TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fundição (massalotes)

Por:   •  8/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCÍCIO 12

FUNDIÇÃO

JULIO CÉSAR SABIN FERREIRA

Os massalotes comuns podem ser classificados em quatro tipos, de acordo com o seu formato e com a localização do mesmo em relação à peça (fig. 01).

[pic 1]

FIGURA 1: Tipos de massalotes

(a) massalote direto aberto (montante)

(b) massalote direto cego

(c) massalote lateral aberto

(d) massalote lateral cego

Os sistemas básicos de enchimento são quatro, conforme mostra a figura 02.

Sistema 1 (fig. 02-a) Utilizado para metais que apresentam solidificação progressiva e pouco oxidáveis no estado liquido, tais como: aço baixo carbono, ligas cobre-níquel com níquel 0,3%, aços manganês 11-14%, ferros fundidos com carbono equivalente 4,3%, ferro fundido nodular no caso de peça de pequena altura, ferro fundido branco e bronze. Com este tipo de sistema procura-se ob ter uma solidificação uniforme através de um enchimento rápido por cima e com velocidade normal nos ataques.

Sistema 2 (fig. 02-b) Utilizado para metais que solidificam de forma extensiva e pouco oxidáveis no estado líquido, tais como: aços com carbono >0,3%, aços manganês 11-14%, ferros fundidos com carbono equivalente <3,8% ou carbono equivalente> 4,3%, ferro fundido nodular no caso de peça de pequena altura, ferro fundido branco e bronze. Com este tipo de sistema procura-se ob ter uma solidificação uniforme através de um enchimento rápido por cima e com velocidade normal nos ataques.

                 

Sistema 3 (fig. 02-c) Este tipo de sistema e próprio para metais que apresentam solidificação fortemente progressiva e são muito oxidáveis no estado líquido, entre os quais pode ser citados: os aços inoxidáveis, os ferros fundidos ligados com cromo e níquel, as ligas cobre-alumínio com alumínio< 10%, as ligas A1-13Si e A1-10Si-Mg, os latões de alta resistência e o alumínio e magnésio puros. Este tipo de sistema visa a obtenção de uma solidificação dirigida no sentido dos massalotes, de maneira a evitar a ocorrência de vazios na peça. O ataque e projetado no massalote, o enchimento lento por baixo com velocidade reduzida nos ataques.

Sistema 4 (fig. 02-d) O sistema 4 e indicado para metais que solidificam de maneira extensiva e que são muito oxidáveis no estado líquido com os aços com cromo> 30%, os ferros fundidos nodulares no caso de peças de grande altura, os ferros fundidos nodulares com 20% níquel - 2% cromo, as ligas de alumínio com exceção de alumínio-13Si e as ligas de magnésio. É utilizado quando se deseja uma solidificação uniforme, procedendo-se um enchimento rápido por baixo com velocidade reduzida nos ataques.

[pic 2]

FIGURA 02: Sistemas básicos de enchimento

(a) Sistema 1

(b) Sistema 2

(c) Sistema 3

(d) Sistema 4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (107.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com