TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RECRISTALIZAÇÃO

Por:   •  8/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  1.834 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE VILA VELHA – UVV

ENGENHARIA CIVIL

ANTHONY IVENS DA VITÓRIA BERNARDO

FRANKLIN SOUZA CRUZ

KAIO TONUSSI ALCANTARA

LUIZ GABRIEL PENNA

RENATO FREITAS VIVEIROS RIBEIRO

Prática nº 06 (05/09/2016):

RECRISTALIZAÇÃO

Disciplina: Química Experimental.

Professora: Kirlene Salgado Fernandes Penna.

VILA VELHA

SETEMBRO – 2016

ANTHONY IVENS DA VITÓRIA BERNARDO

FRANKLIN SOUZA CRUZ

KAIO TONUSSI ALCANTARA

LUIZ GABRIEL PENNA

RENATO FREITAS VIVEIROS RIBEIRO

RECRISTALIZAÇÃO

[pic 2]

                                             

VILA VELHA

SETEMBRO – 2016

INTRODUÇÃO

Os compostos provenientes de reações químicas geralmente podem estar contaminados com pequenas quantidades de impurezas, que são formadas juntamente com o produto desejado. Também, compostos naturais isolados de organismos vivos (vegetais, fungos, etc.), mesmo que purificados por diversos processos cromatográficos, podem também conter alguma impureza. Nesses casos, a purificação final de compostos cristalinos é feita mediante a técnica da recristalização, que se baseia na diferença de solubilidade do composto e das impurezas em dado solvente ou em misturas de solventes.        

A seleção de um solvente, ou uma mistura de solventes, é muito importante para o processo de recristalização. Qualquer que seja o solvente (ou mistura de solventes), deve ser quimicamente inerte na substância a ser purificada. O solvente deve ter elevada capacidade de dissolução da substância em alta temperatura e baixo poder de dissolução em temperatura ambiente.

As impurezas que forem insolúveis no solvente a quente serão removidas durante a primeira filtração. Entretanto, se houver alguma impureza solúvel nesse solvente, esta deverá também ser solúvel a frio, pois será separada dos cristais durante a segunda filtração.

Durante a solubilização do material a quente, é importante que seja utilizada a menor quantidade possível do solvente, a fim de minimizar as perdas do produto por solubilização. Entretanto, se a quantidade do solvente utilizada for muito pequena, é possível que, durante a filtração a quente, o produto comece a cristalizar no funil. Para contornar esse problema, deve-se utilizar pequeno excesso (2-3%) de solvente na dissolução e ainda aquecer o funil previamente em estufa.

Algumas vezes, o material a ser recristalizado pode conter impurezas coloridas ou resinosas. Estas impurezas podem ser removidas, levando a mistura à ebulição com pequena quantidade de carvão ativo (adsorvente), por 5 a 10 minutos, seguindo-se a filtração simples (em funil de vidro), a quente. A quantidade de carvão normalmente utilizada corresponde a aproximadamente 1-2% da massa da amostra.

OBJETIVOS DA EXPERIÊNCIA

Realizar a técnica de recristalização da uréia para purificação.

MATERIAL E MÉTODOS

Materiais utilizados no experimento:

  • Erlenmeyer;
  • Proveta;
  • Vidro de relógio;
  • Balança;
  • Espátula;
  • Funil de vidro com papel pregueado;
  • Funil de Buckner adaptado a um Kitasato;
  • Uréia;
  • Etanol;
  • Carvão ativo.

METODOLOGIA

A parte experimental da determinação da recristalização, ocorreu em quatro situações:

  1. Colocou-se 70 mL de etanol na proveta e transferiu-se para um erlenmeyer. Em seguida, foi pesado 7.06 g de uréia num vidro de relógio e foi transferido para o erlenmeyer e foi acrescentado uma pequena quantidade de carvão ativo com uma espátula e foi aquecido até a ebulição. Foi filtrado a mistura escura com um funil de vidro com papel pregueado ficando as impurezas e passando a uréia purificada.
  2. Em seguida foi feito o resfriamento colocando aproximadamente 20 minutos da mistura em uma caixa térmica com água e gelo, verificou-se a formação de pequenos cristais da uréia purificada.
  3. Foi colocada a uréia purificada no funil de Buchner adaptado a um Kitasato para fazer a filtração a vácuo em seguida foi adicionado pequenas porções de éter para ficar somente a uréia.
  4. Os cristais que estavam no funil foram recolhidos e passados para um vidro de relógio, em seguida foram secando ao ar e logo após foram colocados na estufa, no dia seguinte foi pesado o vidro de relógio mais a uréia para a determinação da massa dos cristais obtidos no processo de recristalização.

RESULTADOS

Pesagem

Vidro de Relógio (g)

Uréia (g)

Inicial

40.250

7.06

Final

44.209

3.959

DISCUSSÃO

A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais então chamamos de cristalização, se for rápida chamamos de precipitação. O crescimento lento dos cristais, camada por camada, produz um produto puro, assim as impurezas ficam na solução. Quando o esfriamento é rápido as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (244.3 Kb)   docx (80.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com