TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  1.204 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - Módulo II

1 - Comente sobre os fundamentos da eficiência no combate a incêndios?

A eficiência no combate a incêndio está relacionada a qualidade, quantidade e manutenção dos extintores, a qualidade e quantidade do agente extintor, o treinamento de pessoas e ao plano de controle emergência.

2 - Quais os objetivos dos extintores ?

  • Armazenar determinada quantidade do agente extintor;
  •  Facilitar a utilização do agente extintor (alcance, penetração e distribuição);
  • Proteger o operador ao usá-lo.

3 - Comente sobre as marcações que são feitas no extintor.

A gravação no Extintor deve ser feita por empresa licenciada e deve puncionar nos extintores, de forma indelével e visível: logotipo do fabricante, número de série, ano de fabricação, capacidade nominal, código do Projeto e agente extintor.

Nos extintores de pó químico, de água e de espuma a marcação deve ser feita na borda inferior (saia). Nos extintores e nos cilindros de CO2 a marcação deve ser feita na calota (próxima à válvula de disparo), onde o aço possui maior espessura.

4 - Por que é importante que os extintores fiquem abrigados? O que pode

acontecer com o bicarbonato de sódio e com o CO2 se ficarem expostos ao sol ?

Porque é necessário que seja mantida a integridade do extintor mantendo-os protegidos de fatores externos deteriorantes, como condições climáticas, incidência direta de raios solares, poeiras e detritos industriais, proporcionando maior confiabilidade, visibilidade e organização às instalações.

Temperaturas superiores a 50°C transformam gradativamente o bicarbonato em carbonato, resultando na redução da eficiência na extinção.

Em cilindros de CO2 se a temperatura em seu interior superar 31ºC (temperatura crítica), só existirá a fase gasosa, a pressão aumenta e pode romper o disco de ruptura que é o dispositivo de segurança do cilindro[a].

5 - Comente sobre os dispositivos de segurança dos extintores de pó químico e CO2.

O disco de ruptura tem seu rompimento quando a pressão no interior do extintor encontra-se entre 16 e 19Mpa.

Extintores de pressão indireta possuem válvula de alívio posicionada na tampa do cilindro deve funcionar entre 1,2 e 2 vezes a pressão normal de carregamento.

Extintores de pressão direta possui recurso para liberar pressão interna do cilindro através de fendas na rosca para liberar pressão com ¼ do giro.

6 - Para a escolha da capacidade de uma carreta de pó químico o que deve ser considerado ?

Deverá ser considerada a necessidade da capacidade extintora da carreta e facilidades de acessos.

Escolhendo um extintor de Pó, próprio para as classes “B” e “C”, ele deve ter a capacidade mínima e extinção 20 BC. Isto significa que o extintor deve ser capaz de extinguir um incêndio conforme testado em laboratório, mantendo um tempo mínimo de descarga de 8 segundos, em um recipiente com 4,65 m² que contenha 245 litros de líquido inflamável. Para receber a letra C o extintor tem que ser submetido a teste normalizado de não condutibilidade de energia elétrica. O extintor deve possuir em sua etiqueta uma discriminação de sua capacidade de extinção.

7 - O que é a manutenção dos extintores? Comente sobre os níveis de manutenção.

Manutenção de 1º Nível – Inspeção

Inspeção realizada no extintor de incêndio, em seu local de instalação e sem a desmontagem do equipamento, com a finalidade de verificar se este permanece em condições normais de operação, especificamente referente aos seus aspectos externos.

Manutenção de 2º Nível – Recarga

Reposição ou substituição da carga nominal de agente extintor e/ou expelente, o extintor tendo sido utilizado ou não. Realizada a cada período de 12 meses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (748.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com