TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MECANICA APLICADA

Artigos Científicos: ATPS MECANICA APLICADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS MECANICA APLICADA

5º SERIE ENGENHARIA MECANICA

Desafio:

Aperfeiçoamento e capacitação de um setor de funcionários de uma empresa que produz engrenagens.Dentro de suas atribuições de engenheiros ,vocês deverão explanar em detalhes o funcionamento das engrenagens utilizadas nas transmissões de veículos automotores produzidos por essa empresa utilizando peças ,ilustrações ou até mesmo réplicas e maquetes e seminário didático que possam veicular o conhecimento direcional aos funcionários sobre o assunto.

Objetivo do desafio:

Explanar,num seminário,sobre o funcionamento das transmissões de movimentos circulares nos veículos automotores,conduzir conceitos sobre o tema,e dinamizar a compreensão sobre as aplicações e aos diversos tipos de transmissões existentes.

ETAPA 1

Compreender sobre os aspectos da cinemática circular aplicada,principalmente das engrenagens de veículos automotores.

PASSO 1

Pesquisar sobre diversos tipos de engrenagem utilizadas .Reunir fotos ,imagens e esquemas que expliquem a funcionalidade de cada espécie de engrenagem.

As engrenagens são máquinas simples voltadas para a redução ou para o aumento da velocidade angular da rotação, de um determinado dispositivo, ou alterar sua direção.

Esse movimento é gerado através de rodas com “dentes” que giram

precionando os dentes das outras rodas gerando esse fenômeno. Ou seja, as

engrenagens operam de maneira que os dentes de uma se encaixam com a outra.

As engrenagens não só apresentam tamanhos variados, mas também se diferenciam em formato e tipo de transmissão de movimento. Dessa forma, podemos classificar as engrenagens empregadas normalmente dentro dos seguintes tipos:

1º Engrenagem Cônica: É empregada quando as árvores se cruzam; o ângulo de intersecção é geralmente 90°,é usada para mudar a rotação e a direção da força.

2° Engrenagem Reta: Os dentes são dispostos paralelamente entre si em relação ao eixo, É usada em transmissão que requer mudança de posição das engrenagem em serviço, pois é fácil de engatar

3º Engrenagem Helicoidais: Os dentes são dispostos transversalmente em forma de

hélice em relação ao eixo. É usada em transmissão fixa de rotações elevadas, por ser silenciosa devido a seus dentes estarem em componente axial de força que deve ser compensada por mancal ou rolamento.

4º Engrenagem Cremalheira: É uma barra de dentes destinada a engrenagens. Assim pode se transformar um movimento de rotação em movimento retilineo ou vice-versa.

5º Parafuso sem fim: Engrenagens sem-fim são usadas quando grandes reduções de transmissão são necessárias. Esse tipo de engrenagem costuma ter reduções de 20:1, chegando até a números maiores do que 300:1. Muitas engrenagens sem-fim têm uma propriedade interessante que nenhuma outra engrenagem tem: o eixo gira a engrenagem facilmente, mas a engrenagem não consegue girar o eixo.

PASSO 2

Buscar informações sobre as relações existentes das engrenagens,tais como,freqüência,período ou fequencia angular.

Período - Se a velocidade angular for constante, cada ponto da roda descreverá um movimento circular e uniforme. Neste caso, definimos o período (T) como sendo o

intervalo de tempo necessário para que qualquer ponto da roda descreva uma volta completa.

Freqüência - Ainda no caso de velocidade angular constante, denomina-se freqüência (f) ao número de voltas completas efetuadas pelo ponto da roda, na unidade de tempo.

As medidas usuais de frequência podem ser: voltas por segundo, rotações por minuto (rpm), etc.

No Sistema Internacional, a unidade é chamada de Hertz (Hz).

PASSO 3

Listar duas marcas diferentes de carro que possam mostrar o dimensionamento e as freqüências de cada sistema transmissivo.

Modelo GM Ônix

Ficha técnica:

Motorização: 4 Cilindros em linha, Etanol - 80 CV (58,8 KW/ 78,9 HP ) @ 6400 rpm / Gasolina - 78 CV (57,4 KW/ 76,9 HP) @ 6400 rpm,taxa de compressão 12.6, dianteiro em linha transversal,8 valvulas.

Transmissão: Modelo f17-5 HR,manual de 5 velocidades a frente sincronizadas,relação de marchas: 1º 4,27, 2º 2.35, 3º 11.48, 4º 1.05, 5º 0.80 ,ré 3.31,diferencial 4.87

Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira

Direção redução: 18,3:1

Direção número de voltas

(batente a batente): 3,2

Diâmetro de giro (m): 10,43

Modelo Ford Focus

Ficha técnica:

Motorização: Dianteiro Transversal, 4 cilindro,duplo cabeçote,taxa de compressão 10,8:1, potencia 148 cv,torque 19,5 kgfm 5250 rpm,torque especifico 9,75 kgfm/litro

Transmissão: 6 velocidades, 3,39 / 2,05 / 1,43 / 1,09 / 0,87 / 0,70 Marcha atrás: 3,23, diferencial Diferencial Quaife helicoidal autoblocante mecánico, 6 planetarios, Angulo de hélice 32 graus.

Direção Cremallera con asistencia eléctrico - hidráulica (EHPAS)

PASSO 4

Esquematizar o seqüenciamento do sistema transmitivo automotivo,desde o motor,até a chegada da transmissão aos pneus,através de um fluxograma ou ilustrações.

A função principal do motor é transformar combustível em energia capaz de gerar movimento nas rodas. O coração desse sistema é uma pequena câmara de combustão chamada cilindro. Dentro de cada cilindro - carros de passeios normalmente têm quatro ou seis - estão os pistões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com