TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Conceito de Derivada e Regras de Derivação

Seminário: ATPS: Conceito de Derivada e Regras de Derivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Seminário  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema: Conceito de Derivada e Regras de Derivação.

Essa atividade é importante para poder verificar a aplicação da derivada inserida em conceitos básicos da física. A noção intuitiva de movimento, velocidade, aceleração é algo intrínseco a todos, já que é algo natural. No entanto, quando visto sob um olhar crítico. Científico, pode se observar as leis da física, em que as operações matemáticas e regras de derivação básica está intimamente ligada a essas leis.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Pesquisar o conceito de velocidade instantânea a partir do limite, com ∆t->0.

Comparar a fórmula aplicada na física com a fórmula usada em cálculo e explicar o significado da função v (velocidade instantânea), a partir da função s (espaço), utilizando o conceito da derivada que você aprendeu em cálculo, mostrando que a função velocidade é a derivada da função espaço. Dar um exemplo, mostrando a função velocidade como derivada da função do espaço,

Utilizando no seu exemplo a aceleração como sendo a somatória do último algarismo que compõe o RA dos alunos integrantes do grupo.

Passo 1

Velocidade instantânea

A velocidade instantânea é portanto definida como o limite da relação entre o espaço percorrido em um intervalo de tempo, onde este último tende a zero. Quando se considera um intervalo de tempo que não tende a 0, a velocidade é considerada média. A velocidade instantânea pode ser entendida como a velocidade de um corpo no exato instante escolhido. No movimento retilíneo uniforme, a velocidade instantânea coincide com a média em todos os instantes

As equações utilizadas tanto em física como em calculo seguem a mesma lógica, sendo que em física utilizamos a derivada para descrever a posição da partícula dado sua posição em relação ao seu tempo expressada por dx (t) dt t=t0 em que dx e a conotação da função posição ou espaço e t a conotação da função tempo.

A somatoria do último número dos RA’s dos alunos do grupo = 16 1+6 = 7

x = 7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com