TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Granulação

Por:   •  25/10/2018  •  Resenha  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 5


                             Trabalho de Corrosão

         Engenharia de Materiais                

                                    Professor Castillo

        

Leticia de Souza Oliveira                                                 726112

Santo André - SP

2018


Sumário

  1. Introdução..............................................................
  2. História ..................................................................
  3. Especificações de uma extrusora ............................
  1. ..............................................................................
  2. ..............................................................................
  3. Conclusão .............................................................
  1. Bibliografia .............................................................


Introdução

A granulação tem como objetivo transformar materiais de partículas pós cristalinos ou amorfas, em sólidos de resistência e porosidade variadas. Esse processo é constituído por várias funções nas maquinas e existem diversos materiais a serem utilizados.

O processo de granulação é um dos mais utilizados, por causa do grande uso na preparação de compostos poliméricos que são utilizados na fabricação de produtos plásticos.

Trabalhar com materiais granulados e um conjunto de diversos aditivos (em pó ou em liquido), que são formados direto da extrusão, podem haver mudanças prejudiciais ao material, exemplo que podemos citar é a alteração de cor nos produtos que não obedecem o padrão previsto.Com isso, se tornar essência analisar e preparar o composto com cautela, no qual contém diversos aditivos com são necessários para a produção das peças produzidas.

Dessa forma, os materiais passam peo processo de extrusão com diui o composto com uma resina polimérica virgem (ou qualquer outro composto necessário para a produção do composto).  Materiais plásticos (polímeros) são alimentados por um funil de alimentação e transforma se internamente em uma massa fundida para assim serem moldados no sistema de cabeçote (matriz.)

Neste trabalho detalharemos os processos de uma granulação e da extrusão, detalhando suas aplicações e funções de cada máquina, conforme o seu composto designado.

História

A primeira extrusora industrial foi inventada por Joseph Bramaj em 1795, e era utilizada para a fabricação contínua de tubos de chumbo. As primeiras extrusoras que operavam intermitentemente, foram feitas para o processo da borracha em 1845, eram máquinas do tipo êmbolo e foram utilizadas para revestir fios condutores com guta – percha, foram desenvolvidas por Henry Bewley e Richard Brooman, na Inglaterra. Em 1846 foi registrada uma patente para revestimento de cabos elétricos por esse processo. O primeiro cabo submarino entre Dover e Calais, em 1851, foi manufaturado por uma extrusora.

Em meados de 1860, um novo desenvolvimento trouxe inovação para a extrusora: o uso da rosca para fabricar as peças perfiladas, foi desenvoldida por A.G. de Wolfe, nos Estados Unidos. A primeira máquina para extrusão de termoplásticos foi construída por Paul Troester em 1935, na Alemanha, antes desse fato as extrusoras eram utilizadas na produção de outros materiais como a borracha, nitrato de celulose e caseína, onde era suficiente o aquecimento do sistema somente com o vapor.

Desta data em diante as extrusoras passaram de aquecimento por vapor para elétrico e aumentaram seu comprimento. No final dos anos 1930, foram desenvolvidas extrusoras de dupla rosca por Roberto Colombo e Carlo Pasquetti, na Itália.

Extrusão

A palavra extrusão vem do vocabulário latino, onde “ ex “ significa força e “ tudere “ significa empurrar. É um processo através do qual é reduzida a secção transversal de um corpo, geralmente de forma cilíndrica, através das aplicação de altas tensões de compressão, onde o corpo é forçado a escoar através do orifício de uma ferramenta. É uma forma de moldagem muito antiga, onde seus equipamentos também são utilizados na fabricação de materiais cerâmicos, eletrodos de carno, grafite para lapiseiras e polímeros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com