TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hidráulica B

Por:   •  22/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, AMBIENTAIS E DE TECNOLOGIAS

CURSO: Engenharia Civil

DISCIPLINA:  Hidráulica Geral A

CÓDIGO: 61212

N° DE HORAS SEMANAIS:         04

PERÍODO: 5º

TURNO: Mat/Not

DOCENTE(S):  Evaldo Miranda Coiado

  1. EMENTA:

Dimensionamento de condutos sob pressão; Posições da tubulação em relação à linha piezométrica; Condutos equivalentes; Condutos em série e paralelo; Instalações de recalque; Noções sobre escoamento variável em condutos forçados.

Prática: Levantamento de uma curva característica de bomba centrífuga em série e em paralelo.

  1. OBJETIVOS:
  1. Objetivo(s) Geral(is): Dar ao aluno as condições para compreender o dimensionamento de condutos sob pressão, em regime permanente e variável, como também entender sua aplicação em instalações hidráulicas.
  2. Objetivos Específicos: Dar ao aluno os conceitos básicos de dimensionamento de condutos forçados; Instalações de recalques e noções de escoamento variável em condutos forçados de maneira a prepará-lo para as disciplinas cujos conteúdos dependam do conhecimento prévio desses conceitos.

3.  CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Capítulo 1: Acessórios das Tubulações; Válvulas; Juntas de Expansão; Ventosas; Meios de Ligação de Tubos; Medidores de Vazão: Venturi, Diafragma e Tubo de Pitot; Capítulo 2: Cálculo dos Condutos sob Pressão; Introdução; Traçado da Linha Piezométrica e de Energia; Velocidades Empregadas nas Tubulações; Posições das tubulações em relação a Linha; Piezométrica; Condutos Equivalentes; Capítulo 3: Instalações de Recalque; Bombas Centrífugas; Introdução; Altura Manométrica; Potência; Curvas Características de uma Bomba Centrífuga; Curva Característica do Sistema ou Tubulação; Ponto de Trabalho; NPSH; Cavitação; Associação em Série e Paralelo; Diâmetro Econômico de uma Tubulação de Recalque; Leis de Similaridade; Capítulo 4: Escoamento Variável em Condutos Forçados; Noções Gerais sobre Transientes Hidráulicos.

4.  METODOLOGIA

A disciplina Hidráulica Geral A, no curso de Engenharia Civil, é teórica e ministrada no 5º semestre letivo do curso. Nas aulas expositivas são desenvolvidos os conceitos teóricos de Hidráulica Geral, necessários para as disciplinas que a têm como pré-requisito. Os conceitos teóricos são seguidos de exercícios de aplicação em forma de listas e exercícios complementares divulgados durante o semestre letivo. São também utilizados recursos visuais.  

  1. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Critérios de Avaliação: A média final “M” será obtida através do seguinte critério:

Média: M

[pic 3]

onde:

P1 = 1ª Prova

P2 = 2ª Prova

5.1 Instrumentos de avaliação: A avaliação de aprendizagem se dará através de duas provas escritas denominadas P1 e P2, trabalho(s) e exercícios.

5.2 Estratégias de Recuperação: Durante o semestre serão passadas listas de exercícios,    alguns desenvolvidos em sala com a assistência do professor e outros para que sejam trabalhados em casa, como também a realização de trabalho(s). Quanto aos exercícios passados, a resolução estará disponível no AVA, após a data de entrega dos mesmos. Após cada prova, em data previamente agendada, será realizada a vista da prova. Nessa vista os conteúdos não alcançados por cada aluno, serão apontados e indicados exercícios complementares. Será realizada uma prova denominada Avaliação da Recuperação de Conteúdo no final do semestre, conforme data previamente agendada. Somente os alunos com média inferior a 5,0 (cinco), farão essa avaliação, que abrangerá todo o conteúdo ministrado no semestre, devendo substituir a menor nota entre as provas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com