TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ETAPA 02

Trabalho Escolar: ATPS ETAPA 02. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS PCP ETAPA 02

A eficiência ocorre quando utilizamos adequadamente os recursos disponíveis, esta atrelada aos métodos, normas e procedimentos.

Eficácia é quando alcançamos os objetivos almejados pela empresa.

O PCP trata do aumento da eficiência e da eficácia no processo produtivo da empresa. É uma dupla finalidade: atuar sobre os meios de produção com o propósito de aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados a fim de aumentar a eficácia.

Planejamento: É uma ferramenta administrativa, com ele é possível avaliar os resultados, traçar objetivos, escolher um caminho a ser seguido. É necessário para que a empresa foque no futuro e determine o que será usado e como será usado.

Controle: É a ferramenta administrativa utilizada para verificar se as atividades propostas foram cumpridas conforme o planejado.

O planejamento vem num primeiro momento para organizar o que será feito e como será feito, e o controle vem logo em seguida para verificar se o que foi proposto esta sendo feito e como esta sendo feito.

O PCP planeja e programa a produção e as operações da empresa, também é utilizado para controlar adequadamente com isso tirar melhor proveito em termo de eficácia e eficiência.

A finalidade do PCP é aumentar a eficiência e a eficácia no processo produtivo da empresa, a função do PCP é planejar e controlar o desempenho da produção.

As inter-relações entre o PCP e as áreas da empresa:

Recursos Humanos – O PCP programa a atividade da mão-de-obra, estabelecendo a quantidade de pessoas que devem trabalhar no processo de produção. O recrutamento, a seleção e o treinamento do pessoal são atividades estabelecidas em função do PCP.

Produção - O PCP planeja e controla a atividade da área de produção, o que significa que essa área funciona de acordo com o que é planejado e programado pelo PCP.

Vendas – O PCP se baseia na previsão de vendas fornecida pela área de vendas para elaborar o plano de produção da empresa e planejar a quantidade de produtos acabados necessárias para suprir as entregas aos clientes. À medida que a previsão de vendas sofre alterações em função do comportamento do mercado, o PCP altera também o plano de produção e os seus desdobramentos.

Engenharia Industrial – o PCP programa o funcionamento de máquinas e equipamentos e baseia-se em boletins de operações (BO) fornecidos pela engenharia industrial. Por sua vez, a engenharia industrial programa a paralisação de máquinas e equipamentos para manutenção e reparos.

Financeiro – O PCP se baseia nos cálculos financeiros fornecidos pela área financeira para estabelecer os níveis de estoque de matérias primas e de produtos acabados, além dos lotes econômicos de produção.

Suprimentos e Compras – o PCP programa materiais e matérias-primas que devem ser obtidos no mercado fornecedor pelo órgão de compras e estocados pelo órgão de suprimentos. Assim a área de suprimentos e compras funciona com base naquilo que é planejado pelo PCP.

O princípio é o ponto inicial de algo que se tem como objetivo, como ação e que deve ser tomado como uma “regra” para que possa ter condições de se alcançar os objetivos traçados.

O princípio da definição do objetivo e princípio da flexibilidade do planejamento de produção.

O planejamento de produção tem alguns princípios, são eles objetivo, definição dos padrões, exceção e ação.

O objetivo deve ser definido de forma clara e concisa, para que o planejamento seja adequado, porque este feito em função do objetivo que se pretende atingir.

O planejamento precisa ser flexível e elástico a fim de poder se adaptar a situações imprevistas. Em outras palavras, como o planejamento se refere ao futuro, a sua execução deve permitir certa flexibilidade e adaptação a situações que podem sofrer alterações imprevistas.

O controle deve contribuir para o alcance dos objetivos por meio da indicação dos erros ou das falhas, em tempo hábil para permitir ação corretiva oportuna.

O objetivo do princípio da definição dos padrões de controle deve basear – se em padrões bem definidos. Geralmente, os padrões são definidos no planejamento, ou seja, antes da execução dos trabalhos, e devem claramente servir de critério para futuro desempenho.

O princípio da exceção é um princípio de controle que foi formulado originalmente por Taylor, um dos precursores da moderna administração. Taylor considerava que a atenção do administrador não deve se espalhar demais sobre as coisas que andam bem. Ao contrário, o administrador precisa estar atento ás coisas que andam mal, ou seja, as execuções. Diz esses princípios que o controle deve se concentrar exclusivamente sobre as situações excepcionais, isto é, sobre os desvios mais importantes, e não sobre as coisas normais.

O princípio da ação é o controle que só se justifica quando proporciona ação corretiva sobre os desvios ou falhas apontadas, isso significa que nada adianta um controle que não indique providencia a tomar ou falhas a resolver. Se o controle não conduz a nada, então é melhor eliminá-lo.

Temos os sistemas de produção são eles: sob encomenda, em lotes e produção continua, e os sistemas do PCP almoxarifado de matéria prima, subsistema de produção e depósito de produtos acabados.

As características do PCP em produção unitária é utilizado por empresas que tem como objetivo produzir uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez. Essa quantidade limitada é denominada lote de produção. Cada lote de produção exige um PCP especifico.

Já a produção sob encomenda é utilizado por empresa que apenas produz após ter efetuado um contrato ou pedido de venda de seus produtos. É a encomenda ou pedido efetuado que vai definir como a produção deverá ser planejada e controlada. O PCP somente vai funcionar após o recebimento da encomenda ou o do pedido feito pelo cliente.

A produção contínua é também chamada de produção em série ou em linha. É o sistema utilizado por empresas que produzem um produto em ritmo acelerado, durante longo tempo e sem nenhuma interrupção ou mudança. A produção na taxa de tempo exigida é maior que o número de operação detalhada para a sua produção em seqüência linear ou série, para que o material de produção se movimente de uma máquina para a outra continuamente e para que, quando completado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com