TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Etapa 3 E 4

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Etapa 3 E 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  2.557 Palavras (11 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 11

3.0 Topologias e Padrões de Redes de Computadores

3.1 Conceito de Topologia de Redes

Estrela: Em uma topologia estrela, cada dispositivo tem um link ponto a ponto dedicado ligado apenas com o controlador central, em geral denominado hub. Os dispositivos não são ligados diretamente entre si. Diferentemente de uma topologia de malha, uma topologia estrela não permite tráfego direto entre os dispositivos. O controlador atua como uma central telefônica: se um dispositivo quiser enviar dados para outro dispositivo, ele deve enviar os dados ao controlador que, então, os retransmite ao outro dispositivo conectado.

Figura 1: Imagem ilustrativa de uma rede do tipo estrela.

Barramento: Uma topologia barramento é multiponto. Um longo cabo interliga todos os dispositivos da rede, esse cabo pode ser transceptor (uma conexão que vai de um dispositivo ao cabo principal) e transreceptores-vampiros (é um conector que se une ao cabo principal, ou um contato através de uma perfuração, para chegar ao núcleo metálico). As vantagens oferecidas por uma topologia barramento são: facilidade na instalação, quantidade pequena de cabos.

Suas desvantagens são: dificuldade de reconfiguração e o isolamento de falhas, difícil acréscimo de novos dispositivos, a inclusão de sinais nos transceptores-vampiros pode prejudicar a qualidade do sinal, entre outras.

Figura 2: Imagem ilustrativa de uma rede do tipo barramento.

Anel: Em uma topologia anel cada dispositivo possui uma conexão ponto a ponto com os dois dispositivos conectados de cada lado, cada dispositivo possui um repetidor, ou seja, quando um dispositivo recebe um sinal destinado a outro dispositivo, ele lê os bits e os passa adiante. As vantagens oferecidas por uma topologia anel são: fácil instalação e reconfiguração, acréscimo e eliminação de dispositivos de maneira fácil, facilidade em encontrar e localizar falhas, entre outros.

Sua principal desvantagem é o tráfego unidirecional, uma interrupção no anel pode derrubar toda a rede.

Figura 3: Imagem ilustrativa de uma rede do tipo anel.

3.2 Hardware de Redes

Repetidor: Os repetidores são um meio de contornar isso. Esses dispositivos repetem o sinal de transmissão, permitindo que sua rede se estenda muito mais do que normalmente poderia. Eles não são exatamente dispositivos de interconectividade, mas sim dispositivos para estender um pouco mais uma rede existente. O cabo ficou curto? Pode usar ele.

Hub: São dispositivos usados para conectar os equipamentos que compõem uma LAN. Com o Hub as conexões da rede são concentradas (daí um outro nome para Hub que é Concentrador), ficando cada equipamento em um próprio segmento.

Switch: É um componente utilizado para conectar segmentos de redes locais. Ele envia pacotes para a porta de saída apropriada, e deve permitir que estações em segmentos separados transmitam simultaneamente, já que comuta pacotes utilizando caminhos dedicados. Colisões não ocorrerão, porém poderá ser experimentada a contenção de dois ou mais quadros que necessitem do mesmo caminho ao mesmo tempo, que são transmitidos posteriormente graças aos buffers de entrada e saída das portas.

Roteador: Os Roteadores interligam redes situadas a longas distâncias, e oferecem proteção relativa a erros associados aos níveis superiores do protocolo, como aqueles relacionados à falhas elétricas e relativas aos dados. Os Roteadores também são úteis para controlar a velocidade de transmissão dos pacotes, porque as redes possuem diferentes capacidades de transmissão e recepção, o que pode causar embaraço na rede.

Patch-Panel: São utilizados para organizar o cabeamento de uma rede, nele você terá a identificação de cada ponto de rede do local, e de cada porta do patch-panel você tem um patch-cord ligando o ponto de rede ao seu Switch, deixando o manuseio físico muito melhor.

3.3 Padrões de Rede

IEEE802.3u : Ano : 1995. 100BASE-TX , 100BASE- T4, 100BASE- FX Ethernet rápida com 100 Mbit / s (12,5 MB / s) com Negociação Automática . Utilizado nas Instalações de Redes LAN.

IEEE802.3z : Ano : 1998. 1000BASE- X Gbit / s Ethernet usando fibra óptica de 1 Gbit / s ( 125 MB / s) . Utilizado nas Instalações de Redes com fibra óptica.

IEEE802.11b: Ano: 1999. Tem uma taxa máxima de dados crus de 11 Mbit / s, e usa o mesmo método de acesso ao meio CSMA / CA definido na norma original. Devido ao CSMA / CA sobrecarga de protocolo, na prática, a taxa de transferência máxima 802.11b que um aplicativo pode alcançar é de cerca de 5,9 Mbit / s usando TCP e 7.1 Mbit / s usando UDP. É uma alteração ao caderno de especificações de rede sem fio IEEE 802.11, que se estende de transferência até 11 Mbit / s usando a mesma banda de 2.4GHz. Esta especificação é comercializada como Wi- Fi e tem sido implementado em todo o mundo. A alteração relacionada foi incorporada ao padrão IEEE 802.11-2007. Utilizado em redes Wireless 2.4Ghz, residencial, escritórios e comércios.

IEEE802.11g: Ano: 2003. É uma emenda à especificação IEEE 802.11 que se estendeu de transferência de até 54 Mbit / s usando a mesma banda de 2,4 GHz como 802.11b. Esta especificação sob o nome de Wi- Fi de marketing tem sido implementado em todo o mundo. O protocolo 802.11g é agora Cláusula 19 da publicação IEEE 802.11-2007 padrão, e na Cláusula 19 da publicação IEEE 802,11-2012 padrão. 802.11 é um conjunto de padrões IEEE que regem os métodos de transmissão de rede sem fio. Eles são comumente usados hoje em suas versões 802.11a, 802.11b, 802.11g, 802.11ne 802.11ac para fornecer conectividade sem fio em casa, no escritório e alguns estabelecimentos comerciais.

IEEE802.11n: Ano: 2009. É um padrão de rede sem fio que usa múltiplas antenas para aumentar as taxas de dados. É uma emenda ao padrão de rede IEEE 802.11-2007 wireless. Sua finalidade é melhorar a rede de transferência sobre os dois anteriores padrões 802.11a e 802.11g, com um aumento significativo na taxa de dados líquida máxima de 54 Mbit / s para 600 Mbit / s (um pouco maior taxa de bits bruto, incluindo, por exemplo, de erros códigos de correção , e um pouco mais baixa taxa de transferência máxima ), com a utilização de quatro fluxos espaciais em uma largura de canal de 40 MHz . [1] [2] 802.11n apoio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com