TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Industrialização

Por:   •  11/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Produção: (serviço / manufaturada)

  • Produção é todo tipo de atividade ou processo que dá origem a um determinado serviço, objeto ou produto. Relacionado com a ação de produzir. O processo de produção envolve uma série de etapas e fatores que combinados, satisfazem as necessidades da sociedade à medida em que ocorre a demanda de bens e de serviços. São fatores como a terra, que fornece os recursos naturais, o esforço humano dedicado para a criação de determinado produto ou serviço e o capital, que representa o conjunto de bens que serve tanto para aumentar o processo da produção do produto como para o seu consumo.
  • Produção de serviço é um conjunto de atividades realizadas para responder objetivos e expectativas de um cliente.
  • Produção manufaturada é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. Embora o termo manufatura tenha surgido relacionado ao trabalho manual, atualmente usamos a expressão "produto manufaturado" para nos referir ao bem produzido de forma industrial, ou seja, com o uso de máquinas. O termo manufatura também é empregado para o local de produção de bens industrializado, ou seja, a fábrica.

Industrialização:

  • Se caracteriza pelo processo de desenvolvimento industrial em uma determinada localidade, cujo principal interesse é a substituição do modo de produção para maximização dos lucros. Esse fenômeno ocorre através da mecanização das atividades em substituição de algumas funções exercidas pelo homem, proporcionando uma produção em série e em grande escala.

Projeto:

  • Pode ser definido como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado, são atividades ou empreendimentos que têm início e fim programados, devendo resultar em um serviço ou produto final.

Processo:

  • É um conjunto de medidas tomadas por algum propósito. O significado de processo está ligado ao entendimento de que por causa de algum objetivo, medidas devem ser alcançadas. Apresenta relação com o entendimento de “ir em frente” e de também “avançar”.

Gestão:

  • Significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.

O conceito de gestão é usado amplamente no campo empresarial, em diferentes setores; dentro de cada um dos setores, gestão é o ato de gerenciar os recursos de forma eficiente para que as metas pré-estabelecidas sejam alcançadas.

Eficiência x eficácia:

  • A eficiência seria o ato de “fazer certo as coisas”, enquanto que a eficácia consiste em “fazer as coisas certas”. A eficiência seria a classificação do comportamento de alguém que agiu com perfeição na realização de um determinado trabalho.
  • Já a eficácia abrange um plano mais amplo, não se limitando apenas no cumprimento de um trabalho, mas sim na resolução total de uma situação. A eficácia é saber o que fazer. Um trabalho feito com eficiência, mas sem eficácia para a conclusão de determinado plano, passa a ser inútil, pois não agregará nada de substancial, por mais bem feito que tenha sido executado.
  • A diferença entre eficácia e eficiência é que enquanto a eficácia refere-se a fazer a tarefa certa, completar atividades e alcançar metas, a eficiência é sobre fazer as coisas de forma otimizada, de maneira mais rápida ou com menos gastos.
  • Eficaz (adj.) - É algo adequado para atingir um propósito, de modo a alcançar o resultado pretendido ou esperado.
  • Eficiente (adj.) - Quando a tarefa é executada da melhor maneira possível, com o menor desperdício de tempo, esforço e recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com