TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Modelum Relatorium

Por:   •  23/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 6

(Acrescentar neste local as logomarcas UFU e FEQUI)

TÍTULO DO EXPERIMENTO

DEVERÁ SER EM FONTE TIPO TIMES NEW ROMAN 16, NEGRITO, Centralizado, ESPAÇO SIMPLES.

(dois espaços)

(Times New Roman 12)

Autores: Ana Batalhão Silva; Carlota Distorcida Souza

(um espaço)

Faculdade de Engenharia Química – Universidade.Federal de Uberlândia

Campus Santa Mônica - Bloco 1K, CEP: 00000-000, Uberlândia – MG - Brasil

Telefone: (xx-00) 000-0000 – Fax: (xx-00)000-0000

E-mail: ana.silva@terra.com, csouza@gmail.com 

 (dois espaços)

RESUMO – (Times New Roman 12) O texto do resumo não deve conter referências bibliográficas, deve ser escrito em português. Deve conter no máximo 150 palavras, em espaço 1 (um), sendo que depois da margem esquerda e antes da direita deve haver um espaço de 10 mm. O texto deve conter, método e equipamento utilizado, o que feito no experimento, alguns resultados obtidos no experimento.

(um espaço)

PALAVRAS-CHAVE:devem estar relacionadas com assunto abordado. Não usar expressões; trabalhos; congresso. ( mínimo 3)

(um espaço)

Objetivos: Apresentar o(s) objetivo(s) do experimento de forma direta. Sempre iniciando frases com verbos no infinitivo.

Uberlândia, ... de ....... de 20.......

Nota:          data de correção:.../.....

1. INTRODUÇÃO (times, 14)

(um espaço)

O título é um cabeçalho de primeira ordem, deve ser numerado com algarismos arábicos, alinhados junto à margem esquerda, com letras maiúsculas e em negrito. Deve ser separado por um espaço duplo antes e depois do texto. Não utilizar mais que duas paginas para esse item.

        A página deverá ser configurada no formato A4 (210mm x 297mm), com orientação “retrato”, em uma coluna, com margem superior e esquerda de 30 mm, e margens inferior e direita de 25 mm. A fonte deverá ser a fonte Times New Roman, tamanho 16 no título, 12 no texto e cabeçalhos de terceira ordem e 10 nas notas de referência dos autores abaixo do título.

        A primeira linha de cada parágrafo deverá iniciar com uma tabulação de 15 mm da margem esquerda, com alinhamento justificado. O relatório completo deverá ter um mínimo de 04 (quatro) páginas e um máximo de 10 (dez) páginas. Serão descontados pontos por página adicional.

        Todo texto (ou Figura) que for extraído da literatura deve ser referenciado. A referência citada deve estar no item final do relatório.

1.1. Segundo Cabeçalho (fonte 14)

Os cabeçalhos de segunda ordem devem ser alinhados junto à margem esquerda, digitados em negrito, sendo maiúscula apenas a primeira letra de cada palavra com separação de um espaço do texto anterior. Terceiro cabeçalho (fonte 12): O cabeçalho de terceira ordem inicia após a tabulação, com caracteres sublinhados, sendo maiúscula apenas a primeira letra da primeira palavra. O texto deve começar na mesma linha do cabeçalho.

1.2. Citações bibliográficas

As referências deverão ser citadas no texto, através do último sobrenome do autor principal e do ano de publicação, o qual deverá estar entre parênteses, conforme os exemplos a seguir: “O trabalho de Souza (2000) mostrou...”, ou “... tem sido mostrado (Souza, 2000)”. No caso de dois autores, ambos são citados, exemplo: “... segundo Rhodes e Geldart (1995)...” Em caso de três ou mais autores, deve-se citar o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão “et al.”.

Trabalhos publicados no mesmo ano e pelos mesmos autores deverão usar as letras a, b, c, junto ao ano, exemplo: “Os trabalhos de Campos et al. (1996 a, b) mostram...”. Todas as citações do texto devem estar contidas nas referências, bem como todas as referências apresentadas devem estar citadas no texto.

2. MATERIAIS UTILIZADOS

        Fazer uma lista dos materiais e equipamentos utilizados. Informar dados como precisão ou resolução, limites ou faixa de uso (ou aplicação), marca, pureza, fabricante etc. Observar que outras grandezas que serão calculadas terão um resultado que será função da precisão do equipamento empregado. Para os valores de propriedade consultados devem ser referenciados sua fonte. Materiais citados no ”roteiro de prática” podem não ter sido utilizados na sua aula experimental.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

        Descrever, passo a passo, o procedimento experimental usado na aula. Fornecer detalhes do procedimento empregado. O “roteiro de prática” serve apenas para auxiliar a execução, portanto observe o que REALMENTE foi feito durante a aula. O procedimento só termina quando o aluno consegue determinar o valor da medida desejada, por exemplo, ao coletar uma amostra úmida e levá-la para a estufa, o procedimento só terminará quando você conseguir o valor de massa seca contida no bécher.

4. TRATAMENTO DOS DADOS

        Dados Experimentais: Apresentar os dados obtidos, preferencialmente na turma, em Tabelas e gráficos. Apresentar valores calculados e o tratamento estatístico dos dados. O formulário de prática está disponível no Moodle e deve ser impresso em duas vias para a aula prática. Apresentar gráficos e cálculos que foram solicitados durante a aula experimental. Buscar dados de comparação na literatura.

        As vias do formulário devem ser preenchidas por cada turma. Uma das vias deve ser assinada pelos alunos que executaram o procedimento e entregue ao professor no horário da aula.

5. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

        Interpretar e comentar os resultados obtidos, apontando possíveis explicações e fontes de erro experimental (não inventar!!!). Comparar os resultados obtidos com aqueles reportados na literatura e discutir os questionamentos levantados durante a aula. Avaliar os erros (relativos e absolutos) experimentais e suas implicações. Mencionar (se existir) dificuldades encontradas.

5.1. Figuras

As figuras poderão ser coloridas, deverão fazer parte do arquivo e serão inseridas no corpo do trabalho, tão próximas quanto possível das referências sobre elas. Cada figura deve ter um título e ser numerada em algarismos arábicos. Os títulos devem ser claros, objetivos e centralizados na parte inferior das mesmas e digitados no seguinte formato: Figura 1 – Título da figura. No texto devem ser mencionadas da seguinte forma: “conforme mostra a Figura 1...”. Um gráfico é considerado uma figura. Caso sejam utilizados modelos para ajuste de dados, todos eles devem estar contidos em um único gráfico. Figuras e tabelas devem ser “chamadas” no texto para que possam ser apresentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (180.2 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com