TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Superpopulação x Poluição

Por:   •  10/9/2018  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA[pic 1][pic 2]

CENTRO DE TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DPS 1088 - Gestão Ambiental

Jennifer Carvalho

Superpopulação x Poluição

        Quando pensamos na relação entre superpopulação e os seus impactos ambientais, logo pensamos na possível falta de recursos como comida, água e até a falta de espaço no planeta Terra para todas essas pessoas. Mas o fato é que, as 7 bilhões de pessoas que existem hoje na Terra, se colocadas lado a lado, caberiam na cidade de Los Angeles, Califórnia. Além disso, especialistas em agricultura acreditam que a África, se cultivada através de métodos modernos de lavoura,  poderia, alimentar o mundo inteiro. Mas então, qual é o real impacto da nossa crescente população mundial no ambiente e na poluição?

Eu acredito que isso esteja diretamente relacionado com o nosso consumismo. Para atender a demanda de consumo da população, é necessário retirar matérias primas da natureza, fabricar e transportar materiais, fazer grande uso de energia elétrica e de água e muito mais. Além dessa produção desenfreada, o que é produzido normalmente tem menor vida útil, a fim de incentivar ainda mais o consumo, o que gera cada vez mais resíduos, que muitas vezes não são descartados de forma correta. Associando isso com a superpopulação, trago o seguinte dado, retirado do Estadão (2016): “O Brasil produz em média 387 quilos de resíduos por habitante por ano, enquanto apenas 40% vai para o local adequado”. E isso só para o Brasil.

Não posso deixar de citar o consumo da carne. Não existe mais nenhuma indústria que prejudique tanto o planeta como o consumo de carne: é a maior responsável pelo desmatamento, consumo e poluição de água, é responsável por mais gases de efeito estufa do que o setor de transporte, e é o principal motor da destruição da floresta, extinção de espécies, perda de habitat, erosão dos solos, entre outros. Para ilustrar o que esse consumo significa, há 2 infográficos em anexo.

Para concluir, trago a resposta do demógrafo Roberto Luiz do Carmo, pesquisador do Núcleo de Pesquisas da População (NEPO) da Unicamp, à pergunta da Revista Galileu “Existe alguma estimativa que quantos seres humanos o planeta é capaz de carregar sem se exaurir?”: “Depende do nível de consumo e do tipo de uso que essa população faça dos recursos ambientais. Em um padrão de consumo muito baixo, a Terra pode sustentar muito mais do que os 7 bilhões atuais. Ao nível de consumo crescente em que vivemos, com o tipo de uso que se faz dos bens naturais, creio que já ultrapassamos o limite.”. Então, mesmo que a superpopulação não seja um problema, considerando a falta de comida e espaço no planeta, nosso consumismo com certeza é.

Anexo 1: Impactos destrutivos da agricultura no meio ambiente.

[pic 3]


Anexo 2: Impacto ambiental positivo gerado não comendo produtos de origem animal por 1 dia.

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (424.4 Kb)   docx (852 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com