TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança na Manutenção

Por:   •  10/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

UFF – UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

TEP00171 - FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO - A1

Iris Matias Pessoa de Oliveira

Como tratar a liderança numa equipe de manutenção

A liderança é uma atividade da vida moderna e um fator de sucesso na atualidade.

O comportamento do gestor é essencial para o sucesso de uma companhia e o papel desse líder vai desde a tomada rápida de decisões, coordenação de equipes e atividades à resolução de problemas.

Ser um líder de manutenção exige saber lidar com os problemas diários que demanda decisões rápidas e concisas e, eventualmente, emergenciais. Os imprevistos acontecem de maneira rotineira — e é preciso saber lidar com eles para aprimorar os resultados alcançados. Também é necessário trabalhar a transformação digital e o cenário da indústria 4.0 que exige uma reavaliação das posturas e do modelo de negócios

Buscando um funcionamento de forma adequada, a indústria realiza a contratação de um líder que deve ser capaz de apoiar o time em diferentes procedimentos, além de oferecer a motivação e a energia necessárias para a equipe. É pelo equilíbrio desses diferentes aspectos que se torna mais fácil assegurar eficiência e qualidade na fabricação dos mais diversos produtos.

Os líderes na indústria devem instruir as equipes sobre o uso adequado de equipamentos e procedimentos de segurança, a fim de prepará-los em caso de imprevistos. Todos os colaboradores precisam contar com os acessórios apropriados, como luvas, óculos e roupas externas de proteção. Cabe ao gestor analisar também as verificações de segurança durante o processo de produção e em atividades de monitoramento dos colaboradores.

O equilíbrio entre o trabalho na indústria e as tarefas administrativas do líder, contribui de maneira significativa para o alcance de resultados. Para isso, é necessário utilizar programas que acompanhem orçamentos e inventários de equipamentos.

O papel do líder é relevante visto que além de motivar a equipe, ele é responsável pelo alcance de bons resultados.

Existem alguns perfis de liderança que podem ser aderidos, sendo, liderança autocrática, democrática e liberal.

A autocrática é caracterizada por gestão e controle individual sobre todas as decisões a serem realizadas pelo setor, com a mínima opinião dos membros da equipe. E na manutenção essa forma pode gerar tensões e desmotivação para a equipe, interferindo diretamente na eficiência da produção. Seguindo apenas a ideia do líder, muitos erros e falhas potenciais podem passar despercebidos através de um único ponto de vista, além de se tornar uma liderança estagnada, sem melhorias para a área. Muitas vezes os membros das equipes querem adicionar novas ferramentas e ideias para a rotina de manutenção, mas são impedidos pelo líder.

A liderança democrática é caracterizada pela participação e opinião dos liderados no processo de decisão. Os líderes dessa categoria orientam a equipe na realização das atividades, porém as decisões são tomadas em conjunto a fim de compartilhar conhecimento e reduzir erros. E na manutenção essa forma demonstra maior envolvimento e preocupação com um melhor resultado de toda a equipe, contribuindo para maior eficiência do setor. É comum encontrar um PCM (Planejamento e Controle de Manutenção) muito forte nesse tipo de liderança. Tendo participação de todos os membros, torna-se mais fácil a percepção de erros ocasionais e gera-se ideias para manter as atividades sempre atualizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (292.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com