TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MECANICA DOS SOLOS

Por:   •  22/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.403 Palavras (14 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 14

MECANICA DOS SOLOS

Qual o intuito de estudarmos mecânica dos solos? R=  é uma disciplina da Engenharia Civil que procura prever o comportamento de maciços terrosos quando sujeitos a solicitações provocadas, por exemplo, por obras de engenharia. O solo para a engenharia?R =-Condição Natural: fundacao =(estradas,edificios,pontes,viadutos)/pavimento:(piso industrial,patio,estrada,aeroporto)/estrutura enterrada:(casa de forca,tubulacoes,galerias)/aterro:(barragem,estrada, industrial)/solo estrutural:corte:(estrada, mineracao) /vala:(fundacao,galeria) -Material de Construção: aterro:(barragens de usos múltiplos)/bases e sub-bases: (estradas, pátios). Intemperismo:Físico,Químico,Biológico, intemperismo físico: degradação da rocha por meio de processos físicos, sem alteração da sua composição química. Intemperismo químico – conjunto de reações químicas que alteram os minerais que compõem as rochas. intemperismo biológico: é o processo de transformação das rochas a partir da ação de seres vivos, como bactérias ou até mesmo animais. Incluem-se nesse processo as raízes das árvores, as ações de bactérias, a decomposição de organismos ou excrementos, entre outros. Taxionomia do Solo: Horizontes,Peculiaridades dos Horizontes,Componentes Físicos, Componentes Químicos, Atuação Biótica. -Indices Físicos- estado do solo é decorrente da proporção em que essas três fases se apresentam, e isso irá determinar como ele vai se comportar. (IndicesUmidade do solo,Indices de Vazio,Porosidade,Grau de Saturação,Peso Específico dos Grãos,Peso Específico Natural,Peso Específico Seco). - Relevância dos Indices Físicos: São valores que tentam representar as condições físicas de um solo no estado em que ele se encontra. - São de fácil determinação em laboratórios de geotecnia e podem servir como dados valiosos para identificação e previsão do comportamento mecânico do solo. - Embora existam em número considerável - alguns já em desuso - TODOS os índices físicos podem ser obtidos a partir do conhecimento de quaisquer três deles. Limites de Consistência: Consistência,

Plasticidade,Contração.(olha piramide).Granulometria: Todos os solos, em sua fase sólida, contêm partículas de diferentes tamanhos em proporções as mais variadas. - A determinação do tamanho das partículas e suas respectivas porcentagens de ocorrência permitem obter a função distribuição de partículas do solo e que é denominada distribuição granulométrica. - A distribuição granulométrica dos materiais granulares, areias e pedregulhos, será obtida através do processo de peneiramento de uma amostra seca em estufa, enquanto que, para siltes e argilas se utiliza à sedimentação dos sólidos no meio líquido. - Para solos, que tem partículas tanto na fração grossa (areia e pedregulho) quanto na fração fina (silte e argila) se torna necessária a análise granulométrica conjunta. Técnicas de Sondagem do Solo : Sondagem à Percussão

Sondagem à Percussão é o ensaio mais utilizado na construção civil da maioria dos países e no Brasil foi normatizado pela ABNT na NBR 6484 “Solo – Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio” (SPT- Standard Penetration Test) / Permite a determinação do perfil geológico e a capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo, a coleta de amostras destas camadas, a verificação do nível do lençol freático, a determinação da compacidade ou consistência dos solos arenosos ou argilosos, respectivamente e também a determinação de eventuais linhas de ruptura que possam ocorrer em subsuperfície.

O que é Solo ? Superfície inconsolidada que recobre as rochas, e mantém a vida animal e vegetal da Terra. Constituído de diferentes camadas, desenvolvidas com o tempo, sob ação do clima e da atividade biológica. (VIEIRA, 1975). - Como se forma um solo?(1desgaste, 2transporte, 3deposicao). Desgaste:Geologia                          Morfoestrutura / Geomorfologia  Morfoestrutura: Morfoescultura:Associação de fatores e ações do intemperismo se expressando em rochas e solos originando novas feições e modelados no relevo. INTEMPERISMO: Conceito:Conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que ocasionam a desintegração e decomposição das rochas.A rocha, depois que se altera, recebe o nome de regolito ou manto de intemperização.- Intemperismo Físico/ Mecânico: Desagregação ou desintegração do material de origem (rocha ou sedimento) sem que haja alteração química dos minerais constituintes.

 Causa uma desagregação de fragmentos cada vez menores, conservando as características de seus minerais, aumentando a superfície de contato dos fragmentos, o que colabora com o intemperismo químico.

 Em regiões desérticas e de clima semiárido esse processo é mais intenso. - Exemplos de Intemperismo Fis.: Variações de temperatura:A contínua variação de temperatura induzindo afragmentação/diaclase em rochas.EX: Congelamento e Esfoliamento esferoidal,Deslocamentos de materiais:

Vinculado com o deslocamento de materiais tendo como principais agentes a água, vento e a gravidade.EX: Marmitamentos e Erosão eólica.(a elteraçao esferoidal resulta na produçao de formas arrendondadas a partir de formas angulosas de blocos de rocha.) Intemperismo Químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais.Intemperismo Químico: EXEMPLOS:

hidratação e hidrólise (quebra das estruturas cristalinas),oxidação (Fe, Mg, S – orgânicos e inorgânicos)

 redução ou carbonatação (ácido carbônico). Ocorre completa mudança das propriedades físicas e químicas, aumentando o volume dos componentes minerais formados secundariamente, quando comparados com os minerais primários, (carbonataçao). - Intemperismo Biológico: O Intemperismo Biológico ocorre através dos seres vivo (plantas ou/e animais) onde estes desempenham de forma direta ou indireta o trabalho muito importante na intemperizaçao das rochas.Tem aspecto importante do intemperismo biológico é o seu papel no desenvolvimento e formação dos solos.Este tipo de intemperismo produz os solos maisférteis do mundo, sendo muito comum na Rússia e na Ucrânia,(vegetal radicular). PRINCÍPIO DE FORMAÇÃO DO SOLO: COMPONENTE INORGÂNICO:Rocha intemperizada por ação química ou física associados a Minerais secundários. + COMPONENTE ORGÂNICO: Material orgânico decomposto por ação de organismos decompositores. - Fatores de Formação do Solo: SOLO = Ƒ (CLIMA . BIOSFERA . ROCHA MATRIZ . RELEVO . TEMPO). CLIMA: TEMPERATURA: Influencia na intensidade do intemperismo químico. Segundo a lei de Vant’Hoff, a cada 10ºC de aumento da temperatura dobra-se a velocidade das ações químicas. ÁGUA: Fator químico – Auxilia nas ações do intemperismo químico devido aos elementos em sua composição assim como o gás carbônico nela dissolvido. Fator Físico – Atua nos segmentos de transporte e deposição dos materiais desagregados. Exemplo: Materiais originários de uma mesma Rocha em Climas diferentes podem dar origem a solos diferentes. Climas Similares atuando sobre diferentes Rochas podem dar origem a solos  similares. BIOSFERA: Microorganismos (Microfauna e Microflora)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (265.3 Kb)   docx (432.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com