TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista 5 fen 3

Por:   •  15/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

Ao longo desse ciclo, é possível perceber os impactos sociais e ambientais que acontecem desde a extração da matéria prima até o descarte final do produto, ou sua reciclagem. Para reduzir o impacto ambiental destes produtos temos que otimizar ou repensar algum dos processos vinculados ao ciclo de vida do material. Além disso mudança de hábitos e pensamentos são essenciais e temos que levar em contas fatores situacionais e sociais que serão melhores discutidos no tópico 2 (SETAC, 1993).

Existem algumas técnicas para avalição do ciclo de vida, uma delas é a “Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)” que foi desenvolvida para mensuração dos possíveis impactos ambientais causados como resultado da fabricação e utilização de determinado produto ou serviço (IBICT, 2021). A abordagem sistêmica da ACV é conhecida como do “berço ao túmulo”, na qual são levantados os dados em todas as fases do ciclo de vida do produto. A técnica se baseia nos dados quantitativos, conseguindo assim encontrar os pontos fracos no ciclo que podem ser melhorados. As ISO em que esse método se baseia, como indica (IBICT, 2021) é:

ISO 14040 – Princípios gerais (1997)

ISO 14041 – Definição do objetivo e escopo e ICV (1998)

ISO 14043 – Interpretação (2000)

ISO 14040 – Princípios gerais (2006)

ISO 14044 – Requerimentos e diretrizes (2006)

O método pode ser dividido nas seguintes etapas:

Definição dos Objetivos e Escopo: é o momento em que se determinam os objetivos e o que vai ser explorado no estudo do estudo, os critérios de qualidade, as regras de corte e as categorias de impacto a serem consideradas (IBICT, 2021).

Análise de Inventário: Esta etapa compreende a coleta de dados e cálculo aplicados às entradas e saídas do sistema de produto estudado. Os procedimentos de cálculo visam quantificar cada fluxo e referenciá-lo de acordo com os padrões estabelecidos na etapa anterior (CICLOG, 2021).

Avaliação de Impacto de Ciclo de Vida: esta fase da ACV tem como objetivo, estudar a ordem dos impactos ambientais potenciais, utilizando os dados compilados (CICLOG, 2021).

Interpretação: nesta etapa, as constatações dos passos anteriores são consideradas em conjunto, de forma que informações do inventário e informações geradas pela avaliação de Impacto sejam convergidas na forma de conclusões para que assim cheguem em recomendações aplicáveis (CICLOG, 2021).

Temos a seguinte imagem como referencial para esse procedimento:

FIGURA 2 - CICLO DE AVALIAÇÃO

FONTE: (ENCICLO, 2021)

Agora vamos tentar observar o que podemos melhorar com base nos conhecimentos comuns. Como foi discutido anteriormente podemos dividir a cadeia produtiva em produção da matéria prima para o produto, passando pelo processo de fabricação e transporte. Assim podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com