TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem da borracha

Pesquisas Acadêmicas: A origem da borracha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.015 Palavras (17 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 17

BORRACHA

1 - Introdução

A construção civil se caracteriza pela modificação da paisagem, consumo de recursos naturais renováveis e não renováveis, levando à geração de resíduos sólidos e emissões de gases a atmosfera com impactos sobre o meio ambiente, à qualidade de vida da população e à infraestrutura existente.

2 - Conceito

A utilização de resíduo de borracha na área da construção civil tem proporcionado estudos com objetivo de contribuir para as possíveis vantagens no uso deste, como agregados no concreto, colaborando com a preservação do meio ambiente, bem como o desenvolvimento de novos materiais, com características físicas e mecânicas semelhantes ou melhoradas se comparada aos materiais convencionais.

2.1 - Formula Química

Propriedades químicas

Admite-se que a borracha natural é um polímero linear (macromolécula), formado pela adição do isopreno (monômero). O isopreno é um hidrocarboneto pertencente aos Dienos (duas ligações duplas) e também pode ser denominado de 2-metil-butadieno-1,3.

Isopreno

O hidrocarboneto que constitui a borracha natural, o Poliisopreno possui a fórmula molecular (C5H8)n, onde n varia de 200 até 4000, de acordo com o tratamento utilizado. Estes valores correspondem a pesos moleculares compreendidos entre 13 600 e 272 000.

A reação de Ozonólise demonstra que possui uma estrutura resultante da polimerização ordenada do isopreno, como mostra a reação abaixo:

Poliisopreno

3 - Origem

Também conhecida como látex ou Cauchu é obtida a partir da seiva leitosa da seringueira (Hevea brasiliensis) originária das florestas da América central e do sul, pode ainda ser extraída de outras espécies arbóreas da Ásia (Urceola elastica) ou de África (Funtumia elastica) mas a maior parte da produção é feita no Novo Continente, o liquido branco e viscoso é recolhido por vasos pendurados nas árvores após pequenos cortes por onde ele goteja, é considerado um polímero (ou seja de estrutura carbónica) natural. No século XIX descobriu-se que o Cauchu era formado por cadeias de hidrocarbonetos, e durante a primeira guerra mundial químicos alemães começaram a fabricar borracha artificial (ou borracha sintética) a partir de produtos derivados de petróleo que se tornou então a principal matéria-prima para o fabrico de borracha.

3.1 – Histórico

Os indígenas da região Amazônica já faziam uso da borracha antes da presença dos europeus. O uso da borracha foi mencionado pelo Jesuíta Samuel Fritz e pelo Frei Carmelita Manoel de Esperança entre os índios Cambebas ou Omaguas. Em 1525, P. d’Anghlieria relatou ter visto índios mexicanos jogarem com bolas elásticas. Colombo também encontrou nativos no Haiti brincando com bolas.

A palavra borracha teve sua origem numa das primeiras aplicações úteis deste produto, dada pelos portugueses, quando foi utilizada para a fabricação de botijas, em substituição às chamadas borrachas de couro que os portugueses usavam no transporte de vinhos.

Os primeiros estudos científicos da borracha foram desenvolvidos pelo francês Charles de La Condamine, que levou amostras do produto conseguido no Peru, em 1735, para a Academia de Ciências de Paris. Ninguém lhe deu muita atenção, pois tudo o que se fabricava com essa substância tornava-se pegajoso no calor e tornava-se inflexível ou se esfarelava em baixas temperaturas. No entanto, um engenheiro francês, C. F. Fresneau, que estudara a substância na Guiana Francesa, conseguiu fazer um par de sapatos de seiva e impermeabilizar um, sobretudo.

O primeiro emprego industrial da borracha foi como apagador. Foi Magellan, descendente de célebre navegador, quem propôs este uso. Em 1770 o inglês Joseph Priesley difundiu-o. Cubos desta borracha começaram a ser vendidos em Londres em 1772 e recebeu em inglês o nome de "Índia Rubber", que significa "Raspador da Índia".

No século XIX novas formas de beneficiamento permitiram diversas aplicações tecnológicas, mas foi com a descoberta do processo de vulcanização, em 1839 pelo norte-americano Charles Goodyear, acrescentando enxofre na borracha e aquecendo a mistura, que suas propriedades mais valiosas, resistência e elasticidade, puderam ser exploradas.

3.2 - Classificação

a) Borracha sintética

A borracha sintética tem como principal características a cor preta. Este tipo de borracha possui boa resistência a solventes e a abrasão, mas possuí o inconveniente de escurecer a tinta, principalmente as tintas transparentes claras, pois com o atrito na matriz, ela solta pó de borracha com coloração escura.

b) Borracha nitrílica

A borracha nitrílica tem a coloração cinza chumbo, não escurece a tinta tanto quanto a sintética, e é mais resistente aos solventes e a abrasão.

c) Borracha de poliuretano

A borracha de poliuretano está à disposição em diferentes colorações, este tipo de borracha possui alta resistência a abrasão e isso significa longa durabilidade, permitindo que o perfil não se altere em longas jornadas de trabalho, além de ser extremamente resistente a solventes, em grande maioria, é o material utilizado para os rodos, o único inconveniente da borracha de poliuretano é que ela gera carga.

3.3 - Processos de obtenção e beneficiamento

"Processo de obtenção de borracha condutiva, sua composição e seu uso, como sensor para detecção e classificação de veículos automotores, através da contagem do número de eixos". A presente invenção refere-se ao processo de obtenção de uma composição de borracha vulcanizada com alto grau de condutibilidade ao longo de todos os seus pontos, sua composição e seu uso na confecção de um perfil sensor de borracha, normalmente isolante, com um dos pólos de contato do sensor, destinado a detectar e classificar veículos automotores que trafegam por uma praça de pedágio em rodovias e/ou pontes.

“Borracha granulada ou em pó com larga faixa de absorção de petróleo, seus derivados e outros solventes”, aproveitando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com