TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ETAPA 1 DE GESTÃO AMBIENTAL

Artigos Científicos: ATPS ETAPA 1 DE GESTÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................................................3

RELATÓRIO SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA...............................................4

CARTA A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE............................6

CONCLUSÃO.................................................................................................................7

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................................................8

Introdução

Com esta ATPS se pode notar que a poluição atmosférica é um dos maiores desafios para a gestão das cidades, devido justamente aos diversos fatores de ordem natural, social e econômica envolvidos. Fica bem evidente que qualquer proposta de solução deve passar pela reformulação do espaço urbano, caracterizado por usos diferenciados, reproduzindo a própria estrutura desigual da sociedade capitalista.

Somente será possível uma melhoria na qualidade ambiental das áreas urbanas a partir do momento em que se alterem os paradigmas que norteiam os modelos de desenvolvimento que transformam os setores produtivos da sociedade em agressores vorazes do meio. A qualidade do ar fornece apenas alguns sintomas que, somados a outros problemas, como a subnutrição, provocam um efeito sinergético que acaba por retratar as condições de vida de largas parcelas da população vivendo em situação precária.

RELATÓRIO SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFERICA

A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenómeno, são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em fábricas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.

A poluição atmosférica ocasiona nos seres humanos várias doenças, principalmente no aparelho respiratório, como a bronquite, asma e até o cancro pulmonar. Ocorre então, um aumento da mortalidade infantil e dos idosos. O monóxido de carbono, lançado pelos escapes dos carros, se inalado em grande quantidade, pode levar a graves doenças respiratórias e até à morte.

Mais uma consequência dessa poluição é o efeito estufa, causado pela subida dos valores, na atmosfera, de determinados gases, principalmente o monóxido e o dióxido de carbono, lançados pelos escapes dos automóveis. Muitos destes gases têm o poder de armazenar calor, fazendo com que a Terra funcione como uma estufa, não deixando o calor que o sol emite dela escapar. Existem dezenas de gases chamados gases de estufa - dióxido de carbono, monóxido de carbono, metano, óxidos de azoto, óxidos de enxofre e até mesmo os gases CFC’s. O dióxido de carbono (CO2) é considerado o maior vilão, respondendo por 55 % do problema.

A superfície da Terra é aquecida pelos raios infravermelhos do sol. Cerca de 30 % dessa radiação é refletida e retorna ao espaço em condições normais. Mas quando o os gases de estufa estão em grande quantidade na atmosfera, essa saída dos infravermelhos é dificultada, o que provoca um grande aumento de temperatura, caracterizando o efeito estufa.

Esse fenómeno, ocorre nas grandes cidades, pois a queima de combustíveis fósseis pelos veículos motorizados, lança os gases de estufa em grande quantidade. Nos Estados Unidos por exemplo, se numa família com 5 pessoas, todas combinarem de ir para um mesmo lugar e se todas as 5 tiverem carro, é provável que cada uma vá com o seu. Esse acto irracional de individualismo, não contribui em nada para a saúde do planeta e de seus habitantes. Se os maiores poluidores são os Estados Unidos, não são só os seus habitantes que sofrerão os efeitos dessa poluição, pois esta afecta a saúde de todo o planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com