TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisica Experimental

Por:   •  13/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Esse experimento teve como principal objetivo determinar a capacidade térmica do calorímetro e verificar o calor latente do gelo.

É definida como capacidade térmica(C) quando promove trocas de calor sendo elas recebidas ou doadas. Essas mudanças ocorrem devido a sua capacidade térmica que quando fornecido calor nota-se variação na temperatura(𝑇). Podendo ser determinada por:

𝑄=𝐶.∆𝑇 (1)

Determina-se calor especifico a quantidade de calor necessária p que haja aumento na temperatura de 1 °C de 1g do elemento. Como a capacidade térmica depende dessa massa e a razão entre eles é dado como calor especifico obtém-se a seguinte equação:

𝐶=𝑐.𝑚 (2)

Resultando em:

𝑄=𝑚.𝑐.∆𝑇 (3)

O calorímetro é conhecido como aparelho termicamente isolado e usado em medições sobre o calor trocado entre corpos que possuem diferentes temperaturas. Pode-se dizer que quando duas temperaturas diferentes são postas juntas em certo tempo atingem a mesma ou próxima temperatura. Pode ser descrita pelo princípio de conservação de energia:

𝑄=0 (4)

Podendo também ser utilizado como:

𝑚.𝑐.∆𝑇=0 (5)

𝐶.∆𝑇=0 (6)

Capacidade térmica no calorímetro quando utilizado agua fria e agua quente pode ser determinado por:

Qaf + Qaq + Qcal=0

Quando há mudança no estado físico em determinado corpo (como nesse experimento que foi utilizado o gelo) a quantidade de calor que está sendo fornecida, não é para aumentar a temperatura está sendo fornecida com a finalidade de fundir essa substancia e quando isso ocorre e chamado calor latente resultando em:

L = Q / m (7)

Ou utilizado também como:

Q =m.L(8)

Quando determinado o calor latente no gelo utiliza-se o método misturas colocando agua no calorímetro e dentro dele o corpo utilizando o princípio de conservação de energia: Sendo o:

Qperdido = Qágua + Qcalorímetro, e, Qganho = Qgelo + Qágua (decorrente da fusão do gelo).

Obtendo a equação como:

Qganhado = Qperdido (9)

 

Referencias:

Só Física –Termologia Calorimetria. Disponivel em<  http://www.sofisica.com.br/conteudos/Termologia/Calorimetria/calor2.php >. Acessado 29 de Setembro de 2017

Brasil escola – Calorimetro as trocas de calor . Disponivel em. . Acessado 29 de Setembro de 2017

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com