TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia Solar

Por:   •  23/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.575 Palavras (11 Páginas)  •  2.022 Visualizações

Página 1 de 11

1 - TEMA

        Energia Elétrica - Energia Solar

2 - DELIMITAÇÃO DO TEMA

        O uso da Energia Solar no Brasil.

3- PROBLEMA

Motivo e consequências da energia fotovoltaica ser pouco utilizada no Brasil.

4 - HIPÓTESES

Custo muito alto; a fabricação de placas solares é poluente; não existe incentivo para sua utilização; baixa eficiência energética; pouca demanda; poucos benefícios para o mercado; baixo retorno do investimento; pouca incidência de luz solar.

5 - OBJETIVOS

5.1 GERAL

Por meio de pesquisa bibliográfica, analisa-se o motivo que a energia fotovoltaica não é muito utilizada no Brasil.

5.2 ESPECÍFICOS

  • Conhecer outras fontes de energia mais utilizadas;
  • Realizar-se um panorama geral sobre a utilização destas;
  • As vantagens e desvantagens destas em relação às outras;
  • Explicar o funcionamento destas fontes de energia.

6 - JUSTIFICATIVA

Optou-se em realizar um projeto de pesquisa visando o estudo sobre o tema Energia Elétrica, mais especificamente, a Energia Solar, um recurso natural que traz muitos benefícios à sociedade, mas que ainda não adquiriu a devida expansão no mercado.

Além desta justificativa, ressalta-se também a importância deste assunto no cotidiano, pois o acelerado progresso tecnológico exige inovação e adequação constante.

Devido a estes fatores, afirma-se que a Energia Solar é um tema que merece atenção e estudo aprofundado, pois é uma das soluções possíveis no que tange à economia no consumo de energia, bem como, o fato de ser uma opção que não afeta o meio ambiente. Espera-se esclarecer possíveis dúvidas na área de Engenharia Elétrica, o qual terá grande importância na formação que se almeja.  

7 - REFERENCIAL TÉORICO

   7.1 Energia Elétrica – Energia solar

7.1.1 Breve resumo da Energia Elétrica no Brasil

No ano de 1876, o imperador D. Pedro II conheceu a energia elétrica em um evento na Filadélfia e autorizou Thomas Edison a lançar no Brasil os aparelhos elétricos. No ano de 1879 ocorreu a inauguração da primeira instalação de iluminação elétrica permanente no Brasil na Estação Central da Estrada de Ferro D. Pedro II.

A primeira usina elétrica construída no país foi no ano de 1883, a Usina Hidrelétrica Ribeirão do Inferno, localizada na cidade de Diamantina- Minas Gerais.

7.1.2 Importância da Energia Elétrica

O uso da energia elétrica é muito importante, pois a mesma pode ser considerada como um bem básico para a integração do ser humano no desenvolvimento, isso porque a mesma proporciona oportunidades e maior variedade de alternativas tanto para a comunidade como para o indivíduo.

7.2.2        Geração de Energia Elétrica

         Para se produzir energia elétrica é preciso obter a força necessária para girar as turbinas das usinas de eletricidade. Gigantescos sistemas de hélices, estas movem geradores que transformam a energia mecânica (movimento) em energia elétrica.

Essa força pode ser obtida de diversas fontes de energia primária. No Brasil, a energia elétrica vem, primeiramente de usinas hidrelétricas (devido à grande quantidade de bacias hidrográficas por todo o território brasileiro) depois, vem provinda de usinas termelétricas; e por último, de usinas nucleares e solares.

As fontes primárias usadas para a produção de energia elétrica podem ser classificadas em renováveis e não-renováveis. Fontes Renováveis são aquelas cuja reposição pela natureza é bem mais rápida do que sua utilização energética (como as águas dos rios, marés, sol, vento). As fontes não renováveis são aquelas obtidas através de recursos naturais, esses quais são esgotáveis, ou seja, podem acabar. Nesse caso tem-se o petróleo, gás natural, carvão mineral, urânio, etc.

A matriz elétrica no Brasil, segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), é dividida da seguinte forma:

[pic 1]

Fonte: http://ri.light.com.br/ptb/geracao .

Conforme o gráfico acima percebe-se como é dividida a matriz elétrica no Brasil, a seguir apresenta-se um breve resumo desses tipos de energia citados no gráfico.

Energia Hidrelétrica   É a energia provida do movimento das águas, usando o potencial hidráulico da mesma.  A água é o recurso natural mais abundante do planeta. Estima-se que o potencial hidráulico do Brasil seja da ordem de 260 GW – segundo dados do Atlas de Energia Elétrica do Brasil, Aneel, 2008.

Energia Térmica  Chamadas de Usinas Termelétricas, é uma instalação que consiste na produção de energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural em uma caldeira projetada para esta finalidade específica. Um dos maiores problemas dessas usinas é a grande contribuição que elas têm com o aquecimento global através do efeito estufa e de chuvas ácidas, devido a queima de combustíveis.

Energia Nuclear   Provém das usinas Nucleares as quais são provindas de uma instalação que produz energia elétrica através de reações nucleares de elementos radioativos. O elemento mais utilizado nessas usinas é o urânio, este material é colocado em barras dentro dos reatores da usina, o calor gerado por essa reação move um alternador que produz a energia elétrica. No Brasil tem-se duas usinas nucleares em atividade e uma em construção, ambas localizadas na Praia de Itaorna, em Angra dos Reis (RJ). As 3 usinas conhecidas como, Angra I, Angra II e Angra III, esta última ainda em construção, as usinas em atividade tem potência total de 2.007 Megawatts (MW).

Energia Eólica  É a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento). Em outras palavras a energia eólica é produzida a partir da força dos ventos e é gerada por meio de aero geradores. Neles, a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. É uma energia abundante, renovável e limpa. Com os parques atualmente em construção no Brasil, estima-se que até 2020 o país terá aproximadamente 600 parques eólicos em operação. O Complexo Eólico Campos Neutrais, é o maior do Brasil e da América Latina, o mesmo está localizado no Estado do Rio Grande do Sul e reúne três grandes parques: Geribatu, Chuí e Hermenegildo, os 3 juntos tem uma potência instalada de 583 MW. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com