TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia solar

Projeto de pesquisa: Energia solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.952 Palavras (8 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 8

Energia Solar

Desperdícios

Segundo estimativas do setor elétrico, cada consumidor desperdiça em média 10% da energia fornecida, seja por hábitos adquiridos, seja pelo uso ineficiente de eletrodomésticos. Esse quadro, no entanto, parece estar mudando.

Em 2001 o país inteiro passou por um racionamento de energia elétrica. Os consumidores domésticos tiveram de reduzir o consumo em até 20%. Embora isso tenha exigido uma boa dose de sacrifício, o racionamento acabou sendo útil, na medida em que a população se tornou mais consciente em relação

ao desperdício.

Para boa parte da população que nunca havia se preocupado com o gasto de energia, foi uma oportunidade para identificar e eliminar fontes de desperdício em suas residências e se conscientizar de que o consumo de energia implica custos econômicos, ambientais e sociais. Para outra parte da população, a de menores recursos, a redução do consumo significou algum sacrifício da qualidade de vida, já que, tendo pouco onde cortar consumo, teve de abrir mão do uso de eletrodomésticos. Ao final do racionamento, muitas pessoas já estavam habituadas a níveis mais baixos de consumo e continuaram economizando energia, agora não mais de forma compulsória, mas voluntariamente.

Além de fazer bem ao bolso, essa economia contribui para diminuir a exploração de recursos naturais não renováveis e reduzir os impactos ambientais, pois permite o adiamento da construção de novas usinas de geração, linhas de transmissão e distribuição de energia.

Evidentemente, as consequências negativas do racionamento foram muito maiores do que as positivas, pois o desenvolvimento do país foi afetado como um todo.

Impactos Causados

A energia solar constitui uma das pedras fundamentais da energia limpa alternativa e, com as dificuldades diárias de se obter combustíveis fósseis cada vez maiores, pode representar uma solução viável para os problemas energéticos do mundo. Seu impacto ambiental constitui um dos principais argumentos de venda e quanto mais puder funcionar de forma eficaz, melhores suas chances de substituir combustíveis fósseis como fonte principal de energia. Embora muito positivo, o impacto ambiental da energia solar pode ser sutil e seu efeito geral deve ser cuidadosamente considerado, a medida que nossos esforços para explorar o seu potencial de mudança se intensificam.

• Emissões de carbono

O melhor sobre energia solar em termos de seus efeitos ambientais é o fato de gerar quase nenhuma emissão de carbono ou gases de efeito estufa. Não queima óleo, não produz resíduos tóxicos e a falta de peças móveis reduz as chances de um acidente ambiental devastador. Na verdade, os poluentes gerados pela energia solar são apenas aqueles envolvidos na construção e transporte de suas peças, o que a coloca entre as mais limpas formas de energia da Terra. A implementação de energia solar em grande escala reduziria seu impacto ambiental a uma fração minúscula de seus níveis atuais.

Poluição

A Energia Solar soma características vantajosamente positivas para o sistema ambiental, pois o Sol, trabalhando como um imenso reator à fusão, irradia na terra todos os dias um potencial energético extremamente elevado e incomparável a qualquer outro sistema de energia, sendo a fonte básica e indispensável para praticamente todas as fontes energéticas utilizadas pelo homem.

A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre as outras formas de obtenção de energia, como: não ser poluente, não influir no efeito estufa, não precisar de turbinas ou geradores para a produção de energia elétrica, mas tem como desvantagem a exigência de altos investimentos para o seu aproveitamento. Para cada um metro quadrado de coletor solar instalado evita-se a inundação de 56 metros quadrados de terras férteis, na construção de novas usinas hidrelétricas. Uma parte do milionésimo de energia solar que nosso país recebe durante o ano poderia nos dar 1 suprimento de energia equivalente a:

• 54% do petróleo nacional

• 2 vezes a energia obtida com o carvão mineral

• 4 vezes a energia gerada no mesmo período por uma usina hidrelétrica.

Ação Ambiental Preventiva

É a ação requerida quando a Não Conformidade ainda não ocorreu, porém, poderia ter ocorrido.

Segundo a NBR ISO 14001:2004 Ação Preventiva é: Ação para eliminar a causa de uma potencial não conformidade.

Exemplo: Os resíduos sólidos de uma empresa são segregados em recipientes próprios. Mensalmente, uma empresa especializada coleta e destina os resíduos segregados. Nunca se registrou nenhum erro na disposição dos resíduos nos coletores, portanto, não existe Não Conformidade. Porém, para garantir que esse erro nunca venha a ocorrer, decide-se por inspecionar os coletores antes do seu embarque. Nesse caso, a ação de inspecionar os resíduos é uma Ação Preventiva. Se houvesse sido encontrada alguma falha, a ação seria corretiva.

Ação Ambiental Corretiva

Tanto em um Sistema de Gestão Ambiental quanto em qualquer outra área de empresa, falhas acontecem. E é nesse momento que se deve realizar uma Ação Corretiva, para sanar de vez o problema.

Como o próprio nome já diz, a Ação Corretiva serve para corrigir algo que não está certo. Se o problema ainda não tivesse se manifestado, a ação que deveria ser tomada para evitar que o previsto viesse a acontecer seria a Ação Preventiva.

Toda Ação Corretiva deve ser tratada com muita atenção, visto que se trata de uma ação necessária para sanar um problema real, algo que já aconteceu.

São várias as situações onde uma Ação Corretiva Ambiental deve ser praticada, entre elas poderíamos relacionar:

. Para atender a uma não conformidade de Auditoria Interna;

. Para atender a uma não conformidade de Auditoria externa;

. Para tratar dos pontos apontados por uma fiscalização ambiental;

. Para tratar de um acidente ambiental;

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com