TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROG. ESTRUTURADA - ETAPAS 1 E 2

Exames: ATPS PROG. ESTRUTURADA - ETAPAS 1 E 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2012  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 4

1. Etapa 1

A aula tema: Abordagem do ambiente de apoio: sistema operacional e compilador. Esta atividade é importante para compreender os recursos disponíveis no ambiente de desenvolvimento denominado Code::Blocks.

1.1. Passo 1

A orientação para este passo consiste em acessar o site da IDECode::Blocks no endereço www.codeblocks.org, conforme pode ser visualizado na Figura a seguir, e analisá-lo para responder as questões a seguir.

Site do Code::Blocks

Os benefícios da Licença GPL v3.o para o software IDE Code::Blockssão, que é um programa de Licença Pública que permite ser usado sem qualquer restrição, pode fazer cópias do software, tem acesso ao código fonte para fazer alterações e até redistribuições, também terá o direito de redistribuir as modificações feitas. A licença GPL se baseia em 4 liberdades.

São elas:

1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.

2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para assuas necessidades. O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.

4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles.O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

A vantagem de um software Cross Platform é que poderá ser usado sem restrições em qualquer um desses sistemas operacionais.O site do Code::Blocks é de fácil entendimento, tópicos destacados e com as principais explicações e funcionalidades do software, a única dificuldade é que tem de ter um bom conhecimento de inglês.

Este site atendeu às necessidades iniciais sobre o Code::Blocks.

Os compiladores C e C++ compatíveis com o Code::Blocks são: GCC, G++/MinGW, Digital Mars C/C++, SDCC (Small Device CCompiler), Borland C++ 5.5, Watcom C, Intel C++ Compiler, GFortran, GNU, ARM, GNU GDC, entre outros. As vantagens que existem numa IDE que pode ser utilizada em vários Compiladores são que, qualquer pessoa pode ter o uso desse software e criar vários programas a partir do código fonte que traduz uma linguagem mais complexa para uma mais simples.e) Por fim, faça uma análise das vantagens de se obter esse tipo de conhecimento em complemento aos conteúdos das disciplinas de Algoritmo e Programação Estruturada. Você acredita que um desenvolvedor que domine um grande conjunto de ferramentas, ainda durante a sua graduação, possuirá um bom diferencial de mercado?R: As vantagens de ter um amplo conhecimento para complementar as disciplinas Algoritmo e Programação Estruturada, são que além de aprendermos sobre mais o assunto, com certeza será uma das principais ferramentas para desenvolvermos um bom futuro no mercado de trabalho.Um desenvolvedor que domine vários conjuntos de ferramentas, com certeza terá um ótimo desenvolvimento no mercado de trabalho e também será destacado entre os demais na empresa.

1.2. Passo 2

Este passo consiste em criar um programa simples e verificar a utilização da IDE, por exemplo: cores e realces que são apresentados automaticamente. Na Figura a seguir, é mostrada a janela do programa em execução, na qual pode ser visualizada a frase “Hello World” gerada pela instrução:

“printf(“Meu primeiro programa”);”.

Janela de Execução do Código

1.3. Passo 3

O objetivo desta etapa é investigar as opções de depuração do código fonte. A depuração mostra passo-a-passo como foi feito o processo no momento em que foi executado. A figura abaixo mostra o processo de depuração detalhadamente.

Esta figura mostra os valores das variáveis na janela “watches” antes de elas receberem um valor pré-determinado

Esta figura mostra na janela “watches”, como ficaram os valores das variáveis depois da primeira atribuição de valores

Esta figura mostra na janela “watches”, os valores das variáveis depois da modificação. As modificações se encontram nas linhas 13,14 e 15 do código-fonte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com