TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logica Para Concurso

Por:   •  19/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

ANM

A árvore de natal nada mais é que um sistema inteligente de válvulas instalado para controlar o fluxo de extração de petróleo e gás dos poços. Sua principal função é distribuir o petróleo para os equipamentos que fazem parte do processo de refino do produto. As árvores de natal podem ser instaladas a até 2 mil e quinhentos metros de profundidade e, dependendo da vazão, podem bombear de 5 mil a 15 mil barris de petróleo por dia. Seu uso não se limita apenas a exploração submarina, existe a árvore de natal seca por exemplo para exploração em terra.

[pic 1]

[pic 2]

Componentes da ANM:

[pic 3]

Cada componente desempenha uma função, como a válvula DHSV, válvula de segurança que fecha o poço a sinal de vazamento de gás. Umbilical de controle por onde chega fluidos de produção, potência hidráulica  para acionamento de válvulas onde essa potência é mantida na HPU.

Fabricantes

Os fabricantes de ANM no Brasil são: BAKER/HUGHES; NATIONAL; EQUIPETROL; MIC; VILLARES/SADE VIGESA; ABB/VETCO; CAMERON; CBV/FMC; AKER e DRIL-QUIP.

Interface

[pic 4]

Caso seja necessários reparos na ANM, o mesmo pode ser feito por ROV( robô submarino) ou mergulhador, nesse ultimo caso para lamina de água de no máximo 300m.

Manifolds

Simplesmente um controlador e distribuidor de fluxo. A produção da ANM chega ao manifold que direciona o fluxo para a UEP.

[pic 5]

Seu uso pode baratear uma produção, pois reduz o número de linhas, antecipa produção entre outros aspectos.

[pic 6]

Sua instalação é através de um guindaste via balsa ou por movimento de pendulo.

O comando é via navio, existem unidades de controle tais quais podemos citar:

Equipamentos de superfície

Estação controle central(MCS)

Unid. alimentação elétrica(EPU)

Modem (modulador/demodulador)

Unid. aliment hidráulica(HPU)

Equipamentos submarinos

Módulo Distribuiç  Elét/Hid (EHDM)

Módulo Contr. Submarino (SCM)

Sistema de distribuição submarina

Sensores Remotos.

Linhas flexíveis

Linhas flexíveis são dutos que conduzem fluidos, umbilicais. Na pratica, a linha flexível tem um diâmetro menos que um duto rígido, se adequa melhor ao solo marinho, custo mais elevado devido a tecnologia que faz flexionar.

Formada por oito camadas, sendo a camada mais interna a carcaça metálica entrelaçada que resiste a tensão axial, corrosão e pressão dos fluidos, pois está em contato direto com o mesmo. A capa mais externa chamada de capa externa é a capa de proteção, contra maritimidade e choques de linha.

Composta por uma série de componentes, tais como: Valvulas, boias e flutuadores, conectores, restritores de curvatura, enrijecedores.

O navio PSLV solta as linhas flexíveis enrroladas em carreteis, que serão ligadas da UEP para o manifolde, recebendo dois nomes riser e flowlines diferenciadas pela sua posição no leito marinho.

A preocupação das linhas flexíveis é com os esforços solicitantes, como os dinâmicos por exemplo(ondas, passeio UEP, cruzamento de linha), usa-se boias e flutuadores para aliviar o peso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (582.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com