TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Radiação Térmica

Por:   •  21/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

RADIAÇÃO TÉRMICA

A Radiação térmica é a taxa na qual a energia é emitida pela matéria de temperatura diferente do zero absoluto, é emitida por toda a matéria ao nosso entorno. A emissão diz respeito à energia liberada como resultado de oscilações ou transições dos elétrons constituintes da matéria. As oscilações são sustentadas pela energia interna e temperatura da matéria.

Todas as formas de matéria emitem radiação. A radiação surge da emissão pela matéria e o seu transporte não exige presença de matéria. Uma teoria para a radiação seria a propagação de um conjunto de partículas conhecidas como fótons ou quanta, mas também pode ser alternativamente vista como a propagação de ondas eletromagnéticas. O comprimento de onda da radiação está relacionado com a sua frequência. Sendo que a frequência é a taxa de vibração de uma onda. Uma onda com comprimento de onda longo é produzida quando se tem uma frequência baixa. Quando se tem alta frequência produz-se onda com comprimento de onda mais curto.

A energia vinda do Sol responsável pelo aquecimento da Terra é transmitida por radiação e é denominada de energia radiante. Essa energia se dá na forma de ondas eletromagnéticas que incluem as ondas de rádio, as microondas, luz visível, a radiação ultravioleta, os raios X e os raios gama. Essas formas de energia estão listadas por ordem de comprimento de onda e aparecem do mais longo para o mais curto. Os comprimentos de onda da luz vermelha são os mais longos comprimentos visíveis e os mais curtos são os da luz violeta.

A superfície do Sol, por ter alta temperatura emite energia radiante em alta frequência, grande parte na região do visível. A superfície da Terra, no entanto é relativamente fria, desta forma a energia radiante que emite tem frequência mais baixa do que a luz visível. Isto quer dizer que emite radiação na forma de ondas infravermelhas que não são perceptíveis pelo olho humano.

Espectro da radiação eletromagnética

As várias formas de radiação, caracterizadas pelo seu comprimento de onda, compõem o espectro eletromagnético

Corpo negro

Pode se dizer que corpo negro é um absorvedor ideal, isto quer dizer que ele absorve toda a radiação que recebe, sem refletir qualquer parcela de radiação. É também um emissor ideal, ou seja, para uma dada temperatura, é o corpo que emite a maior potência por unidade de área.

Um corpo negro absorve toda a radiação incidente, independente do seu comprimento de onda e da sua direção.

Para uma dada temperatura e comprimento de onda, nenhuma superfície pode emitir mais energia do que um corpo negro.

O corpo negro é um emissor difuso, isto é, embora a radiação emitida seja em função do comprimento de onda e da temperatura e é independente da direção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com