TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desconformidade de Segurança

Por:   •  23/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS

CONDIÇÕES DE SEGURANÇA –

DESCONFORMIDADES E SOLUÇÕES

2016

Atividade 01

Soldagem:

No serviço de soldagem, os trabalhadores estão expostos a choque elétrico, radiação não ionizante e fumos. Que trazem consequências como: queimaduras, doença pulmonar obstrutiva, intoxicação, catarata, conjuntivite e risco de câncer cutâneo entre outros específicos de acordo com o metal, sendo que os EPI’s utilizados para a realização da atividade devem ser: luva de raspa cano curto, avental de raspa, óculos de segurança incolor e máscara de soldador.

Não conformidades encontradas:

A (máscara de soldador) é utilizada de forma inadequada, longe do rosto do colaborador, mais precisamente, diretamente nas mãos, expondo o rosto do trabalhador a radiação e fumos, o avental de raspa se encontra inapropriado, pois se encontra com furos perceptíveis, não é utilizado anteparo para a proteção dos trabalhadores circunvizinhos (cortina protetora), não estão sendo utilizados todos os EPI’s conforme a NR-6 EPI Equipamento de Proteção Individual como: mangote de raspa, perneira de raspa e touca para soldador.

[pic 1]

Recomendações:

A utilização de EPIs adequados conforme a NR-6 EPI (Equipamento de Proteção Individual) como touca para soldador, mangote de raspa e perneira de raspa, avental de raspa e o treinamento sobre o uso correto dos EPI´s.

Conforme a NR-18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, no seu item 18.11 Operações de soldagem e corte a quente:

18.11.1 As operações de soldagem e corte a quente somente podem ser realizadas por trabalhadores qualificados;

18.11.3 O dispositivo usado para manusear eletrodos deve ter isolamento adequado à corrente usada, a fim de se evitar choque no operador e a formação de arco elétrico;

18.11.4 Nas operações de soldagem e corte a quente, é obrigatória a utilização de anteparo eficaz para a proteção dos trabalhadores circunvizinhos (Biombo ou Cortina protetora). O material utilizado nesta proteção deve ser do tipo incombustível.

[pic 2][pic 3]

Atividade 02

 Trabalho em altura:

No trabalho em altura, os trabalhadores estão expostos, principalmente, ao risco de queda que podem levar a fraturas, torções e até mesmo a morte.

Não conformidades encontradas:

Os andaimes estão inadequados para a realização de trabalhos em altura, sem adequado travamento nos montantes, contra desencaixe acidental, sem forração completa fixada ou travada de modo seguro, a madeira utilizada na forração de apoio não aparenta estar em boa qualidade, além de apresentar rachaduras. O cinto de segurança utilizado encontra-se inadequado para uso, com notável desgaste, não é utilizada a linha de vida em estrutura independente para ancoragem do talabarte, e o colaborador usa o capacete de forma inadequada, por não prendê-lo da forma correta.

[pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8]

Recomendações:

Conforme a NR 18.15 Andaimes

18.15.1 O dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação, deve ser realizado por profissional legalmente habilitado;

18.15.2 Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estão sujeitos;

18.15.2.6 A superfícies de trabalho dos andaimes deve possuir travamento que não permita seu deslocamento e desencaixe.

18.15.2.7 Nas atividades de montagem e desmontagem de andaimes, deve ser observado que:

a) todos os trabalhadores sejam qualificados e recebam treinamento específico para o tipo de andaime em operação;

b) é obrigatório o uso de cinto de segurança tipo paraquedista e com duplo talabarte que possua ganchos de abertura mínima de cinquenta milímetros e dupla trava;

c) as ferramentas utilizadas devem ser exclusivamente manuais e com amarração que impeça sua queda acidental;

d) os trabalhadores devem portar crachá de identificação e qualificação, do qual conste a data do seu último exame médico ocupacional e treinamento.

18.15.2.8 Os montantes dos andaimes metálicos deve possuir travamento contra desencaixe acidental.

18.15.3 O piso de trabalho dos andaimes deve ter forração completa, ser antiderrapante, nivelado e fixado ou travado de modo seguro e resistente.

18.15.3.2 Os pisos dos andaimes devem ser dimensionados por profissional legalmente habilitado.

18.15.6 Os andaimes devem dispor de sistema guarda-corpo e rodapé, inclusive nas cabeceiras, em todo perímetro com exceção do lado da face de trabalho.

18.15.9.1 O acesso aos andaimes tubulares deve ser feito de maneira segura por escada incorporada à sua estrutura, que pode ser:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (615.5 Kb)   docx (485.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com