TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia Solar

Por:   •  24/8/2021  •  Resenha  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 5

Energia solar

Ano de inicio

A energia solar, próxima ao que conhecemos hoje, surgiu em 1954 por Russell Shoemaker Ohl, junto ao anúncio da primeira célula fotovoltaica durante uma reunião da National Academy of Sciences, após a descoberta do efeito fotovoltaico e dando início à utilização dos painéis solares em 1958.

O que é

A energia solar é energia eletromagnética que a fonte é o sol.

Ela é renovável e pode ser transformada em energia térmica ou energia elétrica e aplicada para diversos usos as duas principais formas de aproveitamento de energia solar são a geração e o aquecimento solar de agua

existem dois sistemas de Geraçao de energia elétrica: o heliotermico e o fotovoltaico.

A energia heliotermica é também chamada de energia solar concentrada, ou scp( concentrated solar power), o processo esta baseado na reflexão dos raios solares utilizando um conjunto de espelhos, ao acompanhar a posição a posição do sol ao longo do dia, os espelhos refletem os raios para um receptor de calor, em seguida a energia térmica é transferida para um liquido que se mantem em alta temperatura para transformar agua em vapor. A partir dai a usina heliotérmicas segue os mesmos processos de uma usina convencional. O vapor gerado movimenta uma turbina e aciona um gerador, produzindo assim a energia elétrica. Uma vantagem, é a possibilidade de armazenar energia em forma de calor em reservatórios específicos, sendo assim, possível gerar energia elétrica mesmo em dias nublados ou durante a noite. Existem 5 tecnologias: heliotérmicas coletoras, calha cilindro-parabolico, coletor linear Fresnel, disco parabólico e torre solar. As heliotérmicas requerem grande incidência solar, portanto precisa haver um estudo prévio detalhado antes da instalação em uma região. Também demandam grande área, o que aumenta o impacto da obra, principalmente sobre a vegetação. No entanto os lugares escolhidos costumam ser áreas áridas para evitar a utilização de terra fértil ou grande danos a eco sistemas. Alguns pássaros podem ser prejudicados pela tecnologia de torre central, mas há desenvolvimento de sistemas para emissão de alertas, para evitar acidentes. Pilotos de avios com trajetórias mais próximas a superfície também precisam ficar atentos a luminosidade da torre central.

Já a energia fotovoltaica, é aquela na qual a irradiação solar é transformada diretamente em energia elétrica, sem passar pela fase de energia térmica. As células fotovoltaicas são feitas através de materiais semicondutores, normalmente o silício. Quando a célula é exposta a luz, parte dos elétrons do material iluminado, absorve fótons, que são partículas de energia presentes na luz solar. Os elétrons livres são transportados pelos semicondutores, até serem puxados por um campo elétrico, esse campo elétrico é formado na área de junção dos materiais, por uma diferença de potencial elétrico existente entre os semicondutores. Os elétrons livres são levados para fora da célula solar, e ficam disponíveis para serem usados na forma de energia elétrica. Ao contraio do sistema heliotérmico, o fotovoltaico não requer alta irradiação solar para funcionar, no entanto é mais intermitente, pois a energia gerada depende da densidade das nuvens, que podem bloquear raios solares, e a possibilidade de armazenamento restrita, as células fotovoltaicas têm muito a evoluir para se tornarem mais eficientes. Além de usinas fotovoltaicas, o sistema pode ser instalado em residências, inclusive com possibilidades de ser ligada a rede, isso pode baratear o preço da conta de energia elétrica, ou ate conceder credito para o micro gerador. Devido aos grandes avanços tecnológicos que presenciamos a cada dia, os painéis fotovoltaicos estão rapidamente se tornando cada vez mais comuns no cotidiano da população. Seja em residências, empresas ou até mesmo em áreas rurais, os painéis solares têm tornado a vida de milhares de pessoas muito mais fácil e confortável.

Aquecimento solar de agua: outra forma de aproveitamento de radiação solar, é o aquecimento térmico, ele pode ser feito por meio de um processo de absorção da luz solar por coletores, que são normalmente instalados nos telhados das edificações de residências.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com