TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FISICA EXPERIMENTAL

Por:   •  4/7/2022  •  Artigo  •  3.943 Palavras (16 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 16

A importância do ensino investigativo de astronomia no Ensino Fundamental para refutar a Terra plana

The importance of investigative teaching of astronomy in Elementary School to lay bare the flat Earth

Paulo Rogério Borba de Aquino

Instituto Federal da Bahia

prbapuff@gmail.com

Manuel Alves de Sousa Junior

Instituto Federal da Bahia – IFBA

Orientador

manueljunior@ifba.edu.br

Resumo

A astronomia é uma ciência que desde a antiguidade desperta o homem para os acontecimentos a sua volta. A compreensão de diversos fenômenos está diretamente ligada a esta ciência. Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do ensino de astronomia na forma investigativa nas séries finais do Ensino Fundamental II e primeiro ano do Ensino Médio, para desmistificação da Terra plana. O trabalho teve natureza metodológica qualitativa e quantitativa com uso de vídeos, questionários e experimentação. Números expressivos mostram o quanto é preciso o uso continuo de processos investigativos e estimular a pesquisa. A falta de associação e integração do experimento com a realidade é evidente, e assim, se faz necessário qualificar os profissionais da educação.

Palavras chave: astronomia, negacionismo, Terra plana, ensino.

Abstract

Astronomy is a science that since antiquity awakens man to the events around him. The understanding of various phenomena is directly linked to this science. This work aims to demonstrate the importance of teaching astronomy in an investigative way in the final grades of elementary school two and first year of high school, to demystify the flat Earth. The work had a qualitative and quantitative methodological nature with the use of videos, questionnaires and experimentation. Significant numbers show how necessary the continuous use of investigative processes and stimulate research is. The lack of association and integration of the experiment with reality is evident and it is necessary to qualify education professionals.

Keywords: astronomy, denialism, flat earth, teaching.

Introdução

Desde a antiguidade, o homem despertou para os acontecimentos de fenômenos a sua volta. Aspectos como o dia e a noite, a Lua, o Sol e as estrelas, que embora estivessem sempre presentes no dia a dia da vida humana, permanentemente intrigavam a humanidade. Entender as influências que os astros causam nos humanos é um convite à compreensão do que é o ser vivo em todo o processo de vida. Ao ter a percepção destes fenômenos físicos envolvendo o Sol e a Lua, o homem levanta questões sobre todos os aspectos destes fenômenos e o quanto estes são necessários à manutenção da vida. A arte de caçar, pescar, plantar, colher, dormir, trabalhar, e outras atividades humanas podem ser descritas como funcionais diárias. Todas essas atividades estão direta ou indiretamente ligadas à astronomia. Contudo, saber o que é astronomia e sua importância é fundamental, mas o que vem a ser astronomia? É simplesmente a ciência que estuda os astros e universo (SOARES, 2016).

A astronomia é a ciência que desperta o interesse na humanidade a partir de curiosidades e coisas que observam no céu. Desde uma simples observação superficial do clima até astros e estrelas. Segundo Gleiser (2006, p. 63) “Para Platão o mundo é dividido em duas partes, o mundo das ideias e o mundo dos sentidos”. A curiosidade desperta o sentido e a imaginação, isto é intrínseco do ser humano. A compreensão dos fenômenos físicos e astrofísicos requer estudos aprofundados, e mais do que se espera, é ter a total eficácia das respostas alcançadas. Estas afirmações vão além de sentimentos, encantamentos e curiosidades sobre o cosmos. Alguns sugerem o potencial da astronomia na ampliação da visão de mundo (SOLER; LEITE, 2012). O processo de investigação é base para o desenvolvimento do conhecimento. Neste artigo, os conhecimentos astronômicos do ensino fundamental, são trazidos para um confronto com o que é falado pelos negacionistas e terraplanistas, e são postos à prova, por meio de uma simples simulação do eclipse lunar, tudo o que se tem sido discutido sobre a Terra plana com as evidências trazidas, até aqui, por meio de conhecimentos adquiridos pela humanidade.

É preciso compreender que o fenômeno do ensino de astronomia não é formalizado como caráter disciplinar. As aplicações desses conhecimentos são ensinadas nas escolas de forma interdisciplinar, ou seja, abordam a passagem de conteúdos e conhecimentos gerados neste campo de diversas formas e métodos. E isso tem provocado um desequilíbrio, bem como, as informações que vêm surgindo constantemente em dias atuais. Os estudantes se deparam com as dúvidas geradas em âmbitos de acesso livre ao público como a internet e redes sociais propagando o negacionismo científico. Para diminuir o impacto causado pela desinformação, é preciso trazer temas com profundidade científica e desde a escola. Segundo Langhi e Nardi (2009, p. 10), que “traçam um panorama nacional sobre a inserção de temas relacionados à Astronomia desde a escola básica fundamental até os níveis superiores de ensino, sendo inserida de forma optativa para os professores”.

Assim, o objetivo deste trabalho foi apresentar a importância do ensino de astronomia na forma investigativa nas séries finais do Ensino Fundamental II e 1° ano do Ensino Médio, para desmistificação da Terra plana, além de investigar o nível dos conhecimentos de astronomia básica nos alunos das escolas trabalhadas; Saber se os conhecimentos sobre sistema solar vão além de aplicações teóricas de sala de aula; usar o eclipse lunar para trabalhar as projeções de sombras através da construção de um telúrio simples, e com as observações das sombras justificar, se possível a terra a plana comparar as sombras com as imagens de eclipses reais.

Metodologia

O método científico é um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos utilizados para atingir o conhecimento (GIL, 1999). Foi notado que o trabalho tinha estruturas simples de caráter descritivo e experimental, ou seja, falar sobre um fenômeno físico qual aponta uma direção sobre conhecimento a ser explorado e através de um experimento simples pode ser observado, analisado e compreendido. E aqui refere-se ao fato do eclipse solar ou lunar, que por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com