TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXTRUSÃO

Por:   •  14/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

A EXTRUSÃO

Um processo utilizado em áreas da indústria, dos mais variados segmentos. Aliás, tal processo pode ser encontrado, também, fora das indústrias, e pode ser representado por uma máquina de macarrão.

A extrusão é obtida através do equipamento chamado extrusor ou extrusora.

A extrusora é um equipamento empregado na indústria do plástico na fabricação de produtos contínuos como filmes, perfis, tubos, monofilamentos, entre outros, além da produção de material granulado novo ou reciclado.

Na Industria petroquímica de 2ª geração, existe a polimerização e extrusão de polímeros. Neste processo, ocorre a homogeneização de polímeros e aditivos. Essa mistura, após fundida, é pressurizada contra uma placa de orifícios. Esse extrudado ou “spaghetti” é então cortado em um formato pré-definido para a comercialização.

O formato é conhecido como pellet, grânulo ou granulado, para facilitar os processos das indústrias de 3ª geração ou de transformação, onde o pellet é fluidizado e transformado em produtos como brinquedos, embalagens, estruturas plásticas e mais.

FUNCIONAMENTO

O polímero com aditivos é alimentado através do funil. O material é homogeneizado com aditivos, fundido e pressurizado pelas roscas em direção à matriz. Ao passar pela matriz, ele é resfriado e cortado em grânulos.

COMPONENTES DA EXTRUSORA

Motor Redutor: aciona o eixo e pode ser composto por um ou dois motores, o principal e o auxiliar (de partida);

Luva de acoplamento: sistema que interliga o motor ao eixo propulsor da maquina;

Funil / Hopper: por onde a extrusora é alimentada pelo polímero e por aditivos;

Slot: tem por objetivo controlar o tempo de residência e a pressão do material nos elementos de processamento das roscas;

Barril / Canhão / Cilindro: é o conjunto de blocos montados lado a lado, nos quais se realiza o aquecimento e/ou o resfriamento. Na cavidade interna encontram-se as roscas;

Elementos de rosca: elementos ligados ao eixo com função de transporte, mistura, pressurização, cisalhamento e fusão do material;

Filtro: onde a mistura é filtrada;

Placa Matriz: placa com orifícios onde o polímero passa para ser cortado.

SISTEMAS AUXILIARES A EXTRUSÃO

O processo de extrusão ocorre, basicamente, com auxilio de um complexo sistema auxiliar envolto pela extrusora propriamente dita.

Estes equipamentos são responsáveis pelo acionamento do eixo propulsor, aquecimento do conjunto de barris, retirada de gases da mistura, filtração do material fundido, perfilação e corte do extrudado e aumento do desempenho da operação.

Gear Pump

A Gear Pump, bomba de polímeros, ou bomba de engrenagens, é um equipamento auxiliar que contribui com aspectos como redução de energia; aumento de desempenho em produtos mais viscosos; controle de pressão mais preciso no barril e na matriz e aumento na capacidade de carga da extrusora.

Acionamento

O acionamento da extrusora é feito por um complexo composto por motor e redutor.

Aquecedores

O Aquecimento é responsável pela fluidificação do fluffy, no caso de extrusão de polímeros, e acontece com o auxílio de placas elétricas instaladas nas paredes externas dos barris ou também pode ser obtido por perfis característicos dos barris onde é aplicado vapor. No mesmo sistema de aquecimento a vapor, ocorre o resfriamento e assim ocorre o controle de temperatura.

Granulação

A granulação ocorre traves do sistema de granulação, que é acoplado à matriz da máquina e propõe o corte do extrudado através de facas rotativas que sobrepõem o perfil da matriz.

Após a granulação o material é resfriado com água de processo e transportado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com