacional, o fruto se assemelha a um bago de uva e tem um sabor bastante adocicado. Respectivamente mais caro e de acordo com o professor Paulo César Tavares de Melo, da UPS, é o “tomate da moda” neste momento.

3.6.HOLANDÊS

Comercializado em cachos ou pencas, o tomate holandês é raro no mercado, assim o preço ficando mais elevado em relações ás outras variedades. Redondo e achatado nas extremidades superior e inferior, apresenta coloração vermelha ou alaranjada.

3.7.ITALIANO

Versáteis, os frutos desta categoria podem ser consumidos crus e, quando ficam mais maduros, são indicados para preparo de molhos caseiros e tomate seco. O tomate italiano tem apenas três gomos e é longo: chega a ter 10cm de comprimento. Algumas das variedades comuns desse grupos são o Pizzadoro, San Vito e o Giuliana.

3.8.SANTA CRUZ (santa clara)

Existem poucas informações sobre a produção de tomates do segmento Santa Cruz A santa cruz, cultivada em diversas regiões brasileiras, tem frutos firmes, arredondados e bem vermelhos.

4.FASES DA CULTURA

As principais fases de desenvolvimento do tomate são: a germinação, o desenvolvimento vegetativo, a floração, o vingamento e o crescimento do fruto. Todas estas fases influenciam a precocidade, o rendimento e a qualidade dos frutos.

4.1.FACTORES LIMITANTES

Os principais fatores que limitam a produtividade da cultura do tomate
 são: a temperatura, a humidade relativa (HR), a quantidade de água fornecida, a radiação PAR (radiação fotossinteticamente ativa) e a nutrição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (462 Kb)   docx (403.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com