TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Física Experimental para Engenharia

Por:   •  4/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 7

                                                                        [pic 1]

Universidade Federal do Ceará

Centro de Tecnologia

Departamento de Engenharia Elétrica

Curso de Engenharia Elétrica

Física Experimental para Engenharia

Prática 1: Paquímetro

Autor: Nathália Drusilla Macêdo Costa                                  Matrícula: 380500

Turma: T02

Prof(a): Nildo Loiola Dias

Fortaleza, 29 de março de 2016

Objetivos.

- Conhecimento do paquímetro e familiarização com o seu uso.

Material.

- Paquímetro;

- Cilindro oco;

- Peça com furo cego;

-Régua.

Introdução teórica

          O Paquímetro, do grego paqui ‘espessura’ e metro ‘medida’, também chamado de calibre ou de craveira,é um objeto de medidas que apresenta grande precisão e versatilidade  pois o mesmo objeto é capaz de se medir diâmetros lineares internos, externos, profundidade e ressalto, além de ser capaz de transformar suas medidas de milímetros para polegadas e vice-versa. O cursor móvel do paquímetro tem umas escala de medição denominada de nônio ou vernier, em que tal denominação foi dada em homenagem à seus criadores Pedro Nunes (Português) e Pierre Vernier ( Frances).

          Além do paquímetro utilizado em nosso estudos, existem outras espécies de paquímetros que foram desenvolvidos à partir da necessidade humana com o passar do tempo. Exemplo deles são:

          Paquímetro com bico móvel: É muito empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes. (Figura 1)

[pic 2]Figura 1

          Paquímetro de profundidade: Serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos, entre outros. Esse paquímetro pode apresentar haste simples ou com gancho. (Figura 2).

[pic 3]Figura 2

Paquímetro duplo: Serve para medir dentes de engrenagens. (Figura 3).

[pic 4] Figura 3

          Antes de nos familiarizarmos com o uso do paquímetro, devemos conhecer as partes do objeto.(Figura 4).

[pic 5]Figura 4

A régua (A), nos paquímetros usados em nossos estudos, é graduado em milímetros na parte inferior e em polegadas na parte superior, podendo assim ser feitas transformações eficazes no objeto entre os dois tipos de medida. Na ponta da régua, estão situados a mandíbula (B) e uma orelha (C). Ao longo da régua existe um cursor (D) que desliza sobre ela, tal cursor possui o nônio (E/F), que é um objeto necessário para se determinar a precisão do paquímetro. Ainda junto a tal cursor, existe uma orelha móvel (G), e uma mandíbula móvel (H) que ainda mantém proporcionalidade de medida com uma haste (J). Tal proporcionalidade na medida, podemos o observar a versatilidade do paquímetro, que possui várias aplicações usuais. (Figura 5).

[pic 6]Figura 5

          O Nônio, é uma parte do paquímetro muito útil pois ele é o responsável por se fazer as leituras das frações de milímetro, isso dependendo de sua precisão que pode ir de 1/10mm até 1/100mm.

          Para se obter a precisão da escala do nônio devemos primeiramente, colocar lado a lado o zero do nônio com o zero da régua e observar o comprimento do nônio (X), que consiste da distância entre as duas trações limitantes. Depois de ter feito isso, devemos observar o numero de divisões no nônio (N), e fazer o quociente ‘X/N’, após isso, subtraímos o quociente do número inteiro superior à ele.

          Podemos usar como exemplo o nônio do paquímetro usado em nossos estudos de 39mm de comprimento e 20 divisões, a fim de descobrirmos sua precisão nós devemos fazer o quociente 39/20 = 1,95. Subtraindo-se 1,95 de seu inteiro superior mais próximo ‘2’ teremos: 2- 1,95 = 0,05mm, que representa a precisão de tal paquímetro.

          Agora que já sabemos como usar o nônio, vamos aprender a fazer medidas no paquímetro. Antes de fazer a medida do objeto devemos abrir o paquímetro e encostar o objeto na mandíbula fixa, depois deve-se aproximar a mandíbula móvel, com o polegar, suavemente do objeto.Após realizar tais passos devemos fazer a leitura das medidas no paquímetro, primeiramente devemos ler os milímetros inteiros presentes na escala da régua principal,ou seja, aqueles que estão à esquerda do zero do nônio, depois devemos fazer a leitura do nônio que consiste em observar qual traço do nônio coincide com algum outro traço da régua principal, chegando no número do traço desejado devemos multiplica-lo pela precisão do paquímetro, a fim de obtermos as facões de milímetros.e por fim é só somarmos os milímetros inteiros com as frações de milímetro para chegar na medida do objeto desejado.

          Podemos utilizar o exemplo a seguir para mostrar mais claramente como se chegar na medida de um objeto através do paquímetro. (Figura 6).

[pic 7]Figura 6

Primeiro devemos zerar o paquímetro e verificar qual é sua precisão. (Figura 7).

[pic 8]

Figura 7

Após observar que a precisão do paquímetro é de 0,05mm (pois 39/20 = 1,95 e 2 – 1,95 = 0,05mm), vamos fazer a leitura da medida em tal exemplo. (Figura 8).

[pic 9]

Figura 8

Podemos ver que a medida em milésimos inteiros na régua indica 23mm, pois é o último inteiro antes do 0 do nônio. Agora devemos fazer a medida da fração de milímetros, que consiste em observar a o traço do nônio está coincidindo com o traço da régua no fim do intervalo 17, logo multiplicando 17 x 0.05(a precisão) chegaremos em 0,85mm. Então somamos 23mm + 0,85mm = 23,85mm, que é a medida desejada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (458.3 Kb)   docx (415.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com