TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem do rolamento

Relatório de pesquisa: A origem do rolamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  1.317 Visualizações

Página 1 de 9

1- A ORIGEM DO ROLAMENTO

A história do rolamento está completamente ligada à história da roda.

Antigamente o rolamento não era uma peça independente como conhecemos hoje em dia, e sim fazia parte do eixo e da roda.

Como podemos observar nas fotos abaixo, o eixo e a roda estão ligados diretamente. Isso causava muitos problemas, como o excessivo desgaste das peças. Mas isso não era o suficiente, pois ainda assim muita força aplicada era “perdida”, o desgaste continuava excessivo e cada vez que havia esse desgaste, era preciso trocar o eixo e a roda.

Para minimizar esses problemas, foi criado o rolamento como peça independente, e assim, quando ocorria algum problema só era preciso a troca de uma peça: o rolamento.

Abaixo nós podemos observar como Leonardo da Vinci estava à frente de sua época em uma de suas idéias brilhantes, datada de mais ou menos 1500, um rolamento.

E na figura, temos um rolamento datado de 1780 (a 231 anos), com 40 bolas de ferro e um diâmetro externo de 860 mm.

Rolamento é um dispositivo que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. Serve para substituir a fricção de deslizamento entre as superfícies do eixo e do mancal por uma fricção de roladura. Compreendem os chamados corpos rolantes, como bolas, rodízios, etc., os anéis que constituem os trilhos de roladura e a caixa interposta entre os anéis. Todos estes elementos são de aço combinado com crómio e as suas dimensões estão submetidas a um sistema de normalização.

2- DIFERENÇAS ENTRE ROLAMENTOS

Temos diversos tipos de rolamentos, tais como: de esfera, roletes (rolos) e de agulhas. Estes rolamentos variam de abertos, ou seja, não retendo totalmente a graxa lubrificante, vedados através de retentores metálico, plástico ou borracha e os rolamentos selados, que por sua vez possuem maior retenção de graxas, aumentando de forma progressiva a vida útil dos mesmos, além de proporcionar melhor nível de ruído, que nos dias atuais fazem muita diferença para o usuário final. Os custos de tais rolamentos também variam na medida em que são mais qualificados.

TIPOS DE ROLAMENTOS

• ROLAMENTOS DE ESFERA

- Uma ou 2 carreiras de esferas;

- De contato angular;

- Oscilante com uma ou duas carreiras de esferas;

- Autocompensadores com uma ou duas carreiras de esferas;

- Axiais.

• ROLAMENTOS DE ROLOS CILINDRICOS

- Com uma ou duas carreiras de rolos;

- Roletes cônicos;

- Oscilante com uma ou duas carreiras de rolos;

- Autocompensadores com uma ou duas carreiras de rolos;

- Axiais.

• ROLAMENTOS DE AGULHAS

- Coroas de agulhas;

- Tampas com agulhas;

- Com uma ou duas carreiras de agulhas.

3- CARACTERISTICAS DE CADA ROLAMENTO

Os rolamentos foram criados a partir da necessidade de diminuir a perda de energia causada por atrito. A partir dai surgiram vários tipos de rolamentos cada um com sua finalidade vejam os exemplos a seguir:

Esferas:

Para rotações mais elevadas com cargas leves à médias (bicicletas,motores elétricos, automóveis, etc.). Podem ser de uma ou duas carreiras de esferas (para cargas mais elevadas). Podem possuir placas de proteção/vedação, que não necessita de lubrificação. Pode ainda ter contato angular das esferas, para suportar certa carga axial (usado, por exemplo, em furadeiras). E pode ainda ser autocompensador, que pode suportar um pequeno deslocamento angular do eixo, como resultado da flexão do mesmo.

Rolos:

Cilindros, rolos cônicos ou barriletes para maior carga e menor velocidade (caminhões, etc.). Os rolos podem ter formato de barriletes, sendo utilizado como rolamento autocompensador, suportando deslocamentos angulares em ambas as direções. Podem possuir mais de uma carreira, sendo sua aplicação em máquinas pesadas e laminadores. No caso de utilização de rolos cônicos, a aplicação se dá para cargas radiais e axiais ao mesmo tempo.

Agulhas:

Indicados para carga não constante e espaço radial limitado. Pode ser usado sem os dois anéis, já que está fixo em uma “gaiola” ou em ‘copos’ dependendo da necessidade.

Rolamento fixo de uma carreira de esferas

É o mais comum dos rolamentos. Suporta cargas radiais e pequenas cargas axiais e é apropriado para rotações mais elevadas. Sua capacidade de ajustagem angular é limitada. É necessário um perfeito alinhamento entre o eixo e os furos da caixa.

Rolamento de contato angular de uma carreira de esferas

Admite cargas axiais somente em um sentido e deve sempre ser montado contra outro rolamento que possa receber a carga axial no sentido contrário.

Rolamento autocompensador de esferas

É um rolamento de duas carreiras de esferas com pista esférica no anel externo, o que lhe confere a propriedade de ajustagem angular, ou seja, de compensar possíveis desalinhamentos ou flexões do eixo.

Rolamento de rolo cilíndrico

É apropriado para cargas radiais elevadas. Seus componentes são separáveis, o que facilita a montagem e desmontagem.

Rolamento autocompensador de uma carreira de rolos

Seu emprego é particularmente indicado para construções em que se exige uma grande capacidade para suportar carga radial e a compensação de falhas de alinhamento.

Rolamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com