TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem da Cronanálise em Tempos e Métodos

Artigo: A Origem da Cronanálise em Tempos e Métodos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 3

Cronoanálise:

O que é:

A cronoanálise tem sua origem em Tempos e Métodos. O estudo de tempos foi introduzido por Taylor, e foi usado principalmente na determinação de tempo-padrão e o estudo de movimentos, desenvolvido pelo casal Gilbreth, foi empregado na melhoria de métodos de trabalho. Taylor e Gilbreth desenvolveram os seus trabalhos na mesma época, em 1930

iniciou um movimento geral para estudar o trabalho com o objetivo de descobrir métodos melhores e mais simples de se executar uma tarefa, onde os estudos de tempos e movimentos foram usados conjuntamente, ambos se completando (BARNES, 1977, p.1).

A essa técnica, que serve de base à Racionalização Industrial, recebeu o nome de Cronoanálise, etimologicamente significando “CRONO” = Tempo, portanto, Análise do Tempo. A cronoanálise é o método que analisa o tempo com base no estudo de tempos e movimentos (TOLEDO e KURATOMI, 1988a, p.17).

O estudo de movimentos e de tempos é o estudo sistemático dos sistemas de trabalho com os seguintes objetivos: desenvolver o sistema e método preferido, usualmente aquele de menor custo; padronizar esse sistema e método; determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinado, trabalhando num ritmo normal, para executar uma tarefa ou operação específica; e orientar o treinamento do trabalhador no método preferido

(BARNES, 1977. p. 9).

A cronoanálise é o método mais empregado na industria para medir o trabalho, baseia-se na determinação dos tempos através de levantamentos cronométricos. No entanto, o simples levantamento cronométricos não é suficiente, há outros fatores e condições que influenciam

na determinação do tempo (XAVIER e SENA, 2001, p.19).

Para medir o trabalho, a cronoanálise calcula o valor de UPHh (Unidade de Produção Homem hora), a fim de determinar o tempo, produção ou mão-de-obra necessária em uma indústria.

Objetivo:

A Cronoanálise com o estabelecimento de técnicas inseridas, pretende aprimorar conceitos e filosofias de produção implantadas ou que se deseja implantar, colocando em destaque cada operação ou elemento de transformação de cada produto ou parte dele, agregando valores a cada mudança realizada em termos de mão-de-obra, dispositivos e máquinas empregadas.

A Cronoanálise analisa os métodos, materiais, ferramentas e instalações usadas para a execução de um trabalho, com a finalidade de: - Executar um trabalho de forma mais econômica; - Padronizar métodos, materiais, ferramentas e instalações. - Calcular o tempo exato necessário para a realização de um trabalho em ritmo normal (tempo padrão). - Auxiliar no treinamento de novos métodos.

A Cronoanálise é normalmente aplicada em indústrias, porém seus princípios são universais e podem também ser aplicados em outros setores onde haja necessidade da determinação de um trabalho padronizado.

Objetivos da Cronoanálise:

• Eliminar operação desnecessária

• Padronizar através de medições científicas a execução de um trabalho.

• Reduzir o custo de produção.

• Aprimorar e padronizar os métodos.

• Aperfeiçoar as ferramentas.

• Reduzir a fadiga.

• Definir o layout da fábrica.

• Definir a capacidade produtiva das máquinas da indústria.

• Definir o tempo padrão para execução de uma tarefa.

• Quantificar mão de obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com