TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cavitação

Por:   •  11/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Sendo um processo complexo que envolve uma combinação de processos físicos e químicos, a cavitação também envolve mecanismos que não são totalmente explicados e passível de debate até os dias de hoje, apesar de muitos estudos em cima deste fenômeno. O termo “cavitação” tem origem do latim “cavus” que significa “oco”, e é usada para descrever a formação de bolhas de vapor no fluído no caso de queda de pressão estática abaixo de um nível crítico e o colapso destas bolhas quando a pressão é reestabelecida.


CAVITAÇÃO DE CIRCUITOS HIDRÁULICOS

O que é a Cavitação?

Existem dois tipos principais de cavitação: Vaporosa e gasosa. No processo em a bolha cresce rapidamente enquanto o líquido se transforma em vapor devido à ebulição, temos a cavitação vaporosa. Isso acontece quando o nível de pressão cai abaixo da pressão de vapor do líquido.

Cavitação gasosa é um processo de difusão que ocorre sempre que a pressão cai abaixo da pressão de saturação de um gás não-condensável dissolvido no líquido. Sendo a cavitação vaporosa um processo extremamente rápido, ocorrendo em fração de segundos, a cavitação gasosa depende do grau de circulação do fluído presente.

Causas da cavitação

O líquido adentra o circuito hidraulico numa alta pressão, essa pressão é a combinação de componentes estáticos e dinamicos. A pressão dinámica do líquido ocorre em virtude da velocidade do escoamento, e, o outro componente, a pressão estática, é, na verdade, a pressão aplicada pelo flúido e que é atuada contra o fluído. A pressão estática comanda o processo de formação de bolhas de vapor ou fervura.

A cavitação também pode ocorrer próximo à lâminas de alta velocidade de uma turbina, onde a dinâmica principal local aumenta devido à ação destas lâminas, o que faz a pressão estática cair.

Cavitação também ocorre na saída do Sistema, onde o fluído perdeu maior parte de sua pressão principal e qualquer aumento na dinâmica principal vai levar à queda na pressão estática.

Consequências da cavitação

Eventualmente, vão existir tantas bolhas que a entrada da bomba ficará obstruída por vapor. Isso significa que nem um fluído passará e a bomba não irá bombear. Não só isso, mas a cavitação também causa barulhos altos(descritos como um ranger na bomba), perda da capacidade(bolhas agora estão tomando lugar do líquido) e dano corrosivo devido ao fato de material ser removido pelo colapso de bolhas.

O barulho é um incomodo, e a diminuição de fluxo torna o processo mais lento, entretanto, o dano corrosivo vai diminuir a vida útil da bomba.

NSPH

Apesar de o ideal ser sempre ter pressão o suficiente disponível na sucção para evitar a formação de bolhas, isso não é prático.  Por isso, adota-se o NPSH, sígla para “Net Positive Suction Head”, e em tradução livre para a engenharia: Carga positiva de sucção. Isso é calculado através da seguinte fórmula:

[pic 1], onde  é a perda de carga entre 0 e 1,  é a pressão na superfície da água,  é a pressão de vapor para o fluido,  é a diferença na altura  é a densidade do fluido, assumida constante, e g é a aceleração gravitacional.[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com