TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista Astronomia

Por:   •  14/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.601 Palavras (11 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 11

) Quais são os requisitos necessários para um corpo celestes ser classificado como planeta?

Em 2006, a União Astronômica Internacional, classificou como planeta um corpo celeste que: orbita ao redor do Sol; tem forma determinada pelo equilíbrio hidrostático (arredondada), resultante do fato de que sua força de gravidade supera as forças de coesão dos materiais que o constituem; é um objeto de dimensão predominante entre os objetos que se encontram em órbitas vizinhas.

2) Defina e saliente as diferenças entre cometas, asteroides, meteoroides, meteoros e meteoritos.

Asteroides: A maioria dos asteroides se concentra em um anel entre as

orbitas de Marte e Júpiter. O maior dos asteroides e Ceres, e tem 974km de

diâmetro. A maior parte e formada por rochas (silicatos), e outros são metálicos (ferro). Orbitam o Sol.

Cometas: Cometas também orbitam em torno do Sol, mas suas orbitas não

se restringem ao plano do sistema solar, suas orbitas tem inclinações bem

variadas, com excentricidades muito grandes, maiores que dos planetas mais distantes. Ao contrário dos asteroides, estão situados fora do sistema solar. Compostos de gases congelados, poeira e rochas.

Meteorito: objeto solido que atingiu a superfície terrestre.

Meteoro: fenômeno que ocorre quando um corpo entra na atmosfera

terrestre e deixa um rastro luminoso (provocado pelo atrito, as chamadas “estrelas cadentes”)

Meteoroide: e o corpo que entra na atmosfera, são fragmentos de cometas

ou asteroides. Muitos são desintegrados pelo atrito com a atmosfera.

3) O que são planetas rochosos ou gasosos, e quais estão em cada uma dessas classificações?

Planetas telúricos (sólidos): Terra, Vênus, Marte e Mercúrio. São pequenos, de baixa massa, superfície solida e compostos principalmente por elementos pesados, possuem poucos ou nenhum satélite e não tem anéis. Apresentam, ou apresentavam, atividade vulcânica.

Planetas Jovianos (gasosos): Urano, Netuno, Saturno e Júpiter. Grandes em dimensão e massa, de atmosfera densa e não tem superfície solida. Compostos basicamente de hidrogênio e hélio. Tem muitos satélites e todos exibem anéis.

4) Qual planeta anão de tamanho mais próximo ao da nossa Lua?

PLUTÃO - CONFIRMAR

5) Faça uma descrição breve sobre os planetas do sistema solar, salientando características como atmosfera, superfície, tamanho, número de luas, temperatura média, anéis... etc.

* Mercúrio = menor planeta do sistema solar e mais próximo do Sol. Sua superfície tem muitas crateras, como na nossa Lua. Seu período de translação e de 88 dias. Atmosfera tênue, quase desprezível, que causa grande variação de temperatura ao longo do dia (de -170oC a 430oC). Tem uma orbita altamente excêntrica e, como todos planetas telúricos, não possui anéis. Também não possui satélites.

* Vênus = objeto mais brilhante no Céu depois do Sol e da Lua. Superfície com terrenos baixos e planos, tem uma atmosfera densa de nuvens de ácido sulfúrico. Tem fases, como a Lua. Sua rotação se dá no sentido contrário a dos outros planetas. E ligeiramente menor que a Terra e seu período de translação e de 225 dias. Sua superfície e extremamente inóspita, com uma pressão superficial mais de 90 vezes a da Terra.

* Terra = de todos os planetas terrosos (Terra, Vênus, Marte e Mercúrio) e o maior. Sua Lua e inesperadamente grande para um planeta do seu tamanho. Único planeta do sistema que sabemos ter água liquida.

* Marte = muito similar a Terra em termos de habitat. A superfície de Marte tem montanhas, vales e canais. Tem uma atmosfera fina e provavelmente teve água liquida no passado. Tem duas Luas irregulares o orbitando. Período de rotação próximo ao da Terra e de translação de 2 anos terrestres.

* Júpiter = gigante gasoso, não tem superfície solida. Sua atmosfera tem camadas de nuvens venenosas que circulam o planeta. 4 de suas Luas são tão grandes que foram vistas pelo telescópio de Galileu em 1610. Todos gigantes gasosos têm anéis, mas os de Júpiter são tão finos que não são visíveis. Sua translação dura 12 anos.

* Saturno = segundo maior planeta. Gigante gasoso com lindos anéis. Tem dúzias de Luas, com uma particularmente notável, Titan. Essa e a segunda maior Lua do sistema solar e tem atmosfera proxima a da Terra, podendo ter água liquida sob sua superfície, e vida microbiana. A translação de Saturno e de 29 anos.

* Urano = outro planeta gasoso. Gira de “lado”. Terceiro maior planeta, e feito de gelo. Tem anéis e muitas Luas. Leva 84 anos para transladar o Sol. Seu sentido de rotação e contrário ao sentido de translação (retrogrado). Por causa de sua inclinação extremamente axial, as estacoes funcionam de forma curiosa. Perto do solstício, um polo fica de frente ao Sol enquanto o outro está virado para o outro lado. Um polo vê constantemente o dia por 42 anos, enquanto outro vê a noite pelos mesmos 42 anos.

* Netuno = planeta azul. Quarto maior do sistema. Planeta mais distante do Sol, seus anéis são muito esvanecidos. De suas 13 Luas, apenas Triton tem massa suficiente para ser redonda. Sua translação leva 165 anos.

6) Por quê não é possível ver os planetas Mercúrio e Vênus em boa parte do período noturno (por ex, por volta da meia-noite)? `Por que os demais planetas podem ser vistos a qualquer hora do dia ou da noite?

Primeiramente, vamos definir planetas inferiores e planetas superiores.

Planetas inferiores são aqueles que tem orbitas menores do que a orbita da Terra (Mercúrio e Vênus). Por se encontrarem próximos ao Sol, os dois planetas têm aparições matutinas e vespertinas. Esse fato levou os gregos a nomearem esses planetas segundo suas aparições. Apolo (matutino) e Hermes (vespertino) para Mercúrio; Eosphorus e Hesperus respectivamente para Vênus. Ambos estão sempre muito próximos do Sol, alcançando o máximo afastamento angular em relação ao Sol de 28o no caso de Mercúrio, e 48o no caso de Vênus. Por essa razão, eles só são visíveis ao anoitecer, logo após o pôr-do-sol (astro vespertino), ou ao amanhecer, logo antes do nascer do Sol (astro matutino).

Planetas superiores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com