TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MÁTERIAIS E MÉTODOS

Por:   •  10/9/2017  •  Seminário  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O Forjamento é um processo de conformação mecânica que deforma o material por martelamento ou prensagem. É usado para a fabricação de produtos acabados ou semiacabados de alta resistência mecânica.

Embora também existam os processos de forjamento à frio, o principal processo continua sendo à quente.

MÁTERIAIS E MÉTODOS

Hoje em dia o forjamento é feito através de equipamento pela aplicação individualmente e intermitente de pressão pelos martelos de forja e pela prensagem. O forjamento por martelamento pode ser feito com aplicação de golpes rápidos e sucessivos no metal, a pressão máxima ocorre quando o martelo bate no metal, decrescendo rapidamente de intensidade à medida que a energia do golpe é absorvida na deformação do material. O martelamento produz deformação principalmente nas camadas superficiais das peças. Pontas de eixo, bicos de turbina e virabrequins são alguns materiais forjados e conformados por martelamento.

 [pic 1]

(Prensa)                                                      (Martelamento)

Os martelos de forja aplicam uma força repetitiva sobre um material através de uma massa de 200 a 3000 KG, que caem livremente ou são impulsionados de 1 a 3,5 metros.

 Na prensagem, o material fica sujeito à força de compressão em baixa velocidade e a pressão máxima é atingida pouco antes da carga ser retirada. A força é aplicada gradativamente para que as camadas mais profundas da estrutura do material possam ser atingidas, tornando a deformação mais regular do que no martelamento.

No forjamento por prensagem as prensas mecânicas de curso limitado são acionadas por eixos excêntricos que podem aplicar cargas entre 100 e 8000 toneladas, já as prensas hidráulicas podem ter grandes cursos e podem ser acionadas por pistões hidráulicos, sua capacidade de aplicação de cargas fica entre 300 e 50.000 toneladas e são bem mais caras.

[pic 2]

    (Prensa)                                                                       (Martelo)

As operações de forjamento são realizadas à quente em temperaturas superiores à de recristalização do material, as peças devem ser aquecidas uniformemente a temperaturas adequadas. O material pode ser aquecido em fornos de câmara, fornos de atmosfera controlada ou por indução..

Toda operação de forjamento precisa de uma matriz que fornece o formato final da peça, elas são submetidas a altas tensões de compressão, alta solicitações térmicas e choques mecânicos. Por essas complicadas condições de trabalho as matrizes são feitas de blocos de aços liga que foram forjados e tratados termicamente. E quando as solicitações são maiores, elas são fabricadas com o metal duro.

[pic 3]

O forjamento pode ser feito em matrizes abertas ou em matrizes fechadas. No forjamento de matrizes abertas ou forjamento livre, as matrizes têm formato simples. Primeiro vem o corte do metal em barra (corte do blank), depois de cortado, o metal é aquecido no forno e então recebe o forjamento propriamente dito. No final, a peça é resfriada e rebarbada. O forjamento livre é recomendado para produção de pequenos números de peças, mas que tenham um tamanho grande como, eixos de navios, turbinas, virabrequins e anéis de grande porte.

[pic 4]

No forjamento em matrizes fechadas, o material recebe o formato da cavidade esculpida na matriz, e por isso existe uma forte restrição ao escoamento do material pelas laterais. Essa matriz terá duas metades, a metade de baixo fica presa a bigorna e nela é posta o material aquecido, a outra metade fica presa no martelo ou na parte superior da prensa que cai sobre a metade inferior e faz o material escoar e preencher a cavidade da matriz.

[pic 5]

A peça final acabada geralmente não é conformada em um só golpe, pois tanto o comprimento quanto a extensão por onde o material vai escoar são pequenos. Para a confecção de uma única peça, são necessárias várias matrizes com cavidades correspondentes aos formatos intermediários que o produto vai adquirindo durante o processo de fabricação. A matriz apresenta uma cavidade extra em sua periferia para conter o excesso de material e garantir o seu preenchimento durante o forjamento. Esse excesso é retirado da peça logo depois por corte (Um dos problemas do forjamento por matriz fechada).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (223.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com