TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Analise E Desenvolvimento De Sistemas

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Analise E Desenvolvimento De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 12

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Sistemas e Informação

1ª. Série Análise Estruturada de Sistemas

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução. A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA: Marcelo Ramillo Faculdade Anhanguera de Limeira

Sistemas e Informação - 1ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 2 de 10

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar soluções usando a tecnologia de computação em organizações privadas e públicas, aplicando metodologias para análise e desenvolvimento de projetos de sistemas.  Levantar dados, e empreender uma abordagem sistêmica no trato dos problemas de distribuição da informação.  Utilizar princípios e ferramentas que otimizem o processo de desenvolvimento e implementação de um projeto e lhe confiram um alto grau de qualidade.  Abstrair, representar, organizar e viabilizar soluções de software para diferentes domínios de aplicação.

Produção Acadêmica  Relatório 1 - Analise Inicial.  Relatório 2 - Estudo de viabilidade Sistema de Vendas.  Relatório 3 - Analise de Requisitos.  Relatório 4 - Relatório Final Analise Estruturada de Sistemas.  Diagrama 1 - Diagrama de Contexto do Sistema.  Diagrama 2 - Diagrama de Fluxo de Dados do Sistema.  Dicionário de Dados do Sistema.

Participação Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:  organizar-se, previamente, em equipes conforme orientação do professor;  entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e  observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:  em papel branco, formato A4;  com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;  fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;  espaçamento de 1,5 entre linhas;  se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;  com capa, contendo:

1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Sistemas e Informação - 1ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 3 de 10

 nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;  título da atividade;  nome do professor da disciplina;  cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

DESAFIO

Determinada Incorporadora comercializa terrenos em certa cidade, sua força de venda esta concentrada em corretores cadastrados a Imobiliárias credenciadas diretamente a Incorporadora. Ultimamente com a demanda de compra de terrenos aumentando, houve um investimento para ofertar novas unidades. Com o aumento das vendas surgiu a necessidade de obter um sistema que controle o estoque para que determinado terreno não seja vendido para mais de um comprador. Pense que todo dia a Incorporadora envia uma lista atualizada com os terrenos disponíveis para as imobiliárias que reciprocamente repassa a seus corretores, no decorrer do dia esta listagem não foi atualizada. O que ocorre é que em certos casos os corretores estão vendendo um mesmo terreno para compradores diferentes gerando grande descontentamento aos clientes. Para resolver este problema existe a possibilidade de ser criado um sistema via web com sua infraestrutura instalada na Incorporadora para que os corretores tenham acesso em tempo real ao sistema de vendas para checar se o terreno esta disponível ou não. Estando disponível ele poderá registrar que esta unidade esta reservada e aguardando a finalização da compra. Para isto, o corretor deverá realizar o preenchimento do cadastro do comprador. É importante criar algumas regras com campos obrigatórios para este cadastro. Deverá ser criada uma forma de envio por e-mail ou impressão de uma notificação que este terreno esta em processo de compra para o cliente. Outra regra é que não havendo a finalização da compra em sete dias o terreno automaticamente ficará com o status disponível no sistema e poderá ser novamente reservado. As conexões para acesso ao sistema web deverá ser de inteira responsabilidade das imobiliárias, podendo ser através de modem 3g ou outra tecnologia que julgar melhor.

Objetivo do Desafio

Modelar um Sistema de Informação e realizar atividades para adquirir, reunir e ampliar conhecimentos dos conceitos fundamentais sobre análise estruturada de sistemas aplicando suas técnicas e ferramentas.

Sistemas e Informação - 1ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com