TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENERGIA SOLAR

Por:   •  11/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.616 Palavras (11 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 11

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,incentivos-para-energia-solar-devem-sair-ate-julho-imp-,1635101

http://revista.zapimoveis.com.br/usar-energia-solar-em-casa-vale-a-pena/

http://www.aneel.gov.br/biblioteca/EdicaoLivros2014cadernotematicomicroeminigeracao.cfm

http://www.aneel.gov.br/cedoc/bren2012482.pdf

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR 15747-1:2009   : Sistemas solares térmicos e seus componentes - Coletores solares
Parte 1: Requisitos gerais

http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/como-e-gerada-energia-solar

 RÜTHER, Ricardo. Edifícios Solares Fotovoltaicos. Florianópolis: LABSOLAR, 2004.

http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/136/artigo285727-1.aspx

https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=52903

http://www.portal-energia.com/downloads/livro-manual-de-engenharia-sistemas-fotovoltaicos-2014.pdf

http://www.portal-energia.com/descricao-e-informacoes-para-a-montagem-dos-sistemas-de-energia-solar-fotovoltaica/

http://www.americadosol.org/vantagens/

http://www.americadosol.org/atlas-brasileiro-de-energia-solar/

http://www.americadosol.org/microgeradores/

http://www.enersolarbrasil.com.br/energia-solar-termica-tem-custo-75-menor-que-energia-eletrica/

Como é Gerada a Energia Solar

As usinas hidrelétricas são a principal fonte energética no Brasil , tendo uma das novas unidades que estão sendo construídas como Belo Monte.  Com a situação atual, a busca de  fontes alternativas, como a energia maremotriz (vinda das marés), termonuclear, solar e eólica estão sendo mais analisadas.    

Por termos disponível na natureza em abundância ,a energia solar  se tornou uma opção. Tem suas  limitações e altos custos, que inviabilizam seu emprego como fonte única em grandes cidades, através da célula fotovoltaica, também chamada de célula solar, uma das responsáveis pela geração de energia a partir da luz do Sol.

Um painel solar transforma em eletricidade entre 10 e 20% da energia incidente. Isso significa que 1000W coletados em um painel de 1m² se transforma  no máximo, 200W de potência útil. Isso seria suficiente para ligar apenas um computador portátil. Contudo, o grande limitador para o uso desse tipo de energia não é a baixa eficiência e sim a ausência da fonte primária, o Sol, durante o período noturno. Além dos campos elétricos e magnéticos, ela é composta também por uma partícula chamada fóton, que se comporta ora como onda, ora como matéria.

Uma célula fotovoltaica é composta basicamente por duas camadas de um semicondutor (material que conduz eletricidade em condições específicas): uma camada P positiva (devido a algumas lacunas de elétrons na sua última camada) e outra camada N negativa (devido ao excesso de elétrons na estrutura molecular). Entre as camadas há uma membrana de junção.

Quando há incidência de luz na camada P, os fótons interagem com os elétrons da superfície, forçando-os a migrar para a camada N. Em outras palavras, devido ao choque com a onda de luz, os elétrons partem da camada P em direção à N.

[pic 1]

Esses elétrons forçados a migrar para a camada N promovem um campo elétrico que será o estímulo para a corrente elétrica surgir, assim que houver um caminho para retornar à camada P. O próximo passo é fazer uma conexão através de fios condutores entre as camadas, para distribuir a energia ali gerada. Um painel solar nada mais é que uma composição de inúmeras células fotovoltaicas.

Incidência de energia solar no Brasil  

O Atlas Brasileiro de Energia Solar apresentou em 2006 um levantamento da disponibilidade de energia solar no território brasileiro,  utilizando um modelo de transferência radiativa alimentado por dados climatológicos e de 10 anos de informações extraídas de imagens de satélite geoestacionário e validado por dados coletados em estações de superfície.

Apresentado pelo Projeto SWERA (Solar and Wind Energy Resource Assessment), financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e co-financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). Esse projeto, gerou base de dados confiável para auxiliar incentivo a projetos nacionais de energia solar e eólica; e atrair o capital de investimentos da iniciativa privada para a área de energias renováveis

[pic 2]

Mapa de irradiação solar do Brasil

“O Brasil está particularmente bem situado para esse tipo de aplicação   (sistemas PV interligados a rede em áreas urbanas), por causa da considerável disponibilidade de recurso energético solar, e o alto valor que pode ser dado a sistemas PV em áreas comerciais de centros urbanos”, afirmam os autores no Atlas.

Componentes do sistema

        Abaixo seguem os componentes utilizados para geração de energia e aquecimento de água.

  1. Coletor solar (Painéis ou módulos de células fotovoltaicas)

O coletor solar é o dispositivo responsável pela captação de energia do sol e sua conversão em calor utilizável. A maior parte é fabricada com materiais nobres como alumínio e cobre. Veja abaixo a ilustração dos componentes do coletor solar , realizado pelo Leonardo Chamone Cardoso, Engenheiro de Aplicação/Gerente técnico Transsen Aquecedor Solar (Edição 136 ,Julho 2008).

[pic 3]

 Podem ser fabricados com a laminação entre vidros; e também com elementos fotossensíveis depositados sob substratos flexíveis metálicos ou plásticos. A conversão é menor que aos módulos rígidos de silício mono ou policristalino (cerca de 8% contra 15%), mas pode ajudar em telhados que não suportariam o peso de módulos rígidos.

Por meio de um condutor externo, conecta-se a camada negativa à positiva, gerando uma corrente elétrica na conexão, que enquanto a luz continuar a incidir na célula, o fluxo de elétrons se manterá. A intensidade da corrente gerada variará proporcionalmente conforme a intensidade da luz incidente (SOLARTERRA, 2009).

Cada módulo fotovoltaico é formado por uma determinada quantidade de células conectadas em série. Este fluxo repete-se até chegar à última célula do módulo, da qual fluem para o acumulador ou a bateria e cada elétron que abandona o módulo é substituído por outro que regressa do acumulador ou da bateria (SOLARTERRA, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (422.7 Kb)   docx (270.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com