TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Precisão e Exatidão

Por:   •  19/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE GUARAPUAVA

ENGENHARIA CIVIL

Daniel Sczebrux

Elton Cesar Santos

Giovani Estadim Vandresen

Luiz César Peterlini

Samuel Silva Veloso

Victor Henrique Vensão Américo

Qual a diferença entre Precisão e Exatidão

Guarapuava - PR

2016

Introdução

A execução de qualquer tarefa de metrologia envolve geralmente uma variedade de equipamentos que, devem ser utilizados de modo adequado. A escolha de um determinado aparelho de medição depende dos objetivos do operador em conformidade ao objeto ou material a ser medido. O presente trabalho fará uma breve análise sobre precisão e exatidão, suas semelhanças e diferenças, pois se comenta com frequência sobre esses termos, e é extremamente necessário para o estudo metrológico, saber diferenciá-los.


A DIFERENÇA ENTRE PRECISÃO E EXATIDÃO

Os termos precisão e exatidão são características do processo de medição, sendo que a precisão é a dispersão do resultado de uma série de medidas sendo elas próximas umas das outras e a exatidão está associada à quão próximo aquela medida está do valor verdadeiro.

A precisão, vista por um modo mais abrangente, refere-se a quão preciso é um instrumento com valores próximos do esperado, mas não dando resultados exatos, apenas valores inexatos próximos do esperado a ser obtido. Através do desvio padrão das medições, poderemos classificar se determinado instrumento seja preciso, ou seja, quanto maior o desvio padrão menor é a precisão. Ela deve ser tratada com muita atenção pelo operador desse instrumento, pois quando a medição é vista ou interpretada de forma errada, erros serão significativos.

  • Exemplo: são distribuídos entre três pessoas, três objetos idênticos e aparelhos de medições para averiguarem as medidas, é evidente que teremos medidas diferentes embora sejam muito próximas, ou seja, as medidas podem variar em relação a cada operador, mas se medida com atenção, obteremos uma precisão específica.

Por outro lado a exatidão é a capacidade que o instrumento de medição tem de fornecer um resultado correto para se obter o valor real e coerência entre resultados repetidos. Um equipamento exato é aquele que após uma série de medidas, nos fornece um valor próximo ao valor verdadeiro, mesmo que o desvio padrão seja elevado, ou seja, apresente baixa precisão (não é um valor correto, mas sim aproximado). A exatidão está relacionada às incertezas sistemáticas da medição. A exatidão pode ser avaliada através da calibração do instrumento.

[pic 1]

Fonte: Mundo Educação. Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/exatidao-precisao-das-medidas.htm. Acessado em 15 de março de 2016.

Observando o exemplo acima, afirmamos que um equipamento inexato produz somente um resultado reprodutivo e se o equipamento foi somente exato, pode fornecer um resultado correto, porém com uma grande variação entre as medidas. Se o equipamento por somente preciso, não tem exatidão, fornecendo então um resultado com um baixo desvio padrão longe do valor verdadeiro, mas se o equipamento foi preciso e exato, tem se um resultado com baixo desvio padrão e com o valor próximo ao valor verdadeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com