TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENERGIA SOLAR

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 6

ENERGIA SOLAR

1Artur Francisco da Silva

1Daniele Souza da Silva

1Denis Thiare

1Gerson Teixeira

2Profª Getulio Bulhões - Orientador(a)

1Tecnologia em Automação Industrial – 1º semestre

2Depto de Engenharia

Resumo

Neste trabalho apresentam-se fatos sobre Energia Solar, seus componentes e o funcionamento de cada um. Painéis solares responsáveis por absorver os raios solares e transforma-los em energia solar e Fornos solares que tem o mesmo objetivo do painel solar só que em maior proporção, onde são utilizados. Também se destaca sua evolução, desde descoberta no século XVIII até os dias de hoje, por quem foi descoberta e de que forma. Vantagens e desvantagens, porque não vem sido tão utilizada visto trazer muitos benefícios com relação a própria energia elétrica.

Palavras-chave: Energia fotovoltaica, geração de energia sustentável, painel solar.

Introdução

O simples ato de ligar e desligar a luz ou um aparelho elétrico pode ficar muito difícil daqui alguns anos. As fontes tradicionais de energia podem entrar em colapso e entrarão caso não se busque fontes de energia alternativas.

Energia alternativa pode ser um grande passo para que a população encontre uma forma mais econômica e acessível para gerar e usufruir energia elétrica. Um dos meios para se alcançar essas exigências encontra-se no sol, uma fonte de energia alternativa, limpa e gratuita.

Existem equipamentos que são capazes de absorver energia solar e transforma-la em eletricidade, porém esse ato não vem sendo tão utilizado pelo fato da acessibilidade a esses equipamentos não ser tão viável financeiramente e até mesmo politicamente, pois se acostumaram a ter consumidores dependentes e dessa forma, vulneráveis aos aumentos e tarifas.

  1. O que é energia solar?

Energia solar é uma fonte alternativa de energia. É aquela proveniente do sol (energia térmica ou luminosa).  Vem sendo utilizada no Brasil há muitos anos para aquecer a água. Em alguns países existem leis que exigem o uso desse procedimento, tais como Israel e Barcelona, visando à substituição de combustíveis para tal procedimento. (GOLDEMBERG e LUCON, 2008: p.242).

‘’Esta energia é captada por painéis solares formados por células fotovoltaicas que são responsáveis por transformar a energia solar em eletricidade. Ela é captada por espécies de estufas colocadas nos telhados das residências que aquecem a água que passa por elas através de serpentinas. Pode ser aproveitada também através de um forno solar que concentra os raios solares por meio de espelhos curvos.

Os países que mais produzem energia solar são: Japão, Estados Unidos e Alemanha. ‘’ (Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_solar.htm, acessado em 25 de março ás 18:00).

  1. Painel solar

     ‘’O aquecimento da água para ser aproveitada nas residências é feito com

uma caixa semelhante a uma estufa, coberta com vidro. A radiação solar incide na parte transparente do coletor. Parte dessa radiação atinge a chapa de alumínio pintada de preto no interior da caixa. A pintura preta aumenta a absorção da energia incidente.’’  (Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_solar.htm, acessado em 25 de março ás 18:00)

[pic 2] 

                                   (FIG.1 PAINEL SOLAR)

  1. Forno solar

‘’Um exemplo de aplicação do forno solar está em Odeillo, nos Pirineus franceses, um colossal parabólico formado por 9.500 espelhos planos e individuais, com a altura de um edifício de sete andares, focaliza os raios solares em um forno dentro da torre do coletor, fazendo-o alcançar temperaturas de até 3.800° C, o suficiente para abrir um furo de 30 cm de diâmetro numa chapa de aço de 3/8 polegada de espessura, em apenas 60 segundos. ‘’ (Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_solar.htm, acessado em 25 de março ás 18:00)

                               [pic 3]                                (FIG.2 FORNO SOLAR)

  1. Evolução da Energia Solar

 ‘’Ao final do século XVIII o cientista francês Lavoisier, usando uma lente grande de 52 polegadas, e outro acessório de 8 polegadas Lavoisier logrou temperaturas de próximas de 1.750°C, por pouco não conseguindo fundir a platina. Foi indubitavelmente a maior temperatura atingida naquela época pelo homem.

Lavoisier ajudou também a evolução da fornalha solar ou forno solar como hoje conhecido, quando provocou combustões de vácuo e em atmosferas controladas empregando recipientes de quartzo. Observou também que o fogo das fornalhas comuns parece menos puro que o das solares, uma importante consideração como mais tarde evidenciam os pesquisadores.

Podemos falar também de De Caux e de seu engenho solar primitivo que usava ar quente para bombear água. Embora apenas muitos anos mais tarde viesse a construir um similar mais aperfeiçoado.

Diversos inventores começaram a trabalhar com máquinas solares quase ao mesmo tempo. Com o apoio de Napoleão III, August Moucht arquitetou entre 1866 e 1872 uma máquina a vapor movida pelo sol. Seu trabalho foi exibido em Tours e testado mais tarde na Argélia em bombeamento de água.

Por volta de 1875, Ericsson havia construindo oito modelos diferentes de seus engenhos solares, mas, ainda que para eles reivindicassem uma elevada eficiência, nenhum era pratico. Em 1883 fez uma ultima tentativa, criando a que era segunda maquina solar da época, em tamanho. Continha um coletor retangular parabólico de 11 por 16 pés, que movimenta um pistão de 6 polegadas de calibre e 8 de percurso. Projetando para operar a vapor ou ar, a maquina foi conectada a uma bomba de 5 polegadas, produzindo, de acordo com Erisson 1 c.v. por pés de coletor que ele empregará.’’ (Disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo6A/Histsol.htm, acessado em 03 e abril  ás 22:30)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (220.2 Kb)   docx (598.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com