TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Declarações sobre empuxo

Por:   •  5/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Quando você se encontra em uma piscina com água, o líquido exerce sobre seu corpo uma força denominada empuxo, que age de baixo pra cima sobre você. Por isso, embora seu peso continue sendo exatamente o mesmo por manter constante a gravidade e a massa, você se sente mais leve dentro da água do que fora dela. O grego arquimedes que viveu há aproximadamente 400a.c foi o primeiro a estudar esse fenômeno, formulando o que hoje conhecemos como princípio de arquimedes.

Todo corpo imerso em um fluido sofre ação de uma força de empuxo exercida pelo fluido, cujo sentido é sempre pra cima, opondo-se a gravidade e módulo igual ao peso do volume do fluido deslocado. Uma experiência simples para comprovar o princípio de Arquimedes segue abaixo:

Uma experiência simples para comprovar o princípio de arquimedes: O dinanômetro , equipamento pra medir forças, mede 3 N, Que é o peso aparente da pedra imersa na água. Porem o peso real da pedra não muda e é 3,5 N. Mas o dinamômetro acusa 3 N porque o empuxo exercido pela agua cancela 0.5 N do peso da pedra.

Se o objeto afunda, o módulo do peso do objeto deve ser maior que o módulo do empuxo que atua sobre ele, de modo que, após ser solto, a resultantes das forças que atuam sobre o objeto será dirigida para baixo. Esse resultado é bastante intuitivo e pode ser observado em várias situações do nosso dia a dia, como no afundamento de uma pedra.

Se o objeto não se mexe, o empuxo se iguala ao peso e a resultante de forças é 0, ou seja, o corpo permanece parado em inércia.

Se o objeto sobe, é porque o empuxo é maior que o peso e a resultante de forças aponta para cima, fazendo com que o objeto suba em movimento acelerado.

Tudo isso se baseia no princípio de arquimedes juntamente com as leis de Newton.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com