TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2013

Dissertações: 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

OBJETIVO...................................................................................................................4

4.0 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................5

4.1 BANCOS DE DADOS ORIENTADOS A OBJETO...............................................5

4.2 MAPEAMENTOS OBJETO RELACIONAL (ORM)...............................................8

CONCLUSÃO............................................................................................................10

REFERÊNCIAS.........................................................................................................11

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos abordar toda a matéria Semestre, refere-se à lista lineares e seus conceitos. Definiremos também os conceitos de alocação simplesmente encadeada, alocação duplamente encadeada, representando graficamente as duas alocações de encadeamento e qual delas tem maiores vantagens e o motivo, esse assunto que abrange a matéria de Algoritmo e estrutura de dados.

Em relação a banco de Dados, definiremos os conceitos das propriedades. Explica-se a vantagem de se utilizar a Orientação a Objetos, assunto que se abrange em Banco de Dados.

Objetivo:

Fornecer conhecimentos básicos de sistemas de informação, através da fundamentação teórica que proporcione compreensão e análise dos conceitos e aplicações de tecnologia da informação, sua importância e aplicação nas organizações, Explicar as diversas atribuições dos profissionais das áreas geradoras e gestoras de sistemas e os principais desafios, dificuldades e possibilidades de sucesso ligado ao planejamento estratégico da informação, Contribuir para o desenvolvimento das habilidades necessárias ao profissional das áreas geradoras e gestoras de sistemas, Descreverem o cenário atual da área de tecnologia da informação, promovendo estudo e reflexão frente às novas tendências, Promover atividades de estudos e acompanhamento para a aplicação dos conhecimentos.

4.0 Desenvolvimento

4.1. Banco de Dados Orientado a Objeto.

Os bancos de dados que utilizam o modelo relacional e o modelo de entidade-relacionamento não estão suportando, de maneira adequada, o armazenamento das informações oriundas de aplicações que não utilizam este modelo para a modelagem de seus dados. Como exemplo de tais aplicações pode-se mencionar: CAD CASE, Multimídia, OIS e hipertexto.

Modelo de Dados Orientados a Objetos

Estrutura do Objeto

Um objeto é constituído de dados (atributos) e códigos (métodos). A um objeto estão vinculados:

um conjunto de variáveis (atributos);

um conjunto de mensagens (forma de comunicação entre objetos);

um conjunto de métodos (implementação das mensagens).

A interface de um objeto é caracterizada pelo seu conjunto de mensagens, ou seja, a interface identifica quais são as mensagens que um objeto deve responder. Como a interface é a única parte acessível (visível) do objeto, é possível realizar alterações no código que implementa as mensagens que compõem a interface (métodos) sem impactar a forma de comunicação entre os objetos. A habilidade de modificar a definição de um objeto sem afetar o resto do sistema é considerada uma das maiores vantagens do paradigma de orientação a objetos.

Classes de Objetos

Quando existem objetos similares, ou seja, objetos que possuem as mesmas mensagens, os mesmos métodos e variáveis com mesmo nome e tipo, eles podem ser agrupados e constituir uma classe. Desta maneira, os objetos de uma classe são chamados instâncias desta classe.

Herança

O conceito de hierarquia de classe é similar ao conceito de especialização no modelo entidade-relacionamento.

Para estabelecer uma hierarquia de classes é necessário realizar um estudo analítico das classes identificadas para determinar quais as classes que são potencialmente indicadas para participarem da hierarquia. Após a determinação destas classes deve-se fatorar as variáveis (mesmo nome e tipo) e os métodos e alocá-los em uma outra classe, estabelecendo a hierarquia de classes. Nesta hierarquia de classes, as classes fatoradas são chamadas de subclasses e as classes que receberam as variáveis e os métodos em comum são chamadas super caces.

Em uma hierarquia de classes que possui N níveis, ao identificar um caminho da classe que está em um nível mais alto até uma classe presente em um nível mais baixo (deste caminho), a classe no nível mais baixo herdam todas as variáveis e todos os métodos de todas as classes superioras a ela no caminho.

Um benefício importante da herança em orientação a objetos é a reusabilidade, visto que os métodos em uma classe não precisam ser redefinidos nas suas subclasses, a menos que uma delas requeira uma implementação distinta.

Há duas possibilidades de associar um objeto a uma classe, a saber:

os objetos de uma superclasse são todos os objetos desta classe em conjunto com todos os objetos de todas as suas subclasses;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com