TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hidrométrica e Batimetria

Por:   •  17/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Hidrometria e Batimetria

Trabalho: Apresentar um resumo de três métodos de medição de vazão, destacando as vantagens e desvantagens de cada método:

É de grande importância a descoberta da vazão volumétrica de rios ou córregos. A partir de métodos de medição é possível saber a quantidade de diluição e vazão dos cursos de água. Também é possível calcular o potencial de uma hidrelétrica, quantidade de sedimentação, assoreamento de reservatório etc.

A vazão volumétrica consiste em uma grandeza que determina a quantidade de fluido que escoa através de uma seção transversal em um conduto livre ou forçado por uma unidade de tempo.

Método dos flutuadores: método fácil de aplicar, pois necessitada de poucos equipamentos para executá-lo e com baixo custo de execução. Sua desvantagem é por ser pouco preciso, sendo normalmente usado em cursos de águas maiores, onde é impraticável a medição direta e difícil instalar vertedores.

A vazão é dada pela razão entre área e velocidade.

Para utilizar esse método recomendasse medir uma distância de 20 a 30 metros de distância no percurso do rio, visando uma parte onde a água seja uniforme e retilínea.

O próximo passo é dividir o rio em várias seções espaçadas entre si, visando obter uma melhor noção da velocidade da água. Em seguida soltar os flutuadores nessas seções e anotar o tempo que o objeto leva para percorrer a distância. A partir do tempo e distância percorrida é possível calcular a velocidade média das seções do rio.

Sendo assim através da velocidade média e a área da bacia é possível calcular o volume aproximado de fluido que passa.

Método do molinete: comparado ao método do flutuador é mais preciso, pode ser usado em grandes rios para calcular o volume, maior facilidade de obtenção de dados, pode-se medir com mais facilidade a velocidade da água em diferentes profundidades.

Apesar de ser melhor que o método do flutuador, ele é um mais caro, precisa de aferições em laboratórios.

Semelhante ao método anterior, ele consiste em medir a velocidade em diferentes seções e profundidades do rio.

Possui um mecanismo que faz a contagem do número de voltas dadas pela hélice do aparelho, e através desse número é possível executar um cálculo para obter a velocidade daquele trecho do rio.

Possuindo a área do leito do rio, e a velocidade da água em diferentes trechos, é possível obter um valor aproximado da quantidade de água que percorre.

Método acústico FlowTracker: é um método acústico utilizado principalmente para medição de vazões em baixa profundidade. Este aparelho acaba seguindo os mesmos princípios do método dos molinetes.

Este aparelho solta pulsos curtos de som que se propagam e são refletidos em várias direções, os receptores captam os o sinal para obtenção dos dados. Pode-se obter direção, velocidade e sentido do fluxo.

Uma das grandes vantagens é a agilidade na obtenção de dados de velocidade, profundida e médias. Além de possuir display digital de que com facilidade pode-se ler os dados, onde já se tem um cálculo automático da vazão do córrego. Apesar disso ele possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com