TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM01306 - MODELOS DE ADMINISTRAÇAO (ON.0) - 201421.00054

Monografias: ADM01306 - MODELOS DE ADMINISTRAÇAO (ON.0) - 201421.00054. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado como avaliação parcial de rendimento escolar da disciplina de Comportamento Organizacional – 1º Semestre Noturno - da Faculdade Anhanguera – Santa Terezinha ministrada pelo Professor Marco.

TAGUATINGA-DF \ 2010

1. Introdução

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. A antiga idéia de que o lucro vem em primeiro, deixando de lado os funcionários já não é bem aceita no meio. Hoje, se vê a importância que o individuo possui na organização e que sua atuação e satisfação faz sim toda diferença.

O reconhecimento da importância do desenvolvimento das habilidades interpessoais dos executivos está intimamente relacionada com a necessidade das organizações em conseguirem funcionários com alto desempenho. Isto se torna particularmente crucial em um mercado bastante disputado.

Existe cada vez mais concordância de opiniões sobre os componentes ou tópicos que constituem a área de estudos do comportamento organizacional. Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, é consenso comportamento organizacional inclui tópicos básicos de motivação, liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse.

2. O Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

O Comportamento Organizacional definido nesses termos tem suas origens no final de 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais. Atualmente, encontra-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o comportamento microorganizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento mesoorganizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macroorganizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência política.

As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.

O estudo de Comportamento Organizacional compreende ainda três determinantes nas organizações: indivíduos, grupos e estruturas, aplicando os conhecimentos obtidos sobre o comportamento para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Atuamente, o espírito de Liderança é muito valorizado, tanto no âmbito profissional como no pessoal, ser Líder não é ser o "chefe" ou o "gerente", é muito diferente disto. Os Líderes autênticos são pessoas que já absorveram a verdade fundamental da existência: que não é possível fugir das contradições inerentes à vida. A mente de Liderança é ampla. Ela tem espaço para as ambigüidades do mundo, para sentimentos conflitantes e idéias contraditórias

O comportamento de Liderança envolve funções como planejar, dar informações, avaliar, arbitrar, controlar, recompensar, estimular, punir etc., deve ajudar o grupo a satisfazer suas necessidades.

Deve-se tirar o máximo proveito das características positivas de cada funcionário, levando em conta sua personalidade, emoções e motivações, o papel da liderança e a cultura organizacional, entre outros fatores, evitando-se assim conflitos que podem minar as equipes de trabalho e, no longo prazo, até mesmo a empresa.

...

Baixar como  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »