TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Turbina de Tesla na Panela de Pressão

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO ITAPETININGANO DE ENSINO SUPERIOR – IIES

Engenharia de Produção

Turbina de Tesla na Panela de Pressão

Nome  

ITAPETININGA – SP

2016


INSTITUTO ITAPETININGANO DE ENSINO SUPERIOR – IIES

Engenharia de Produção

Nome  

Trabalho apresentado ao Instituto Itapetiningano de Ensino Superior – IIES, como requisito básico para a apresentação da disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas.

Orientador: Guilherme Placco

ITAPETININGA – SP

2016

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo trazer e reunir todos os procedimentos referentes ao desenvolvimento, montagem e dados para a realização do estudo da Turbina de Tesla na panela de pressão, bem como mostrar seu funcionamento através de relatos do grupo. Para isso utilizamos a panela de pressão com um fogão portátil para chegar aos resultados, baseando-se na teoria pesquisada.

Palavras-chave: Turbina de Tesla

SUMÁRIO

1        Introdução        5

2        objeito        6

3        História        7

4        Processo de montagem        8

5        processo de funcionamento        9

6        Conclusão        10

7        Bibliografia        11

INTRODUÇÃO

O presente trabalho buscará construir em proporções menores, um protótipo da Turbina de Tesla, e para tanto usaremos como meio de geração de energia uma panela de pressão, a qual manterá funcionando a turbina através do fluido de vapor. Após o correto funcionamento observaremos além de sua fonte de energia inicial, a energia gerada ao final do processo. Além disso, vamos demonstrar de forma evolutiva, ou seja, passo a passo a montagem da Turbina e seu funcionamento, ressaltando a sua história e o qual o motivo da sua nomenclatura “Tesla”.

        

 

2. Objetivo

O objetivo do presente trabalho é construir uma Turbina de Tesla na Panela de pressão, através de um protótipo com dimensões reduzidas, para que a mesma funcione com a pressão gerada por uma panela de pressão, aprimorando nossos conhecimentos teóricos e práticos na disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas.

Essa experiência foi desenvolvida com o intuito de construir uma miniatura da turbina de tesla, capaz de captar os vapores expedidos pela panela de pressão e assim gerar energia.

A construção de protótipo da turbina de tesla, também levará os alunos a realizar pesquisa para além de entender a montagem e o funcionamento, saber a parte histórica sobre a turbina de tesla, como veremos abaixo.

3. História

Turbina de tesla tem esse nome em função do sobrenome de seu criador, Nikola Tesla, o qual foi patenteado por ele em 1913. Nikola Tesla (1856 —  1943) nascido em uma aldeia da atual Croácia foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e electrotécnica.  É muitas vezes descrito como um inventor da modernidade, um grande cientista, um homem que "espalhou luz.”

 É chamada de turbina, já que ela usa o efeito de camada limite não utilizando uma pá, sem laminas, como uma turbina convencional. Cabe ressaltar que Nikola Tesla queria que tal turbina fosse usada para energia geotérmica, e o modelo original da turbina, funcionava em dois sentidos, devido a uma entrada a mais de fluido.

Comparada a outros sistemas como o de pistão e laminar, a turbina de tesla é bem simples, apresentando um sistema de baixa manutenção e baixo custo. A turbina é caracterizada também pela eficiência da retirada de energia do fluido, no caso do experimento o vapor, que ao passar pela turbina promove a rotação do eixo, dando seu funcionamento, gerando potencia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (223.2 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com