TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

15 Minimundos

Artigo: 15 Minimundos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  3.247 Palavras (13 Páginas)  •  1.356 Visualizações

Página 1 de 13

Mini-mundos

Caso 1 – Controle de Contas Correntes

O sistema a ser construído é um sistema de manutenção e controle de contas correntes e aplicações financeiras de um banco – Banco Extra. Os clientes do Banco Extra podem ser pessoas físicas ou jurídicas. O sistema suporta um cadastro de clientes (nome, endereço, telefone, filiação, nacionalidade, naturalidade, identidade, CPF/CNPJ), onde os clientes são identificados por um código de cliente que os identifica univocamente. As pessoas físicas possuem CPF e as jurídicas CNPJ mais o nome e telefone de uma pessoa para contato. Cada cliente cadastrado pode ter várias contas correntes, com vários dependentes e várias contas de poupança para cada conta corrente. Mensalmente o gerente de cada agencia deseja obter uma relação das novas contas correntes.

Entende-se por poupança como sendo uma conta que possui um valor, um prazo de aplicação a uma taxa de juros, cuja taxa é definida no vencimento da poupança. O número da poupança é seqüencial por conta corrente.

As aplicações pré-fixadas são aplicações de um valor em um prazo pré-determinado a uma taxa de juros previamente definida. Uma conta corrente pode ter varias aplicações pré-fixadas ligadas a ela.

Tanto a conta corrente quanto a poupança deve manter um histórico de todas as movimentações de crédito, débito e transferência. O histórico da aplicação de pré-fixados é mantido na conta corrente. A qualquer momento, o cliente pode obter um histórico de sua conta corrente ou poupança.

Caso 2 – Acervo de Receitas

Uma empresa deseja informatizar o acervo de receitas que ela inventa, e comercializa sob a forma de livros. Estão envolvidos na elaboração das receitas e dos livros os cozinheiros, os degustadores (que controlam a qualidade das receitas), e os editores dos livros.

Todas estas pessoas são empregados da empresa, e são caracterizados por um RG(único), nome, data de ingresso na firma, e salário recebido. Cada receita tem um nome, foi inventada por um cozinheiro numa data, e pertence a uma categoria. Podem existir diferentes receitas com o mesmo nome, mas um mesmo cozinheiro não elabora duas receitas com o mesmo nome. Uma categoria é extraída de uma lista de categorias elaborada pela empresa (ex: carne, ave, bolo, torta, sopa, etc).

É norma da empresa não permitir a elaboração de receitas que não pertençam a categorias registradas pela firma, não sendo possível existirem receitas para categorias recém criadas. Diversos ingredientes (ex: açúcar, farinha, leite) são usados para elaborar uma receita, cada um deles usado numa certa quantidade (ex: 2) e numa certa medida (ex: colher de cha, xícara, ml). A medida pode ser opcional para certos ingredientes (ex: ovo). Uma receita possui também uma descrição de seu modo de preparação, e o número de porções que rende. Cada ingrediente possui um nome único e uma descrição. Receitas podem ser testadas por degustadores. Cada teste envolve um degustador, é executado em uma data e envolve a atribuição de uma nota. Podem existir receitas sem teste, mas todo degustador contratado pela firma já executou pelo menos um teste. A empresa edita livros de receitas, nos quais, obviamente, constam diversas receitas. Essas receitas podem ou não ser inéditas, ou seja, já terem sido publicadas em outros livros. Além de suas receitas, cada livro é caracterizado por um título único, um código ISBN (também único), e pelo editor do livro.

Caso 3 – Sistema Cinema

Um cinema possui várias salas de cinema, as quais exibem filmes em horários diversos. O cinema tem interesse em saber quais filmes estão atualmente em cartaz, em que salas e em que horários. Cada sala possui um nome (único) e capacidade (número de lugares). Os filmes são caracterizados por seu nome em português, nome na língua original (se estrangeiro), diretor, ano de lançamento, tipo, e sinopse. Não existem dois filmes com o mesmo nome (em português) e ano de lançamento. Eventualmente, podem existir para o filme premiações ou indicações para premiação (e.g. Palma de Ouro em 1987, Oscar de melhor atriz em 89, indicado para melhor filme estrangeiro em 1996), e esta informação é usada para divulgação dos filmes. Uma exibição de filme ocorre em uma dada sala e horário.

Um mesmo filme pode ser exibido na mesma sala, em vários horários. Para filmes muito procurados, o cinema pode ter exibição simultânea em várias salas (em horários simultâneos ou não). Filmes diferentes podem passar na mesma sala, desde que obviamente não no mesmo horário. A cada um destes horários está vinculado um conjunto de funcionários responsáveis pelo bom andamento das atividades do cinema naquele horário, e que desempenham uma função (ex: caixa, balas, bilheteiro). Cada funcionário é caracterizado pelo número da carteira do trabalho (único), nome, data de admissão e salário.

Caso 4 – Ponto Eletrônico

A Acne Inc, precisa de um novo sistema para permitir aos empregados registrar informações do cartão de ponto eletronicamente e automaticamente gerar pagamentos baseados no número de horas trabalhadas. O novo sistema permitirá aos empregados entrar com informação do cartão de ponto, mudar preferências de empregados (como método de pagamento), e criar vários relatórios. Por razões de segurança e verificação, empregados só podem acessar e editar seus próprios cartões de ponto. Alguns empregados trabalham por hora (horistas) e eles são pagos por hora. Eles submetem seus cartões de ponto que gravam a data e horas trabalhadas. Assim o sistema consegue não perder as contas de horas trabalhadas junto a remunerações individuais. Eles são pagos no último dia de trabalho do mês. Um dos requisitos para o novo sistema é o relatório do empregado. Empregados deverão ser capazes de consultar o sistema para saber o número de horas trabalhadas, total de horas cobradas a um projeto (i.e., remuneração), pagamento total recebido. Todos os empregados deverão receber contracheque. O contracheque deve ser gerado e impresso juntamente com a folha de pagamento.

O administrador da folha de pagamento (que é um empregado assalariado) mantêm as informações dos empregados. Ele é responsável por adicionar novos empregados e mudar todas as informações do empregado tais como nome, endereço e classificação de pagamento (por hora e assalariado), bem como extrair relatórios administrativos. O cálculo da folha de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com