TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Solar

Tese: Energia Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Tese  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

Energia solar

O que é?

A energia solar consiste no aproveitamento da radiação emitida pelo sol utilizando células solares ou placas solares, que seria a energia térmica, utilizada para vários fins, como: luz elétrica, aquecimento de piscinas.

Quem criou?Como criou?

A energia solar foi descoberta ainda no século XIX pelo físico Frances Edmund Bequerel, quando este fazia experimentos em eletrodos. ( é o terminal utilizado para conectar um circuito elétrico a uma parte metálica ou não metálica ou solução aquosa. O termo deriva das palavras gregas elektron e hodos). Ele observou que placas metálicas, de platina ou prata, quando mergulhadas em um eletrólito e expostas à luz produziam uma pequena diferença de potencial, este fenômeno foi denominado de efeito fotovoltaico. A primeira célula solar moderna foi apresentada em 1954. Tinha apenas dois centímetros quadrados de área e gerando 5 W de potência.

Gera algum dano ao ser humano ou a natureza?

A energia solar é limpa e renovável, utilizando apenas a energia produzida pelo sol, portanto não apresenta nenhuma ação prejudicial para saúde nem a natureza, pois não há emissão de gases poluentes.

Como funciona e como se armazena?

Esta energia é captada por painéis solares, formadas por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica.

Os raios do sol, ao atingirem os painéis solares, geram através de um fenômeno denominado de efeito fotoelétrico, energia elétrica, que conduzida através de cabos é armazenada em baterias similar a dos automóveis. Entre a bateria, o painel e as cargas, são instalados o regulador de carga, para proteção da bateria.

Instalação:

É muito fácil. O coletor solar é instalado normalmente sobre o telhado. O reservatório térmico e a caixa d'água fria, sempre que possível, ficam abaixo das placas. Para passar a água quente é preciso colocar uma tubulação própria, de cobre ou termoplástica.

Onde e pra que é mais utilizada a energia solar?

A energia solar é principalmente utilizada em residências, para a produção de energia elétrica ou mecânica. Mais pode também ser instalado em empresas, prédios entre outros.

Custo:

Em torno de R$3 mil a R$20 mil reais. O custo depende muito do lugar e de quantas placas solares forem compradas.

Quem são os maiores produtores no mundo?

Os países que mais produzem energia solar são:

- Japão;

- Estados Unidos;

- Alemanha.

Vantagens da energia solar:

- Ela é renovável;

- Não gera poluentes para o meio ambiente;

- Manutenção mínima;

- Baixo custo de manutenção;

- É uma excelente fonte e energia em locais não atendidos por outras fontes de energia.

- Pode ser implantada em qualquer lugar.

Desvantagens da energia solar:

- Em dias de chuva ou dias nublados diminui a geração de energia;

- o custo para compra e instalação ainda é alto no Brasil.

Classificação dos métodos de captação da energia solar:

• Direto: significa que há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem.

• Indireto: precisará haver mais de uma transformação para que surja energia utilizável. Exemplo: Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do Sol.

• Sistemas passivos: são geralmente diretos, apesar de envolverem (algumas vezes) fluxos em convecção, que é tecnicamente uma conversão de calor em energia mecânica.

• Sistemas ativos: são sistemas que apelam ao auxílio de dispositivos elétricos, mecânicos ou químicos para aumentar a efetividade da coleta. Sistemas indiretos são quase sempre ativos.

Tipos de energias solares:

Energia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com