TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Permeabilização

Por:   •  20/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

Uma das principais patologias da construção civil são aquelas em que a água é a encarregada. Tais padecimentos geralmente são provenientes de problemas de infiltração que são decorrentes da falta de impermeabilização da área ou até mesmo uma má execução do processo de impermeabilização.

Quando pensamos em construção civil, todos os processos devem ser bem pensados e planejados, assim como a impermeabilização para que não ocorram problemas futuros que venham a comprometer a área em uso ou até mesmo comprometer a estrutura caso a situação se agrave. Apenas com um descuido, a água pode se tornar um problema quando infiltrada na estrutura, pois pode acarretar corrosão de armaduras, degradação do concreto, bolhas na pintura e até mesmo curtos circuitos.

Sendo assim, foi pensado no emprego de produtos impermeabilizantes que prometem proteger a estrutura, evitando transtornos futuros, já que uma boa impermeabilização aumenta a vida útil de uma construção.

Além dos vários tipos de impermeabilizantes disponíveis no mercado, ainda há as distinções de acordo com suas categorias, sendo eles impermeabilizantes Rígidos, Semi-rígidos, flexíveis e semi-flexíveis.

ESTANQUEIDADE

Propriedade de um elemento (ou de um conjunto de componentes) de impedir a penetração ou passagem de fluídos através de si

Tipos de Impermeabilização Rígida

O concreto e as argamassas em geral são capazes de garantir a estanqueidade, mas não podem ser considerados materiais impermeáveis, pois a água pode percolar por entre os poros, especialmente sob pressão (peso), como é o caso de piscinas e reservatórios. Dessa forma, os sistemas de impermeabilização rígidos são argamassas específicas ou aditivos para argamassas e concretos que diminuem a porosidade, conferindo maior impermeabilidade. Também existem sistemas rígidos de impermeabilização na forma de pinturas.

 

Caracteristica, Argamassa Polimérica:

Por se tratar de um produto elastomérico, a argamassa polimérica apresenta um baixo Módulo de Young associado a uma resistência à compressão entre 3,0 MPa e 5,0 MPa o que proporciona, apesar da menor quantidade aplicada, características construtivas que favorecem o não aparecimento de patologias típicas tais como trincas e falhas na alvenaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (230.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com