TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resolução 359/91

Por:   •  21/9/2018  •  Artigo  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 4

TAREFA 2.2

Consulte a Resolução 359/91 do Confea e redija um texto com as 18 atribuições do Engenheiro de Segurança do Trabalho explicando, ainda que preliminarmente, os significados das peças técnicas envolvidas a cada uma delas.

Muito se sabe sobre a importância da segurança no trabalho, dentro do ambiente laboral, o que nos últimos anos tem tido uma atenção especial dos órgãos do governo devido ao aumento das ofertas e vagas no mercado de trabalho. Porem de fato qual a obrigação que a ele compete? Conforme a “resolução 359/91 do Confea”, suas atribuições é muito mais do que apenas ter uma “briga” eterna com o colaborador sobre o uso dos EPI´s (equipamento de proteção individual) e responsabilidade por parte do empregador, quanto á fiscalização do uso dos equipamentos e envio de informações corretas á previdência social para recolhimento dos tributos devidos, para redução de custos financeiros a empresa através da observação dos itens que dizem respeito á segurança, meio ambiente e prevenção de acidente de trabalho.

É de suma importância na função do EST sempre fazer um estudo preliminar de cada ambiente, e o que de fato cada empresa que for prestar serviço realmente qual atividade desempenha, de modo que possa avaliar os riscos e perigos, podendo assim saber indicar de fato ao empregador e ao empregado ao que eles podem estar expostos podendo corrigir ou ate mesmo fazer uma intervenção. Isso inclui controle de poluição, higiene do trabalho, ergonomia, proteção contra incêndio e saneamento.

Após o estudo, identificado todos os riscos e perigos tem que desenvolver técnicas relativas para que os mesmo seja controlados, evitando assim um possível acidente, é nesse momento que o EST vai especificar qual EPI´s e EPC´s de ser utilizado para cada atividade, e instruir todos do setor como deve proceder em cada atividade que a ele é atribuída e como proceder em um possível acidente.

        Umas das coisas que os funcionários mais temem em um EST é que seja relatada alguma irregularidade em cima deles, ou por mau uso dos equipamentos de proteção, ou por imprudência, alguns ate chamam isso de perseguição, e sempre se aplica o velho bordão “trabalho na empresa a mais de 20 anos e nunca me aconteceu nada, não vai ser agora“. Isso é apenas algumas das dificuldades que o responsável pela segurança do trabalho passa. Fazer os treinamentos e avaliar se de fato está desenvolvendo as atividades corretamente. Às vezes não basta apenas dar treinamento ao colaborador e explicar para ele o risco que a saúde dele esta correndo, como grau de exposição a agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos, tais como poluentes atmosféricos, ruídos, calor, radiação em geral e pressões anormais, caracterizando as atividades, operações e locais insalubres e perigosos.

        Por isso algumas empresas propõem politicas rigorosas de segurança no ambiente de trabalho, através da elaboração e implementação dos programas de segurança do trabalho exigido por lei LTCAT, PCMSO... de maneira que ambos estejam amparados tanto o empregado quanto o empregador . Algumas empresas estabelecem medidas punitivas através de advertências ao colaborador por desobediência da politica da empresa, tem também como instituir medidas de satisfação com o colaborador que melhor desempenhou sua função respeitando na integra os treinamentos e a politica da empresa, com bônus salarial ou outros meios.

        É importante se atentar para as áreas de riscos, o engenheiro de segurança do trabalho deve sempre ter atualizado em mãos todas e qualquer alteração da estrutura da empresa, tais como mudança de setor para ambiente diferente , mudança de funcionário de função ou ate mesmo nova contratação, participar dos projetos de ampliação da empresa para sempre manter o mapa de risco atualizado, acompanhar todo ou qualquer trabalhador externo que adentrar dentro do recinto da empresa pois é também responsabilidade dele fiscalizar, fiscalizar as condições que o trabalhador esta trabalhando se é ou não insalubre ou a necessidade de periculosidade, ser informado se houve ou não aquisição de novos equipamentos para possa ser estudado os risco eminente pelo mesmo, por mais simples que seja o risco tem ser corrigido ou implantado um sistema para evitar acidente do colaborador que ali trabalha. Projetar sistemas de proteção contra incêndios, coordenar atividades de combate a incêndio e de salvamento e elaborar planos para emergência e catástrofes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com